terça-feira, 27 de abril de 2010

Polícia Civil prende donos de cartório no Sertão alagoano.

Na manhã desta terça-feira, 27 a Policia Civil do Estado de Alagoas, realizou uma Operação objetivando os cumprimentos de prisões, busca e apreensão, nas cidades de Olho d’água das Flores e São José da Tapera, que foram expedidos pelos juízes de direito da 17ª vara Criminal da cidade de Maceió.




A concentração da Operação foi no Posto da churrascaria Nelore em Olho d´água das Flores onde iniciamos a nossa matéria desde ás 6:00am.













Estavam à frente da Operação o diretor de Policia Judiciária das áreas I e II delegado Mauricio Henrique Duarte e o delegado regional da cidade de Batalha Rodrigo Cavalcante, tendo ainda participado da mesma Operação as equipes da ASFIXIA e SUFOCO,

coordenando-as os Policiais Civis Daniel e Marinho e supervisionadas pelos respectivos delegados.






Segundo informações, a Operação deflagrada teve por finalidade apreender documentos, carimbos e computadores do cartório do Único Oficio de São José da Tapera, além de prender todos aqueles que foram decretadas as prisões temporárias de 5 dias, estando entre eles, o dono do cartório Roberto Barreto Muniz, 50 anos, a sua esposa Márcia Muniz, 35 ano que foram presos em Olho d água das Flores, na Rua 15 de Novembro 466, cujo cumprimento foi a cargo do delegado Mauricio Henrique Duarte. Já Pedro Barreto Muniz foi preso em São José da Tapera em sua residencia que fica proximo ao hospital pelo delegado regional de Batalha Rodrigo Cavalcante. A ex funcionário do cartório Maria de Sá Fontes que também teve a sua prisão temporaria decretada não foi encontrada em sua residencia na Rua José Pereira Alves 1061 devido ter viajado ha dois meses para o Estado de São Paulo, tornando apartir desta data como foragida da justiça.







Investigação:


Segundo os delegados de Policia Civil Mauricio Henrique e Rodrigo Cavalcante, a investigação se iniciou no mês de Janeiro deste ano quando funcionários da CIRETRAN da cidade de Delmiro Gouveia procuraram os delegados para informar de uma suposta fraude nos documentos que diz respeito a reconhecimento de firmas no cartório de São José da Tapera. De posso dos documentos as autoridades policiais começaram investigar a denuncia e por conta disto iniciaram as oitivas das pessoas que participaram da fraude como também as que foram vitimas. Alguns documentos foram encaminhados ao Instituto de criminalística (IC) para detectar se havia alguma falsificação nos mesmos, inclusive com a realização de exames grafotécnicos.





"Após estes fatos ficou devidamente comprovado nos autos que as vitimas nunca vieram a cidade de São José da Tapera e muito menos ao cartório do Único Oficio da dita cidade, algumas delas inclusive chegaram a chorar pois teve a sua assinatura falsificada na suposta venda de um veiculo e para a surpresa dela este documento foi reconhecido firma no cartório desta cidade. Encontra-se em nosso poder aproximadamente 50 processos que foram supostamente fraudados pelos funcionários do mencionado cartório. Com relação as provas periciais o instituto de criminalística informou através de laudo técnico que os documentos encaminhados para análise foram todos falsificados inclusive assinatura da vitima." Afirmaram os delegados.



Os acusados foram encaminhados para oIML de Arapiraca para fazer o exame de corpo de delito e logo após para o DUP(Departamento de Unidade Prisional) no bairro do Tabuleiro em Maceió onde na quinta-feira serão ouvidos na DPJ no bairro de Jacarecica.




Confira as fotos da Operação.

Delegados com os mandados de prisão, busca e apreensão em mãos e detalhando a Operação.






































As equipes da Operação e a imprensa alagoana chegaram a residencia do Pedro Barreto Muniz conhecido popularmente como Pedrinho Society ás 7:30am no horário que pais e alunos passavam pelo local para irem llevar os seus filhos a escola. Inclusive o filho do Pedrinho saiu com a babá para a escola minutos antes do pai ser preso e algemado.












































Segundo informações de amigos, na noite anterior a prisão Pedrinho e alguns amigos ficaram bebendo em frente a sua residencia durante um bom tempo. Na entrada da casa a mesa que foi ultilizada para a pequena confraternização ainda encontrava-se com as garrafas de bebidas.















O delegado Rodrigo Cavalcante dando voz de prisão a Pedrinho.
































O Pedrinho sendo colocado na viatura para ser conduzido até o Cartório no Centro da cidade.































Após a prisão do Pedro Muniz, o delegado Rodrigo Cavalcante e equipe foram até a casa da Maria de Sá Fontes, onde a mesma não se encontrava.
























Enquanto isso, no cartorio do Unico Ofiio uma multidão de curiosos observavam a ação Policial.


























O Pedrinho icou o tempo todo no carro da Policia Civil em frente ao cartório a espera do chegada do seu irmão Roberto que vinha de Olho d´água das Flores junto com a outr equipe do delegado Mauricio Henrique Duarte.



























O diretor da DPJ I chegando com o Roberto e sua esposa Márcia ao cartório para a realização da busca e apreensão.


























































Todos os documentos e computadores sendo colocados para serem encaminhados a Justiça Publica.























































Os delegados Mauricio Henrique Duarte e Rodrigo Cavalcante detalhando os procedimentos a serem tomados pela equipe da ASFIXIA em uma outra Operação que ocorreu no mesmo dia.







































Os delegados relatando a imprensa como iniciou as investigações sobre esta ocorrência.









































Logo após os acusados foram encaminhados para a cidade de Arapiraca para a realização do exame de corpo de delito.





Em seguida outra equipe se deslocaram para o Loteamento Barreto Muniz de propriedade do Pedro Muniz, conhecido como Pedrinho Society, que também teve mandado de busca em suas dependencia onde os policiais também recolheram mais documentos relacionado ao cartorio.



















by
(-:Gracinha de Souza:-)

10 comentários:

ROMÁRIO RODRIGUES disse...

pelo que parece uma das repartições deste governo funciona quando é preciso. faz muito tempo que o povo do sertão desconhece a real função da PC que é investigar,por isso tanta gente observando as apreensões. agora, algemas? que perigo os "acusados" possuem para serem algemados, qual reação esboçada para o uso de algemas. mas pondo na balança a PC foi, realmente, diligente nas suas originais atividades que é investigar com eficacia.

Gracinha de Souza disse...

Caro Romário, de fato ocorreu esse lamentárvel epsódio, porém, não foram usadas algemas como você mencionou e sim ALGEMA, pois apenas um dos indiciados foi algemado e assim que o meu esposo Mauricio viu, imediatamente mandou que fosse retirada a mesma.


Obrigada pela participação.


(-:GRacinha de Souza:-)

Unknown disse...

As equipes do DPJA1 e DPJA2 da PC te parabenizam pela ótima reportagem e sentem-se orgulhosas pelo belo trabalho desenvolvido pelo Dr. Mauricio.

Unknown disse...

Oi. primeiro queria agradecer a voçe Romario pelo seu comentario,aliás naõ so a voçe, mais a todas as pessoas da cidade que torcem pelo meu esposo, realmente foi uma barbaridade esta algemando uma pessoa de bem, mais se deus quiser vai ser provada a inocensia dele, ou seja deles.
quero agradecer tambem ao delegado mauricio por ter mandado tirar a algema. obrigada mesmo.
so que fica sempre a dúvida. sera que depoisde tudo isso a mídia vai querer saber a verção deles? todos conhecem pedrinho na cidade e sabe quais saõ seus procedimentos. errar qualquer ser humano erra, mais jutiça sera feita, e se deus quiser meu esposo voltara par casa de cbeça erguida, porque quem naõ deve naõ teme. obrigada a todas as pessoas que direto ou indiretamente mostraram solidariedade, comprençaõ e respeito.

Gracinha de Souza disse...

Cara amiga Emanuela, muitíssimo obrigada pelas suas palavras.Fico muito feliz em ser reconhecida por vcs que também são mulheres autenticas e guerreiras.


Cara Izabel,imagino o q vc e toda a sua família estão passando.

Quero deixar bem claro que o meu papel de imprensa na cidade é desenvolvido com muita seriedade e com certeza tanto o seu esposo Pedrinho quanto os demais acusados terão sim um espaço aqui na página do nosso blog e também na nossa página do you tube para falar com a nossa sociedade.

Com relação aos agradecimentos ao meu esposo Mauricio, ele mandou dizer que sentiu muito a realização dessa prisão aqui em São José da Tapera pq era de pessoas queridas e conhecidas na cidade. A postura do meu esposo Mauricio de mandar retirar a algema é o reflexo de todo um belo trabalho desenvolvidos ha mais de 20 anos como delegado de Policia onde todas as pessoas que foram indiciadas e teve mandados de prisão, busca e apreensao ele procedia assim, tanto que a prisão do Roberto e de sua esposa, oMauricio não os algemou, eles vieram soltos "livremente".

Meu esposo me falou também que o procedimento de algemar alguem é se caso elas registam a prisão e representem perigo tanto para as equipes dele quanto para a sociedade em si, aí sim, ele autoriza que os policiais os algemem.



Atenciosamente


(-:Gracinha de Souza:-)

laudeci disse...

È lamentavel, sabemos q este é o papel da justiça , investigar e punir os culpados, mas o q nos entristece q existe crimes ainda piores q passam despercebidos,não querendo justificar ou inocentar os acusados, mais vivemos num pais de ipunidades contra aqueles q usufruem de dinheiro publico,aumentando assim seu patrimonio,

laudeci disse...

Seria importante q pessoas que cometem crimes como devio de dinheiro publico, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas,assasinatos tb fossem investigadas e punidas por praticarem esse tipo de crime.neste pais de faz de conta, onde tudo termina em pizza.Já pensou tanto engravatado e colarim branco na cadeia?

Unknown disse...

Existem coisas que nos fazem pensar qual é o papel da justiça no nosso pais. será que é mesmo fazer um cidadão de bem passar por um constragimento desse porte? o que aconteceu na manhã de terça-feira em são josé da tapera foi o cúmulo da injustiça. como é que a policia se julga defensora da justiça e da preservação da dignidade humana,comete algo de tamanha barbaridade algemando um cidadão que não apresenta perigo nenhum pra sociedade. será que os proprios integrantes da policia desaconhecem as leis? será que nesse momento não se pensou no trauma que essas imagens podem ter causados ao filhos desse pai ?
de fato não podemos nos conformar com a carruagem que justiça do nosso pais está tomando.
A verdade é que ainda existe muita gente leiga e demagoga demais para absorver a verdadeira atuação da policia nesses casos.
Mas por via das dúvidas, é valido lembrar que nesse pais de tabats injsutiças só podmeos confiar em Deus, porque a justiça ja não nos satisfaz.
Agradeço mais uma veza todos, ao Doutor Mauricio pela justa atitude e ao Dr. Luiz José pelo brilhante desempenho nesse caso. quero dizer também que Marcia e Roberto são solídários a todos.
esperamos confiantes na imposição da justiça nesse caso.

Lala disse...

A Justiça Foi feita ...

Graças a Deus provaram a Inocência!

laudeci disse...

ATO DE SOLIEDARIEDADE... A maior demonstração de carinho, respeito e gratidaõ podemos ver nesta dia 2 de maio em nossa cidade, está foi a resposta q poucos n gostarão de ver , digo POUCOS,pq eram pouquinhas e insignificantes os q estavam desejando ver pedrinho se ferrar,acredito q ficou bem claro praqueles q torciam contra sua liberdade o quanto ele é uma pessoa querida e respeitada.Errou,confessou,e na sua simplicidade pode dizer q fez por amizade. AMIZADE coisa muito dificil de encontrar no ser humano, num mundo onde cada um é por sí.