sexta-feira, 9 de abril de 2010

Eleição do Conselho Tutelar é realizada sem a presença do MINISTÉRIO PUBLICO em meio a confusões e bate boca.

Nessa ultima quarta-feira dia 7 as 8:00hs da manhã, os cidadãos taperenses deslocaram-se de suas residências até a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima para escolherem os novos membros do Conselho Tutelar de São José da Tapera. A eleição seguiu em um ritmo de Eleição Municipal, onde os votos foram disputados voto á voto entre os de 4.662 taperenses que comparecem para exercer a sua cidadania. Entretanto, houve burburios de que notinhas de feiras, combustíveis e lanches foram dadas por políticos para favorecer os seus candidatos a Conselheiro. Essa eleição do Conselho tutelar bateu record no município logo nas primeiras Urnas, pois na eleição passada foram aproximadamente 1.500 votos válidos e a influencia dos políticos não foi assim tão escancarada, visto que a Presidente da Comissão Eleitoral na votação, Srª Elayne teve que tirar vereadores dos corredores do colégio a cada instante porque os mesmos estavam pedindo votos e entregando a famosa chapinha. Segundo informações, o vereador Evandro Cardoso apoiou o Carlinhos da Guarda e Diego Azevedo, o vereador MarquinhoX, Vanvam, o presidente da Câmara Luiz José, Givaldo Carvalho, o vereador Márcio e seu pai Ferrugem, Cosme Guedes e a vereadora Cicinha Nobre e seu esposo Reinaldo ex vereador, Erisvam Silva.







"O Vanvan trabalhou comigo dia e noite sem parar. Ele foi muito fiel em minha campanha para vereador e a melhor coisa do mundo é um ser humano retribuir o apoio que lhe foi dado. Torço pelos quatorze candidatos, mas, o meu é Vanvan e confiando em Deus e no trabalho que fizemos ele vai ganhar." Disse o Vereador Marquinhos X.















"Eu não estou apoiando ninguém, mas, torço muito por Diego Azevedo e Carlinhos da Guarda. Diego é um garoto com uma visão muito intensa. Com relação ao Carlinhos, seria muito bom que um deficiente chegasse lá, seria uma inclusão social em nosso município." Disse o vereador Evandro Cardoso.





















Como se pode notar, a eleição ocorreu sem o representante do Ministério Publico Dr Mousinho que estranhamente não compareceu para acompanhar todo o processo eleitoral. Segundo o jovem jurista Romario Pereira, conhecedor da lei e com sua interpretação brilhante, alegou com muita propriedade e riqueza de detalhes que este fato poderar a eleição para Conselheiro Tutelar ser nula caso qualquer um dos Conselheiros entrar com uma ação na Justiça.



Também confirmamos tal fato com outros advogados os quais confirmaram a interpretação do jovem universitario e estudioso Romario Pereira que na mesma oportunidade foi parabenizado.




Na ocasião o Presidente do Conselho do Direito da Criança e adolescente, o vice-prefeito Suellington Fontes que também é Secretario de Assistência Social do município, conferiu todas as oito urnas antes de iniciar a votação na presença da Presidente da comissão eleitoral e membros do Conselho de direito da criança e adolescente Elayne que mostrou urna por urna aos representantes que fizeram presentes como:





a colunista Gracinha de Souza, Carine Pereira, Dário Fontes diretor adjunto da escola, Heliomar candidatos ao Conselho Tutelar e Emanuel que irmão do candidato Junior santana. Após conferir todas as oito urnas e não constatar nehuma irregularidade a Presidente da comissão eleitoral lacrou-as e deu inicio a votação que começou ás 8:00 e terminou as 17:00hs.



Segundo informações, a grande maioria dos votantes foram da zona rural, porém, poucos eleitores da zona urbana compareceram à votação. Os transportes ultilizados foram: Carros, motos, bicicletas e cavalos.









Entre milhares de cidadãos que foram participar dessa eleição democrática, um nos chamou a atenção, o Sr. Enock, lembra daquela matéria Um cidadão abaixo do Progresso?






Enquanto isso, os mesarios estavam prontamente em seus lugares para recebe os eleitores com um belo sorriso no rosto, nas oito salas dos corredores da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde permaneceram até as 17:00hs, término da votação.



















































Já, as equipes de Coordenadores, Colaboradores, Comissão elitoral e membros do Conselho de direito da Criança e adolescente, tiveram a árdoa missão de informar as secções e fiscalizar a eleição do inicio ao fim.























Para manter a segurança dos eleitores e a proteção do patrimonio Publico a PM e Guardas Municipal foram acionados.













Entre os quatorze candidatos a Conselheiro Tutelar, tres foram para a reeleição: Junior de Logradouro, Rosa Martins e Givaldo Carvalho. A briga para permanecer no cargo foi entre Junior e Rosa. A cada voto era decisivo para os candidatos que durante à apuração apenas quatro votos o mantinha na ultima vaga de Conselheiro o qual Junior levou a melhor com trinta e treis votos de diferença no final da contagem dos votos. Segue abaixo em ordem crescente de acordo com cada nº dos candidatos e suas respectivas votações:




Nº 01- VANVAN CORREIA; 608 VOTOS.(Eleito 1º LUGAR).



Nº- 02 HELIOMAR DOS ANJOS; 138 VOTOS.



Nº 04- Rosa Martins; 427 VOTOS.(1ª Suplente.Ficou na briga com Junior de Logradouro do inicio ao fim da votação).

Nº 05- GIVALDO CARVALHO. 574 VOTOS.(Eleito 2º LUGAR ).



Nº 06- ERISVAM SILVA; 274 VOTOS.(3º Suplente).





Nº 07- COSME GUEDES; 224 VOTOS.(4º Suplente).


Nº 08- CARLINHOS DA GUARDA; 140 VOTOS.






Nº 09- KLEITA; 19 VOTOS.





Nº 10-MANOEL DO SALGADINHO; 164 VOTOS.




Nº 11- MANOEL BEZERRA JUNIOR; 450 VOTOS.(Eleito 5º LUGAR).





Nº 12- DIEGO AZEVEDO; 568 VOTOS.(Eleito 3ºLUGAR).


Nº 13- JUNIOR SANTANA; 519 VOTOS. (Eleito 4º LUGAR).







Nº 14- NALDO MATIAS; 318 VOTOS.(2º Suplente).




As 17:00hs em ponto os portões foram feixados e as urnas recolhidas das salas e levada para a mesa de apuração. O resultado passaram nas mãos de: Presidente da mesa Damasio, profº Hamilton Ramos e profºCelio Leite, Romário Pereira, Fernanda, Anderson, Allan Kardec, Leila Fontes, Layla Monique, Mary Bety, Djair, Toinho e Ailton.


















































































































A falta de preparação de alguns componentes da mesa fez com que a primeira Urna demorasse mais de horas na apuração. O Universitario em Direito Romário Pereira buscou atraves de seus conhecimentos mostrar ao presidente da mesa Damásio, as leis existentes sobre o voto nulo e a intensão de voto para que o mesmo fosse seguro em suas decisões. A cada Urna as dúvidas continuavam a todo instante, resultante de muito barulho e bate boca entre a Comissão da apuração, os fiscais, os próprios candidatos a Conselheiros e o Presidente do Conselho de Direito da Criança e Adolescente, Suellington Fontes que também é o Secretario de Assistente Social e Vice Prefeito do Municipio.

A principio, o presidente da mesa, Damácio Pereira, não teve o domínio como deveria, por isso, o Zé Ailtom era quem vinha a mesa e ditava como a apuração deveria ocorrer, porém, em um determinado momento ele desabafou. " O presidente da mesa é você. Ou você coloca ordem ou pelo visto vocês vão apanhar. Quem decide qualquer coisa é a mesa, a decisão é de vocês, eu não tenho autonomia para tal." Disse Zé Ailton.


"Foi então que o Presidente esbravejou: Se vocês não se comportarem e continuar a dar palpites vou mandar vocês se retirar." Disse o Presidente da mesa, Damasio. A eleição terminou as 3:00hs da madrugada.








































P/S: Em breve os videos da apuração serão exibidos em nossa página do you tube.










by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: