domingo, 22 de janeiro de 2012

Caminhada na orla de Maceió marca luta nacional contra maus-tratos de animais



Foto (-:Gracinha de Souza:-)

A manhã nublada desse domingo (22), foi marcada com uma caminhada em defesas dos animais realizado na orla de Maceió.  A concentração da mobilização foi no antigo Alagoinhas na praia de Pajuçara que reuniu vários defensores de animais e tinha como meta parar na residência do Governador do estado, Teotônio Vilela. Na passeata estavam presentes  a Vereadora por Maceió, Heloísa Helena, a nossa blogueira Gracinha de Souza, veterinários e representantes de ONGs, NEAFRA, etc.




Ao parar na frente do prédio que reside o Governador do estado, lançaram o grito de guerra " Unidos pelos animais. Crueldade nunca mais!", além de cantar a música "Pra não dizer que não falamos das flores".  Os defensores e adeptos dos animais, usaram as suas vozes para chamar atenção. A manifestação também contou com um discurso da vereadora Heloísa Helena que na ocasião, cobrou em público do governador, uma delegacia para crimes ambientais  e contra os maus-tratos de animais.


Foto/ reprodução
site alagoas24horas.com.br

No trajeto, os carros buzinavam em apoio a causa. Durante o percurso, foram entregues panfletos que orientavam a população de como lidar em casos de flagra de maus-tratos de animal e como formalizar a denúncia para que o crime não fique impune.




" A Lilica foi atropelada por um garoto que dirigia em alta velocidade na Avenida da cidade. Ele não se importou em nenhum momento com ela que agonizava em sua dor e aos gritos foi parar do outro lado da rua, e sim, com o carro do seu pai que devido a batida, quebrou uma parte do para-choque. Após o acontecido levei ela para minha casa com ajuda de amigos e estou cuidando dela até hoje. Ela quebrou a patinha, mas já está bem! A Lilica vai morar aqui em Maceió, pois a minha sogra já a adotou. Mas, quero justiça diante do acontecido. Depois do recesso, irei procurar  os direitos e levarei o caso a frente. Eu educo os meus filhos a cuidar bem dos animais, por isso que eles sempre colocam comida para os gatos e cachorros de rua. Venho de uma família do sertão de Alagoas que lidam com os bichos diariamente. Cresci os tratando bem e, tanto eu quanto minha família ficamos indignados quando vemos alguém os maltratando. Eu vim para a caminhada quando o  veterinário que cuidou da Lilica me convidou. Mandei fazer as camisetas para o pessoal de casa. Por acaso reencontrei a Heloísa Helena. Geralmente os nossos encontros são assim. Foi assim na política e agora por uma causa nobre ". Diz a blogueira, Gracinha de Souza

De acordo com os coordenadores do movimento, a pena atual para casos de maus-tratos de animais é de três meses a um ano de detenção, mas geralmente a pena acaba sendo revertida em pagamento de cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade.



“Muitos não sabem, mas os maus-tratos de animais é crime previsto na Lei 9.605 e com pena de três meses a um ano de prisão, mas na prática não acontece. Precisamos chamar a atenção para a causa e despertar a denúncia de crimes deste porte e a punição severa dos agressores”, destacou a coordenadora do Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM), Luceli Mergulhão.


Enquanto o Congresso não aprova a lei que revisa as leis que tratam das punições aplicadas a pessoas que praticam maus tratos contras animais (a  qual precisa de 1,5 milhão de assinaturas em todo o país), a sociedade se mobiliza de forma organizada na intensão de conscientizar a população e autoridades para a necessidade de mudança na legislação quanto à punição para os agressores de animais. 








Confira fotos abaixo:





















Fonte: site alagoas24horas.com.br

by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: