sexta-feira, 6 de abril de 2012

Retrospectiva: Bloco 0800 é o pioneiro em subir a Serra Xitroá.

A Serra Xitroá da cidade de São José da Tapera recebe milhares de pessoas todos os anos no período da Semana Santa. Em um ato de fé que é herdado de pai para filho, os taperenses se aventuram escalando a Serra na quinta e Sexta-feira Santa nos períodos matutino e vespertino.

















O Bloco 0800 organizado por Gracinha de Souza e seus familiares, foi o primeiro Bloco a subir a serra caracterizado. Com muita animação, garra e vontade de chegar o mais rápido possível ao seu destino, a turma saiu disparado na frente cantando e dançando o rebolation. Mas, não demorou muito para ver a realidade, ou seja, as reais dificuldades em subir uma serra sem ao menos fazer um alongamento.























































As dificuldades encontradas pelo caminho fizeram dos aventureiros uns verdadeiros peregrinos. O sofrimento foi geral, inclusive, 
do cachorrinho da raça Pug do arquiteto Enio Jr. que ficou agonizando devido o calor.


A ginecologista e secretaria de saude do municipio, Drª Jaria Ricardo, a neurologista Drª Jeane e seus filhos e o advogado Galeno, também subiram a serra infrentando os mesmos obstaculos, mas, a ex prefeita Edneusa Ricardo deu "show" de resistência em todos os representantes da familia Ricardo, pois ela foi a primeira a chegar ao cume da Serra sem reclamar e ainda com bastante fôlego, além da simpatia em pessoa.




Mercinho sobe a Serra Xitroá todos os anos com uma corda em volta do corpo, apenas para ajudar aos fieis aventureiros. Ele é considerado por muitos o salvador da pátria, pois todos que precisam de sua ajuda ele faz questão de ajudar ao estender literalmente a sua mão amiga.









Essa brilhante e solidária ideia,  muitas vezes foi esquecida pelas pessoas que passaram apoiadas pelas suas cordas, pois diante da adrenalina muitos foram embora e esquecem de agradecer com um gentil, muito obrigado.


















O Guarda Municipal Alercio conhecido como Cuca, também esteve na Serra. No momento que subíamos ele, sua esposa e sua sogra desciam alegremente.
















"Com certeza vocês conseguem subir. Eu que já sou velho consegui, vocês não conseguem? Todos os anos eu venho e subo a Serra Xitroá. Quando eu chego em casa é como se eu estivesse mais leve e com o coração mais bondoso." Disse o Senhor...











"A minha missão é de reconstruir a cruz que sempre esteve aqui no caminho da Serra Xitroá. Aqui tem que colocar uma pessoa se fazendo que não quer nada e querendo para pegar quem são os malandros que quebram a cruz e a capelinha.
O cara que ficar aqui não faz nada, só anota o nome dos malandros e entrega para os Guardas tomarem as providência. Quero ver se essa bagunça não acabava. Sim Gracinha, foi o prefeito Jarbas que deu o material para eu fazer as cruzes. " Disse o cidadão.



Na subida encontramos o radialista Arnaldo Melo que, com seu jeito estiloso subiu e desceu a Serra com um sorriso maroto no rosto demonstrando tamanho carisma. Como podemos ver, o radialista ainda estava todo limpinho, até parece que não sentiu dificuldades. A sua elegância na serra era tamanha que o Arnaldo parecia estar em uma passarela de moda.










"Vou falar com Zé Francisco para organizar uma corrida nesse mesmo percurso,
subindo a Serra, quero ver se eu não ganhava. Ainda tenho fôlego para correr. Disse Lucia tri-campeã nas corridas feminina em São José da Tapera.













"Essa é a segunda vez que eu subo a Serra, a primeira vez foi para pagar uma promessa para a minha filha Juliana.

Vou solicitar de Jarbas, (filho e prefeito da cidade),  a reforma da capelinha e também vou pedir para ele mandar fazer umas escadas como no Juazeiro,  para facilita a subida. Também vou pedir para ele mandar fazer no percurso umas bases de apoio para o Padre fazer as suas orações. Ano que vem quem sabe a gente inaugura nesse mesmo período." Disse a ex prefeita Edneusa Ricardo.




"Desde 1993 ano que cheguei aqui em São José da Tapera que eu subo a Serra Xitoá na Semana Santa. Esse ano foi muito melhor porque todos de minha família estiveram presente, exceto minha mãe, meu pai e meu cachorrinho Bug que mesmo doente subiu a Serra com as crianças no ano passado, mas infelizmente ele morreu no mesmo ano, ou seja, meses depois de ter se aventurado na subida da Serra Xitroá. A ideia de vir vestida com as camisetas do Bloco 0800 foi minha, pois até hoje nenhum bloco se aventurou vestidos assim nessas alturas. Ano que vem tenho certeza que muitos virão, pois burburos já foi falado.(risos)  Mas, como diz um antigo ditado... Nada se cria, tudo se copia. Que assim seja. Eu fico é feliz pela brilhante ideia que será compartilhada com os meus conterrâneos." Disse Gracinha de Souza.







Enquanto isso, a outra equipe do Bloco 0800 guiada por Gilberto, foram pelo lado considerado de fácil acesso, porém, os integrantes do bloco 0800 também encontraram dificuldades compartilhadas com amigos que encontraram pelo caminho, como grande parte da família de Carlos Prudente, empresário do grupo São Luiz. Os aventureiros se divertiram em todo o trajeto, mas deram uma paradinha básica para tirar fotos, descansar e cuidar dos pequenos ferimentos causados pelos matos e espinhos.









































































































"O percurso foi desgastante, cansativo e doloroso, porém, a sensação de superar os nossos limites e alcançarmos a vitoria desejada nos faz persistir até o final. Todo

o sufuco passado é valido quando levamos em conta essa beleza natural vista daqui de cima. Isso é uma dádiva de Deus onde o homem tem que simplesmente ficar maravilhado, preservar e agradecer." Disse o delegado e diretor da DPJ1 e DPJ2, Mauricio Henrique.































A visita foi esplendorosa!  Temos que voltar e enfrentar toda a adrenalina mais uma vez. Agora o sentido é chegarmos mais rápido em casa para

tomarmos um belo banho e algumas taças de vinho e depois comermos as comidas de minha querida mãezinha Joaninha. O feijão e o arroz de côco não tem igual, mas, o bacalhoada que a lora faz é sem comentário, é de comer e lamber os dedos. " Disse a galera do Bloco 0800.












by
(-:Gracinha de Souza:-)
04/04/2010

Nenhum comentário: