quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Alagoas tem mais de 130 mil favelados, segundo dados do IBGE

Alagoas tem mais de 130 mil favelados, segundo dados do IBGE

Dados do Censo 2010 revelam que 11,4 milhões de brasileiros, o equivalente à população da Grécia, vivem em áreas ocupadas irregularmente e com carência de serviços públicos ou urbanização, como favelas, palafitas, grotas e vilas. São 6% dos habitantes do País. Em Alagoas, mais de 130 pessoas vivem em favelas ou similares.



É o retrato mais preciso já feito dessas áreas, e mostra que o problema é concentrado nas regiões metropolitanas, mas espalhado por todos os Estados. Dez favelas têm população maior que 40 mil, superior a 86% dos municípios brasileiros.



Em 2000, o IBGE identificou 6,5 milhões de pessoas, ou 4% do total, em “aglomerados subnormais”, denominação usada pelo instituto.



Não é possível saber quanto do aumento na década se deve à expansão das áreas irregulares e quanto se deve ao aprimoramento da metodologia de pesquisa, como o uso de imagens de satélite.



ALAGOAS



Em Alagoas, 130.428 pessoas vivem em favelas ou similares. Num total de 3.114.195 habitantes, 4% estão nessa situação. Maceió lidera com 114.659, em seguida vem Rio Largo, 3.662, e São Luiz do Quitunde com 3.632.

A pesquisa revelou também que o quadro mais grave de moradia está na região metropolitana de Belém (PA), onde 54% da população vive em favelas e similares.



No caso de serviços básicos, o que mais diferencia as favelas das áreas de ocupação regular das cidades é a proporção de casas com coleta adequada de esgoto. Para a relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, novos assentamentos precários irão surgir no país nos próximos anos. Ela aponta como motivos a elevação dos preços dos terrenos e as remoções mal conduzidas para a realização de obras, como as da Copa de 2014.


Fonte: site alagoasemtemporeal.com.br


by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: