quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lagoa Caiçara de São José da Tapera é tema de discussão de alunos.

Nessa ultima segunda-feira (18), os alunos do 6º ano do colégio João Paulo II fizeram uma palestra sobre a poluição do meio ambiente e principalmente sobre a Lagoa Caiçara.


De acordo com os alunos, eles foram pessoalmente a Câmara Municipal de Vereadores de São José da Tapera convidá-los e nenhum estiveram presente. Ainda segundo informações, o prefeito Jarbas Ricardo e o arquiteto João Almeida também foram convidados e não compareceram.



" A gente fez o convite a cada um deles e ninguém compareceu, ou seja, apenas a Gracinha de Souza que palestrará e alguns professores. O prefeito e o João arquiteto nos falaram que não poderiam comparecer, os vereadores, até agora nada, a gente não sabe o porque da ausência deles. Os outros alunos estão todos aqui sem resposta porque a parte do trabalho deles era onde os vereadores seriam questionados sobre os problemas e soluções e estado crítico que se encontra a Lagoa Caiçara. O que mais nos deixa chocados é que mesmo vendo que a poluição são feita através dos esgotos, alguns moradores daquela localidade acham normal e não estão nem aí. Continuam poluindo a lagoa sem remorsos,"  disse a aluna, Madyllaide.



Para a aluna Crislane Azevedo, a lagoa Caiçara é considerada por muitos como o principal cartão postal de São José da Tapera, mesmo com esse título ela não é tratada como deveria. " Isso só deixa claro a ação destruidora do homem ao meio ambiente. Projetos de revitalização já foram feitos, mas, nunca saíram do papel. A lagoa Caiçara pede socorro mesmo assim, os próprios moradores continuam sem consciência do que estão fazendo ao jogar lixo no local." " A situação fica ainda pior em tempos chuvosos, pois existem muitos esgotos que vão em direção da lagoa levando todo tipo de lixo para o seu interior. "

Os trabalhos dos alunos também eram voltados para poluição alguns pescadores que vivem basicamente da venda dos peixes tem tido alguns problemas com o seu sustento e os que conseguem comercializar o que pesca está colocando em risco a saude de muitos cidadãos. Os principais culpados somos nós, porém, nossos governantes tem a grande parte dessa culpa por não colocar em pratica o que esta no papel. Se cada um colaborasse seria melhor para nossa sociedade. Nossa cidade ficaria conhecida por varias pessoas, então surgeriam mais fontes de empregos. Poderiam ser criados em volta da Lagoa Caiçara; lanchonetes, e lojas com roupas de banho, e mais pousadas onde visitantes poderiam se hospedar, dessa maneira, nossa cidade ficaria mais desenvolvida e conhecida. Diz a aluna Crislane Azevedo.



A palestrante Gracinha de Souza falou criticou a falta de respeito das autoridades que não compareceram alegando compromissos justamente no dia da palestra.

" Todos nós tenhamos compromisso, alguns até inadiáveis, porém, o que vale é a consideração. Quando não se pode estar nos eventos temos no minimo a decência em comunicar ou mandarmos um representante a altura para falar sobre os temas abordados. Ver a cara de desapontamento de vocês me parte o coração porque já fui estudante na idade de vocês e sei como ficamos satisfeito quando o convidado vem nos prestigiar. Mas, vamos falar sobre o meio ambiente que ganhamos mais." criticou.

 "No meu ponte de vista a preservação ambiental está na educação que temos desde a infância e claro, começa em nosso própria casa. Para se ter uma noção, desde cedo eu tive a preocupação de passar para os meus filhos a importância da preservação do meio ambiente. E falava abertamente com eles que não podia jogar lixo nas ruas, queimar plantações, poluir o ar com gases tóxicos, etc. Lembro-me de um dia quando a minha filha Gabriela com seus 4 anos de idade chorou muito ao presenciar uma queimada de cana de açúcar em uma determinada Usina de São Miguel dos Campos.  

Gracinha disse que com o seu filho Bruno Henrique, aproximadamente a mesma idade que sua filha, certo dia chegou em casa com os bolsos da sua bermuda cheios de papeis de balas, e quando ela perguntou sobre o por que, foi então que ele disse: "mainha você não disse que não podia jogar lixo nas rua?"  

Já a questão de arborização, ela falou sobre a impotência de reflorestamento. Gracinha teve a iniciativa de plantar oito árvores, sendo três em frente a sua casa, uma na frente da casa da sua mãe e as demais no Sítio do seu pai

"Imagina se casa um de vocês plantassem a mesma quantidade ou até mesmo a metade o quanto São José da Tapera não seria mais arborizada? A atitude de preservar também deve partir de causas simples, de iniciativas que venham de cada um de nós ou incentivado pelos nossos familiares." 

A palestrante disse ainda que o belíssimo trabalho dos alunos não deveria ficar apenas para uma questão avaliativa e sim, para a vida. "Devemos enxergar com mais responsabilidade, aí sim, mudaremos a nossa sociedade que tanto precisa de conscientização, e no meio ambiente, é fundamental. Ouvi falar sobre um projeto na Lagoa Caiçara na gestão do atual prefeito. Acredito que todo prefeito tenha um sonho de realizar uma obra que marque o seu governo, quem sabe esse não seja do prefeito Jarbas? "


Para a descontração uma peça teatral foi apresentada pelos alunos: Maria Beatriz, Madyllaide Santos, Eduardo Vieira, Lucas Silva, Maurício, Marcos Suel e Eraldo Junior.




by
(-:Gracinha de Souza:-)

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens alunos moro em frente a lagoa caicara e fico muito triste em ver a lagoa sendo poluida dessa forma as pessoas colocavam lixo do lado da minha casa bem na beirada da lagoa sem nenhuma cupa e muito triste ver isso e nao poder diser nada se vc fala pra eles nao colocar eles disem qualquer descupas i fica por isso mesmo continui falando desse assunto um dia as autoridades tem pena da lagoa e despolui quem sabe nnca e tarde adoro acorda de frente pra lagoa quem tem esse privilegio acordar e ver toda essa agua e muito bonita so presisa ser lipa pra tomar banho