segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um crime ambiental a luz do dia















As arvores do trecho da AL 220 que liga a cidade de São Miguel dos Campos, a usina Porto Rico, no Sudoeste do Estado foram cortadas na manhã desta segunda feira (8), com uma brutalidade que chocou os motoristas que ali trafegavam.


Funcionários do DER e demais contratados por terceiros, trabalhavam sem o mínimo receio do crime ambiental que estavam cometendo ao deceparem com machados e serras motorizadas, os troncos e galhos das arvores que levaram anos para atingir a sua fase adulta.

A sombra  e os frutos destas árvores (os brincos de viúva), nome dado ao fruto, serve como alimento e fonte de renda para moradores da região que vendem o produto na rodovia com o intuito de aumentar a rende da família. 

O avanço industrial da  produção de cana de açúcar na região, há anos vem comprometendo toda a área  que gerou um grande vale para o plantio e cultivo  da mão de obra barata nos campos canavieiros.

As arvores que foram decepadas naquela localidade, são as poucas que ainda registem a fúria dos homens que não pensam no meio ambiente, suas causas e consequências.

O  cultivo de cana de açúcar que é fonte de renda milionária dos produtores do Estado de Alagoas, destroem o meio ambiente sem pedir licença a sua população, driblando as leis que era para protegê-la.

Aos defensores da natureza  que lutam pela preservação ambiental, por um mundo melhor e sem desmatamentos, resta apenas o desrespeito de um Estado que não cumpre com suas leis e fazem dela uma arma para destruir quem estiver pela frente em plena luz do dia.

Um funcionário que trabalhava no local informou que, o corte das árvores foi autorizado por um empresário que é dono de uma usina na região porque as árvores atrapalhava a passagens dos carros gigantescos que transportam o material de uma usina para a outra.

"Não moça, você não pode tirar fotos ou filmar a gente. Eu não posso falar nada. Não posso dizer pra quem eu trabalho, eu só tenho que cumprir com a minha obrigação. Não coloque isso aí não, senão dá problema e a corda sempre arrebenta para o mais fraco," confessa o funcionário.


A pergunta que não quer calar...

Por que será que um crime como este acontece as claras justamente quando a humanidade prega a preservação ambiental e o mundo está em estado de alerta com o aquecimento global e ninguém toma as providências ?



Confira fotos abaixo:










by
(-:Gracinha de Souza:-)

5 comentários:

Unknown disse...

Postamos seu texto: http://www.saomiguelweb.com.br/paginas/noticia-destaque.php?noticia=54b121bc8275dda53553ee3c336ea2a782ac5393

Marcio José disse...

Postamos o texto no no portal: www.alagoasultimahora.com.br

Gracinha de Souza disse...

Multissimo obrigada, fico muuito honrada em poder estar em evidencia com vcs caros colegas de profissão e contribuir com a informação colocando em pauta um assunto q interessa a nossa sociedade q vive em defesa do meio ambiente.


By Gracinha de Souza.

Unknown disse...

Parabéns pela excelente matéria!!!
Sou testemunha da beleza que era esse lugar. Desde minha infância que quando passava nessa rodovia com meus pais era obrigação saborear as gostosas "azeitonas pretas" ou "brinco de viúva" e vários outros nomes daquela frutinha preta e saborosa...Infelizmente essas atitudes desastrosas de nossos governantes justificam ainda mais a falta de consciência em preservar o nosso já combalido meio ambiente. DANIEL PINTO

Gracinha de Souza disse...

Caro Daniel, muitissimo obrigada pela sua grandiosa participação. Esperamos que esta noticia seja capaz de sensibilizar a todos e principalmente aos verdadeiros resposnsaveis pelo crime ambiental que foi feito para que um ato brutal como este não venha mais acontecer.


by
Gracinha de Souza