sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conheça situações que podem causar dor de cabeça



A cefaleia, nome cientifico para a tradicional dor de cabeça, é algo bem comum: 85% da população adulta mundial sofre, eventualmente, com algum tipo de dor de cabeça, mas geralmente consideramos essa dor normal e não a vemos como algum indicativo de problema. Veja a seguir as recomendações do neurologista Leandro Teles para evitar dores de cabeça desnecessárias. 


Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A queda abrupta dos níveis de estrógeno no sangue (seja em um ciclo natural, seja com a interrupção da pílula anticoncepcional) pode provocar crises de dor que, geralmente, ocorrem poucos dias antes da menstruação, mas podem ocorrer durante e eventualmente logo após o sangramento.


Fome provocada

Aquele jejum prolongado (a opção de ficar sem comer durante o dia) pode gerar dor de cabeça tensional e precipitar crises de enxaqueca. Isso ocorre pela diminuição do açúcar no sangue e a produção de neurotransmissores que podem deflagrar essas crises.


Muito calor

Dessa situação não dá para fugir quando o calor é intenso nas grandes metrópoles. Ele provoca cefaleia por causa à dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.


Alimentos

Os queijos amarelos fornecem substâncias que interferem na química cerebral, sendo que a principal delas é a tiramina, que incrementa a dilatação dos vasos cerebrais, uma das condições que respondem pela enxaqueca. O chocolate é outra gostosura que pode desencadear crises, pois ele possui moléculas que promovem alterações químicas no cérebro. Nessa lista, entram os frios e embutidos, que contêm nitritos e nitratos, substâncias nocivas que estimulam a dilatação dos vasos, e temperos que levam em sua fórmula glutamato monossódico, outro vasodilatador.



Privação de sono

Dormir bem é fundamental para afastar crises de cefaleia. Por isso, é importante regrar o ritmo do sono. Privar-se deste descanso ou dormir demais podem resultar em dores de cabeça.



Bebidas alcoólicas

O vinho tinto é outro produto que contém moléculas que alargam o calibre dos vasos cerebrais. Além disso, o álcool é um potente vasodilatador, ou seja, uísque, cerveja e vodca podem deflagrar a dor.



Bruxismo

Provoca cefaleia porque a musculatura mastigatória fica contraturada e provoca disfunção de ATMs (articulações temporomandibulares). Procure um dentista para resolver este problema.



Sinusite

Ela causa dor devido à inflamação e acúmulo de secreção com aumento da pressão nas cavidades chamadas seios paranasais. Isso provoca muita dor que piora quando o paciente abaixa a cabeça e/ou se submete a pressurizações/despressurizações.



Cafeína

Há quem reclame de dor de cabeça se exagera no café. Por outro lado, quem está habituado a tomá-lo, sente mal estar se ficar sem ele. O melhor é não exagerar na dose: três xícaras por dia é o ideal. Vale lembrar que a cafeína também é utilizada na composição de diversos analgésicos para aliviar as crises, afinal ajuda a controlar a dilatação dos vasos no cérebro.





Fonte: uol

by
(-:Gracinha de Souza:-)




Nenhum comentário: