terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Usuários do CAPS de São José da Tapera brincam carnaval na Avenida

As festas promovidas pela equipe do CAPS Nise da Silveira, vêm deixando os seus usuários e funcionários felizes pela realização de cada projeto. Entre passeios para Pão de Açúcar e Maceió, agora chegou à vez de colocar na rua o primeiro bloco carnavalesco da instituição. Pensando na inclusão social, o bloco saiu as ruas de São José da Tapera na manhã desta terça-feira (09), ao som de muito frevo e tradicionais marchinhas de carnaval puxados por um carro de som.



Uma das maiores preocupações da terapêutica ocupacional, Aline era de como a sociedade iria receber os usuários nesta festividade. " Ainda há um certo preconceito, por isso, falei com a coordenadora Lidiane Guedes que acatou a minha ideia e estamos aqui. Entretanto, tomamos as devidas precauções, ressalva a terapêutica referindo-se  ao carro de apoio para uma emergência e a distribuição de  água e refrigerante. "Se algum deles passar mal, o motorista o leva de volta para o CAPS,"  afirmar.

De acordo com Aline, apenas um dos usuários não pode estar no evento porque ele é epilético e a psiquiátrica na o liberou. "Estamos tendo total controle sobre os usuários aqui e não vejo risco expor os nossos usuários. Os usuários gostam de festas como todos nós gostamos, a diferença é que eles são especiais e merecem uma atenção e carinho diferenciado,"  revela  a terapeuta ocupacional. "Eu sou da terra do frevo, adoro folia e em pleno carnaval não colocar um bloco na rua e festejar não estava em meus planos," brincou.

O material utilizado para confeccionar  os artigos carnavalescos foram confeccionado pelos próprios funcionários e oficineiros que, em habilitadas coletiva, as mascaras, colares e faixas logo ganharam formas e cores.

Para a coordenadora do CAPS Nise da Silveira, Lidiane Guedes, a instituição é para ser trabalhada tanto pelo dia quanto pela noite aonde os usuários deveriam ter um lugar para dormir.  "Aqui os nossos pacientes têm tudo que eles precisam; remédios, atenção, terapia ocupacional, atividades, recreação, oficina para ser trabalhada a coordenação motora e ocupar a mente," revela a coordenadora ressaltando que os destinados em 2005 foi realizado  uma reforma no mesmo prédio.

Ainda de acordo com a psicologa e coordenadora, os usuários  tem que ter em casa o apoio da família. "A família é muito importante na recuperação desses usuários, é o referencial",  pontua.

Lidiane revela que  existem casos que os familiares se recusam receber os usuários em casa, o que compromete todo o tratamento. Além disso, muitas vezes ela sofreu ameaças para acompanhar o tratamento domiciliar. "Teve uma vez que eu fui levar a medicação de um paciente e ele apontou uma faça para mim, eu sai correndo e deixei a medicação lá e não sei se ele tomou," lamenta a psicologa enfatizando que essa árdua tarefa são ossos do ofício.  "É muito difícil, mas temos que fazer o nosso trabalho".

Durante os anos de profissão a doutora Lidiane Guedes passou por várias experiencia, uma delas foi um caso de um usuário que quis agredi-la com uma pá porque a equipe descobriu que ele era uma farsa. "O interesse deste paciente era unicamente em arrumar um atestado para se aposentar, ao descobrirmos, não dávamos mais atenção quando ele fingia um ataque de desmaio como antes,".

Lidiane conta que a ideia do carnaval foi sendo trabalhada desde o ano passado, o qual  ela a princípio foi contra, mas depois de uma reunião com a doutora Aline voltou atrás.  Um dos motivos que fizeram a psicologa temer foi o preconceito. "A sociedade tem uma parcela de culpa por ainda ter preconceito, por isso, houve um certo medo em expor os usuários no bloco. Sou muito cautelosa e um pouco medrosa. As pessoas gostam de apontar quando eles passam nas ruas," disse. "Mas a sociedade tem que entender que os nossos usuários são pessoas como elas, precisam de amor, carinho, atenção. Eles têm afetividade e suas necessidades sexuais, como qualquer pessoa" salienta.

Ao ser perguntada se existia a possibilidade de um deles se apaixonar,  a doutora sorridente falou que as vezes é um pouco difícil encontrar um parceiro mas, nada é impossível porque, inclusive no CAPS Nice da Silveira tem um casal que se conheceram e se apaixonaram,  o Roberto e Marivania. "Após o relacionamento amoroso deles, houve uma evolução muito grande no tratamento dos dois".




História do CAPS


O CAPS Maxciney Cavalcante foi um projeto da psicóloga Lidiane Guedes, que teve o seu projeto eleito o melhor no Estado. A inauguração foi em 2005 na gestão do prefeito José Antônio Cavalcante que fez uma homenagem ao seu irmão falecido em um acidente de automóvel na AL 220, entre as cidades de Monteiropolis e Olho d’água das Flores. O acidente acontece  em 20 de janeiro de 2000. O nome do CAPS mudou para Nise da Silveira devido um pedido vindo de Brasília ainda na gestão do ex-prefeito José Antônio.


“O pedido para mudar o nome do CAPS veio de Brasília e eu não tinha como não acatar. Sabemos da importância que a Nise foi para a psicologia e a que meu irmão  Maxciney foi para quem o conheceu," ressalva o prefeito José Antônio Cavalcante. "A minha intenção era de homenageá-lo em outra oportunidade mas, não houve tempo o suficiente," enfatiza o prefeito que ao falar com o prefeito Jarbas Ricardo ele  garantiu em dar a  honra ao familiares ao homenagear o irmão do prefeito em outro local público da cidade.


Estrutura e pacientes

O CAPS é formados por vários módulos do 1 ao 5. Em São José da Tapera existe o modulo 1 com 120 pacientes em tratamento diário. Entretanto a lei Federal exige 165 para o funcionamento do mesmo. Mas, o CAPS de São José da Tapera está legalmente apto para o seu funcionamento.


Funcionários:

Coordenadora (DrªLidiane Guedes), Psicóloga( Drª Patrícia), Terapeuta Ocupacional ( Drª Aline), Assistente Social (Drª Selma), Psiquiatra ( Drª Fatima) Enfermeira (Rosa), Técnico de Farmácia (Edja), Administradora ( Pete), Oficineiros ( Eline, Zezé, Rodrigo, Josebia e Carlos), Técnico de enfermagem ( Doginho e Alercio, o Kuca que também é Guarda Municipal),Serviço Geral ( Cleide, Olidina, Silvanir, Santa, Carmianda e Vandilma), Vigilante ( Guto ) e Técnico Administrativo( Rosemir).



Confira as fotos:

































by
(-:Gracinha de Souza:-)

6 comentários:

Alecio.Ryan.KUCA disse...

Alecio melo

fala gracinha gostei muito do seu blog. acha que esse trabalho seu e muito inportante para nossa cidade.

OBS. a rua antonio francisco alves foi concertada.

valeu abraçossssssssssssssssssss

Gracinha de Souza disse...

Obrigada Alecio pela sua participação. Tenho certeza que o nosso papel será cumprido com muito carinho e que a sociedade taperense sempre nos receberá de braços abertos, pois somos profissionais serios, responsaveis e acima de tudo, imparciais.




by
Gracinha de Souza

Priscila luta pela igualdade social sempre!!! disse...

Priscila Vieira


Parabéns Gracinha pela matéria do CAPS,é um dos poucos projetos que realmente funcionam,tive um prazer de trabalhar um tempo em outro projeto com a doutora Lidiane e sei da força de vontade dela como profissional e ser humano com as pessoas especiais do nosso município.



Abraço,

Priscila e família

Gracinha de Souza disse...

Obrigadinha mais uma vez esperança, o nosso trabalho é em divulgar as coisas boas ou ruins se for o caso. Já o q se diz respeito a parte investigativa, não temos poder para tal, deixa para quem o tenha que se manifeste.




by

(-:Gracinha de souza:-)

Unknown disse...

gracinha adorei seu blog sou taperense de coraçâo mais rezido agora em recife ja faz 5 anos mais sempre gosto de dar uma espiadinha pra saber oque rola ai na minha cidade meu pai faz parte do caps graças a deus e ao caps ele esta muito bem agradeço a deus e a todos do caps por fazer todos eles felizes e curados meu pai voltou a ser a pessoa que ele era que pena so posso ir visitar minha familia nas ferias que deus abençore sempre vcs beijo gracinha muitos sucessose todos do caps que deus abençoe

Gracinha de Souza disse...

Pois éh meniina Michelly,fico muito feliz pela recuperação do seu pai no CAPS.

Olha, adorei a sua visita no meu Blog. eU gostaria que você O divulgasse com todos daí, táh?!

bjiim²



(-:Gracinha de Souza:-)