sexta-feira, 8 de março de 2013

Irmã Redempta Borgers: A generosidade de uma Mulher

Laelson LinsQuero pedir licença a todas as mulheres guerreiras de São José da Tapera nesta data tão especial, Dia Internacional da Mulher, para prestar homenagem a uma delas, não mais importante do que todas, mas muito presente na vida de todos os cidadãos taperenses: A Irmã Redempta Borgers.
A rigidez com que a Irmã cobra disciplina aos seus educandos não tem como esquecer. Lembro-me que quando falavam a frase: “A Irmã tá aí!”, era aquela calmaria, pois ninguém da sala de aula se atrevia a fazer bagunça, nem se quer olhar para trás, pois a possibilidade dela está no cantinho do retrovisor era 99%. Contam os mais atrevidos que, uma lição de moral dada pela Irmã era pior do que as surras que levavam ao chegar em casa após os pais tomarem conhecimento do ocorrido. Os desordeiros contam ainda que as palavras suaves da Irmã Redempta de como deve-se comportar em sociedade e o sotaque holandês, os fazia, naquele momento, refletir e indagar-se “ Porque eu fiz aquilo sabendo que iria direto para a sala da Irmã?” E se arrependendo, não mais praticavam arruaças nos pátios do colégio.
Mas, não só de sermões é feita a Irmã. Seu coração generoso e seu sorriso farto faz desta Taperense (Titulada pela Câmara de vereadores) uma guerreira desde os primeiros dias que pisou em solo brasileiro. Foi enfermeira na cidade de Esperança, estado da Paraíba, e logo após chegar a cidade de Pão de Açúcar, acompanhava o Padre Petrúcio nas missas, e, como parte de sua rotina, prestava solidariedade na cidade de Palestina e contribuía ajudando as grávidas de São José da Tapera.
Quantas vezes ela, com seu coração bom, não ajudou ao sertanejo? E isso não só se refere às cestas básicas enviadas pela Cruz Vermelha para serem distribuídas na década de 70, mas também às vezes em que amparou o próximo, seja com suas palavras, seja na educação de qualidade que ela proporcionou aos cidadãos taperenses.
Quantos bolsistas dependem de sua generosidade e hoje se formaram ou são universitários representando a sua instituição de ensino? São dezenas de pais de famílias e profissionais que alimentam seus filhos através de sua visão político-social.
A Irmã Redempta, que é referência na educação do município, foi inúmeras vezes homenageada com desfiles cívicos promovidos por alunos, professores, coordenadores e funcionários de seu colégio, os quais eram realizados no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Dando destaque ao último desfile, que ocorreu no ano passado, o qual contava a trajetória de seus 50 anos, uma ala especialmente e única trazia os ex alunos que hoje são universitários ou formados em diversos cursos. Além disso, o colégio João Paulo II ficou entre as melhores escolas do estado de Alagoas. E nos últimos resultados do ENEM, a Instituição obteve a melhor média entre as escolas do Sertão alagoano. Essa é uma proeza que o corpo docente comemora com orgulho devido toda a dedicação com um mesmo objetivo.
Outra característica marcante do colégio eram as sainhas pinçadas a altura do joelho, blusa branca e sapatos pretos com meia soquete branca, compondo o tradicional fardamento da Escola de 1º e 2º Grau João Paulo II, que por muitos anos imperou. Mas, com a modernidade, as calças masculinas foram adotadas pelas jovens estudantes.
A Elizabeth Jacob Maria Borgers (Irmã Redempta) comemorará 83 anos no dia 17 de agosto deste ano. Teve a sua saúde um pouco abalada ultimamente, mas certamente não é a sua hora de nos deixar.
Com uma lucidez invejável e sempre sorridente, esta holandesa que nasceu na Vila de Bavel-Ginneken, município de Brabant do Norte, localizado ao sul dos Países Baixos (Holanda), prova que cada um de nós deve se preocupar com o próximo e investir na educação. Se cada um de nós fizermos um dos dois, certamente teremos um mundo que imaginamos, talvez não mais para nós mesmos, mas para nossos netos e bisnetos quem sabe?

Fotos; AQUI!

Nenhum comentário: