sexta-feira, 5 de março de 2010

Ex diretor de Escola Municipal Denuncia irregularidades na Educação.










O Claudevá, professor, fiscal do FUNDEB e ex diretor da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima abre as portas de sua casa para recebe a nossa equipe do BLOG DA GRACINHA para uma entrevista exclusiva.


















Em sua poltrona na sala de estar, Val, como é chamado pelos mais íntimos, nos falou os reais motivos que o fez deixar a direção da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima que é tão cobiçado no município por muitos outros professores da rede municipal.





Eu sempre ouvia as pessoas falarem na rua que eu era o novo diretor da escola, só que eu ainda não tinha recebido o convite oficial do prefeito Jarbas Ricardo. Na verdade, eu nunca tive interesse de ser diretor de lá porque naquela escola existem muitos problemas, foi então que Valerinho veio aqui em casa e eu logo respondi brincando, lá vem a bomba pro meu lado, e falei para ele, eu não sei se aceito. Fui até Leninha escolhida Secretaria de Educação e tive uma conversa com ela sobre os boatos da rua e ela me falou que era verdade. Eu disse a ela que não aceitava o convite mesmo ela me dizendo que várias pessoas me escolheram, foi então que ela me falou que se caso eu não aceitasse, o prefeito Jarbas viria isso como uma desfeita e o prefeito não aceita um não . Em conversa com o prefeito falei mais uma vez que não aceitava, foi então que ele me pediu pessoalmente. Eu falei para ele que poderia aceitar mais teria algumas colocações, de não haver perseguição, que os funcionários tinha que cumprir com suas obrigações. Existem funcionários que não estão nem aí para o ensino publico, faltavam demais. Eu sempre pregava que eles não faltasse sem motivos apenas em uma doença porque todos nós temos as nossas necessidades. Duas, três faltas é toleravel, se passar, tem que ser colocado falta e ser descontado em folha, se não, eles não respeitam, e a gente perde a moral.Tinha funcionários que era campeão, 12 faltas. Se fosse ser rígido acabaria respondendo a um processo administrativo disciplinar. Nós tínhamos uma perspectiva de recebermos R$ 16.000 milhões para pagamentos dos funcionários, porém tivemos uma perda de R$ 2.000 milhões de reais) porque só recebemos R$ 14.000 milhões, por isso, não tivemos sobras que os professores esperavam. Do ano de 2009 ficou uma divida de R$ 400 mil reais só para pagamentos de professores, além das despesas com os transportes que não foram pagas também em 2009. Estamos no vermelho e essa divida é para ser paga agora em janeiro e fevereiro de 2010.


Por que a escola municipal Nossa Senhora de Fátima só vai começar as aulas em março?

É simples, a prefeitura deixou de pagar as consiguinações do Banco do Brasil, etc.


De quem é o debito?

Quem tem que pagar?


Por isso, o município teve que suspender as aulas e só começar em março para não haver uma bola de neve. Essa divida de R$ 400 mil reais será paga e com certeza acarretará um problema nesse ano, visto que, este dinheiro que será tirado para o pagamento da referida divida, com certeza fará falta no final do ano letivo.
O numero de contratados aumentou mesmo quando estávamos passando por uma crise financeira mundial. Tivemos um aumento de R$ 17 mil reais em contratados. Em abril aumentou, e em julho foi para R$ 25 mil., isto em 2009. Eu quem bati de frente e queria saber por que isso ocorreu. Se o debito está aí para ser assumido em 2010 com os recursos dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, liquidando essa divida com o FUNDEB, o que não é correto, pois deveria ter sido pago com os recursos de 2009, contrariando inclusive a lei de responsabilidade fiscal.

Então eu te pergunto, de quem é a culpa?


Eu fiquei desgostoso porque o sitema permite q o pessoal de apoio envolvidos concorrram a cargos publicos. A minha nota seria 8, pois naõ tive problemas com os porfessores. 80% do pessoal de apoio são analfabetos, o que contribui pouco, eles ligam o seu emprego as gestões passadas porque não foi exigido escolaridade. Ha funcionario que acham que eles são apenas para lavar banheiros ou varrer a escola, mas, a culpa não é deles e sim do sistema que permite que pessoas leigas assumissem essas vagas. Quando eu ia reclamar muitos eram arrogantes e mau educados usavam palavras de baixo calão.


Desde o meio do ano passado que eu tomei a descisão de entregar o cargo. Na reunião do final do ano eu disse: Prefeito a direção da escola Nossa Senhora de Fatima esta em suas mão. Mesmo assim,eu ainda aguentei até 30 de Janeiro, sendo o máximo que pude tolerar. Deixei a direção da escola e não me arrependo, deixe que outros descasque esse abacaxi". Disse Claudeva, ex diretor da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.



A pergunta que não quer calar...


Por que será que a cúpula do FUNDEB não encaminhou ou fez uma representação ao Ministerio Publico sobre as suas denuncias ?




by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: