quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que causa a homossexualidade?

Em conversas com amigos é bastante comum ouvir alguém perguntar: "Você sabe o que causa a homossexualidade?"



Mas, estranhamente que nunca ninguém pergunta o que causa a heterossexualidade, estranho não? Esse fato revela algo: que o desejo hetero é considerado normal, natural, enquanto que o comportamento homossexual precisa de uma causa especial, uma justificativa, um estopim anti-natural.

Leões em uma relação homossexual
foto/reprodução


O primeiro nível de determinação do comportamento filogenético, logo contraria essa tese, pois há uma enormidade de animais que apresentam relações macho-macho e fêmea-fêmea. Exemplo claro seria o rei das selvas, o Leão. Sendo assim, não temos como dizer que relações entre o mesmo sexo são algo que contrariam a Natureza.

Leões em uma relação homossexual
foto/reprodução

Na antiguidade, ninguém saía dizendo por aí que fulano era gay, mesmo que fosse. Por milhares de anos, o amor entre iguais era tão comum que não existia nem o conceito de homossexualidade.



A união civil entre pessoas do mesmo sexo pode parecer algo bastante recente, coisa de gente moderna. Segundo pesquisas para o blog da (-:Gracinha:-), apenas em 1989 a Dinamarca abraçou a causa, sendo o primeiro país a legalizar o casamento entre o ser humano do mesmo sexo. Hoje, o casamento gay está amparado na lei de 21 nações. Essa marcha, porém, de nova não tem nada, a não ser o preconceito de boa parte de uma sociedade que julga errado esse comportamento.



Se a hipótese filogenética estiver mesmo correta, isto é, se há uma determinação evolutiva para as homossexualidades, então comportamentos sexuais entre macho-macho e fêmea-fêmea serão sempre uma constante em todas as sociedades, épocas e lugares. Estaríamos lidando com um fato natural, no sentido biológico do termo, para o qual a sociedade dos tempos modernos precisam se preparar melhor e aceitar as condições sexuais dos outros.




Diversas são as teorias e os modelos que procuram explicar a causa, ou a origem, da orientação sexual, seja ela de caráter hetero, homo ou bissexual. Nesse leque de hipóteses somos confrontados com explicações neurológicas, bio-genéticas, psicológicas e sócio-culturais. Qual será a mais correta? Essa resposta é difícil de se responder uma vez que ainda permanece um mistério para a própria ciência. Para entendermos melhor vejamos algumas questões levantadas.





O Reino Animal


No reino animal, a zoologia começa por contrariar, radicalmente, a ideia da Homossexualidade como Anti-Natura uma vez que existem diversas observações de animais que mantém relações homossexuais com elementos da mesma espécie, comportamento este observado em cerca de 1.500 espécies (onde se incluem mamíferos, peixes, aves e vermes). Entre estas espécies podemos encontrar os bonobos, espécie que partilha cerca de 99% do nosso património genético, que apresenta, maioritariamente, um comportamento bissexual, utilizando o sexo para reduzir a agressividade e resolver conflitos.



Numa primeira análise, o sexo homossexual pode parecer ilógico em termos evolutivos uma vez que nos referimos a um gasto de energia num comportamento que não leva à reprodução e à propagação da espécie. Assim, a homossexualidade não teria razões para existir.




Segundo pesquisadores, ao longo dos anos, investigações na área do comportamento sexual foram reunindo um aglomerado de explicações para este tipo de conduta. Entre os animais, alguns utilizam o recurso para fortalecer alianças, por exemplo. Há também casos em que sexo entre machos reforça a dominação e situações em que sexo entre fêmeas cria vínculos que ajudam a criar as crias. Entre os animais, a homossexualidade ocasional, portanto, traz vantagens evolutivas.



Nathan Bailey e Marlene Zuk, da Universidade da Califórnia em Riverside, observaram o comportamento das fêmeas do albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis), do Havaí. A investigação concluiu que estas aves uniam-se em relações / casais homossexuais, que se mantinham, por vezes, durante todo o ciclo de vida, com o objectivo de criar as crias, especialmente quando se observava escassez de machos. Até um terço dos casais da espécie são formados por fêmeas. O resultado é que elas têm mais sucesso do que fêmeas "solteiras" na criação dos filhotes. O comportamento homossexual, portanto, muda a dinâmica da população --e pode ter consequências evolutivas importantes.





O caso do homem



Em paralelismo com o comportamento animal (como em quase tudo o que nos rodeia) existem teorias no âmbito da psicologia evolucionista que explicam o comportamento homossexual tanto feminino como masculino.




Assim, no caso das mulheres, a homossexualidade é encarada como um possível ajuste emocional entre parceiras em prol da união entre as progenitoras, cuidadoras do lar, contra a exclusão e opressão por parte dos homens. No caso da homossexualidade masculina, está poderia ser encarada como um recurso emocional para aumentar a união entre caçadores e guerreiros nas épocas primitivas. 




Dr. Sigmund Freud, o aclamado Pai da Psicanálise, corroborou, de alguma forma tal teoria, ao defender que o ser humano nasce, invariavelmente, com uma predisposição à bissexualidade, ou seja, encontramo-nos naturalmente predispostos relacionarmo-nos tanto com pessoas do mesmo sexo quanto com pessoas do sexo oposto. Devido a questões reprodutivas, a sociedade incentiva mais a relação heterossexual, sendo o Homem, desde a sua terna infância, incentivado a manter comportamentos heterossexuais. Contudo, esse incentivo, segundo S. Freud, não é suficiente para aniquilar a nossa predisposição à bissexualidade, sendo que tal capacidade homoafetiva permanece passível de se desenvolver a qualquer momento.Concluí-se, assim, que o comportamento homo, hetero e bissexual esteve sempre presente na evolução humana e no comportamento animal, continuando a ser uma constante seja qual for a sociedade, a época e o local.



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: