domingo, 2 de junho de 2013

Blogueira mobiliza população em caminhada contra maus tratos aos animais



Em pleno dia de feira livre, foi realizada pelas ruas da cidade a primeira Caminhada Contra os Maus Tratos aos Animais, em São José da Tapera, na manhã deste sábado (1) .


A cachorrinha Vivi (Mascote da Campanha) que têm apenas três patinhas após sofrer um acidente de carro e seu agressor não prestar socorro, recebeu seus “cachomigos” (Cachorros amigos) em uma tenda montada especialmente para o evento na Praça Central. Água, sombra e ração estavam disponíveis para a cachorrada que aos poucos apareciam no evento.


Vários taperenses que, em defesa dos animais levaram seus bichos, se juntaram aos amantes de animais e na companhia da blogueira Gracinha de Souza (organizadora da caminhada), percorreram as ruas da Avenida Elísio Maia em defesa da causa.


Com um microfone na mão, a blogueira chamava a atenção dos comerciantes, feirantes e taperenses que transitavam em meio à feira. Gracinha falou sobre a lei 9.605 Art. 32 que protege os animais, leu cartazes com mensagens em apoio à caminhada e colocou a população para explanar sua compaixão aos animais agredidos.


Souza falou ainda sobre a importância de haver um canil na cidade e uma parceria com o Núcleo São Francisco de Assis (NEAFA) no sentido de haver um controle de natalidade dos animais através das castrações dos cachorros e gatos de rua.


“A primeira sementinha foi plantada. Agora é regá-la para que ela cresça a cada dia. Quando eu me propus a organizar esse evento sabia das dificuldades que iria enfrentar em um país que é cultural maltratar os animais. Mas acredito que esse conceito está arcaico e que a população taperense terá uma nova visão ao referir-se aos animais de rua,“ disse a blogueira que tem como objetivo conscientizar a população a não praticar maus tratos contra os animais e fazer do evento uma corrente solidária a cada ano.


Ao ser questionada sobre a pouca quantidade de gente, a blogueira foi precisa. “Só quem tem amor e respeito pelos animais está aqui. Não adiantava esta praça está cheia de gente, uma legião de falsos moralistas só para fazer números e saírem nas redes sociais como defensores da causa animal e lá na frente praticar maus tratos aos animais. Não quero que ninguém venha por obrigação ou porque alguém é superior a eles e os mesmos estivessem os obrigando a vir. No Brasil, são poucas as pessoas que aprenderam a praticar ações voluntarias e cultivar uma boa ideologia social. Mas se fosse um encontro de paredões para eleger as chamadas popozudas do funk, tenho certeza absoluta que esta praça estaria completamente lotada. É fácil cultivar a exploração do corpo da mulher através de músicas de baixo poder cultural que são colocadas de goela a baixo por emissoras de grandes portes em uma sociedade alienada que infelizmente não utilizam a liberdade midiática para se ter uma liberdade intelectual, ” ressalva.


A caminhada contou com a presença do prefeito Jarbas Ricardo, vereador Marquinhos X, Secretário de Desporto Cultura e Lazer, Acácio, Assistente Social, Neyla Menezes, Agente de EDEMIAS, Belânio, Secretário adjunto de Defesa Social de Alagoas, Mauricio Henrique Duarte, professora Luciene Oliveira, estudante de direito, Gabriela Duarte, Eucene Tenório, esposa do vereador, Luciano Maia, Luana Crisley, estudante de jornalismo e comerciantes locais.






Fotos: AQUI!

Nenhum comentário: