sábado, 27 de abril de 2013

Lagoa de São José da Tapera é motivo de mobilização em redes sociais

Gracinha de Souza
Desde o último domingo, 21, quando mais uma vez os peixes da Lagoa Caiçara ficaram as margens buscando oxigênio, um grupo de jovens insatisfeitos com o descaso da citada Lagoa, da cidade de São José da Tapera, estão fazendo uma mobilização no Facebook pedindo apoio aos conterrâneos para cobrar das autoridades uma solução para a poluição que acerca o local.
Na página do facebook do site Tapera em Foco, há mais de 19 curtidas e 40 comentários dos internautas em defesa da Lagoa, que vem pedindo socorro desde 2010 quando cinco mil toneladas de peixes mortos foram retiradas dela. Esses internautas estão confiantes ao usarem as redes sociais para que suas reivindicações cheguem às autoridades da cidade.
Vejo muita gente na nossa cidade preocupada com tantas coisas insignificantes e nada fazem por um lugar onde há vidas. A questão da lagoa não é estética, ou seja, de beleza. São os seres vivos que dela precisam. Sem dúvidas não esta bonita, mas a maior necessidade nesse momento é o de se resgatar as vidas que nela habitam, isso é urgente. Temos que conscientizar a nossa população sobre a sua função e importância no meio ambiente, também precisamos ter a noção que é nosso direito como cidadãos que seja feito algo por ela. Ser cidadão não significa estar preocupado somente com meninos de rua, trabalho infantil, prostituição, drogas e outras irregularidades em geral. Precisamos também orientar nossas crianças e jovens sobre a importância do meio ambiente, como preserva-lo e protege-lo para as futuras gerações,” disse Gracyane Mello, em uma tentativa de conscientizar e mobilizar a população.
Mas essa não é a primeira vez que esse impacto ecológico ocorre na lagoa e pessoas se mobilizam para tomar as providências. Na época em que a Lagoa Caiçara foi manchete em sites e jornais, secretários e o promotor Luiz Tenório estiveram presentes e garantiram uma solução definitiva para o problema. Uma verba que estava para ser destinada para uma possível revitalização estava a ser viabilizada.
 “A questão "MEIO AMBIENTE" é difícil de ser compreendida pela nossa população, pois 90% da nossa população taperense são leigos neste assunto, então como se restabelecer os danos praticados a Lagoa Caiçara? O gestor e os parlamentares têm culpa? Sim, por não valorizar o termo "Meio Ambiente”, o vocábulo de ordem do terceiro milênio. Agora mais um episódio da mortandade dos peixes da lagoa. Quais são as causas? Como Gestor Ambiental, acredito na poluição do ambiente, por razão da população jogar todo tipo de lixo. O que mais se associa a esse episódio é que a "LAGOA CAIÇARA" como ambiente de água doce possui tanto "PLÂNCTONS"(animais),quanto "FITOPLÂNCTONS"(algas),então essas algas em determinadas ocasiões se reproduzem intensamente, causando um fenômeno conhecido como "MARÉ VERMELHA”, que é visível observar algumas manchas avermelhadas em torno da água. Algumas algas dinoflageladas denominadas de pirróphytas (Perdinium e Gonyaulax) liberam uma neurotoxina que provoca a morte de peixes. Outro fator importante, trata-se de mais um desastre quando começa chover e deságua as primeiras águas para a lagoa, essa água vem do centro urbano, como também das periferias (lugar mais afastado do centro),não é totalmente poluída? Ao entrar em contato a água acumulada e poluída do recinto, acontece o pior ,um desequilíbrio ambiental que se repete mais uma vez,” revela o renomado professor Amilton Ramos de Lima, que é um defensor do Meio Ambiente.
Nessa corrente social, vários jovens, professores, representantes da mídia de São José da Tapera e inclusive o jornalista Mozart Luna se mostraram preocupados com a situação e também postaram seus comentários em apoio à causa.
Esperamos que a sociedade se organize e faça valer as suas reivindicações, pois uma sociedade organizada ela tem o poder de fazer com que suas reivindicações sociais sejam no mínimo assistidas pelas autoridades que certamente terão a obrigação de dar uma resposta sobre a ação promovida em sociedade

Fotos: AQUI!

Nenhum comentário: