quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vida de Universitário.

O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino à distância via internet. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores via internet em diversas áreas distintas. Os Cursos superiores via internet chegou para ficar. O ensino à distância existe ha algum tempo e não é uma novidade acadêmica. Mas o grande nível de interatividade que a internet permite abriu o caminho para que o próprio ensino superior se tornasse também não-presencial. segundo informações, os que tem mais vantagens para fazer este tipo de curso no Brasil são os professores. Fazer faculdade via internet requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez mais.

O regime semipresencial significa que parte do tempo curricular deverá sim ser utilizado em sala de aula, ao menos para as avaliações periódicas. Estas atividades em sala podem ocorrer quinzenal, mensal ou até bimestralmente. Outra característica da universidade via internet, ou e-learning, é que ele pode ser síncrono ou não. Isto é, o professor e seus alunos podem se encontrar via internet ao mesmo tempo; em videoconferências ou chats ou por e-mail.

.




Com o crescimento de Universidades em todo o país e especificamente no Nordeste o grande numero de universitarios em são José da Tapera vem surpreende a cada ano, seja nas Universidades EaD ou as tradicionais de CESVASF em Belem do são Francisco, PE Arapiraca e Maceió, AL. Entre os diversos cursos, Direito, Pedagogia, Letras, Historia e Geografia lideram entre as escolhas dos taperenses. Entretanto, Psicologia, Arquitetura entre outros também são escolhidos pelos conterrâneos.





Logo abaixo entrevista com jovens Universitarios.













"Eu Wanderson Cícero Silva terminei meu 2º Grau em 2006 na Escola Estadual Lucilo José Ribeiro.Assim que terminei prestei um Vestibular na FTC para História só que não formou turma,depois prestei na UNOPAR pra Serviço Social daí então cursei só um período mais não me identifiquei com o curso daí então tranquei.Em 2008 prestei outro Vestibular na CESVASF EM BÉLEM DO SÃO FRANCISCO-PE,pra História cursei 4 períodos só que resolvi tentar mais outro Vestibular pra DIREITO e conseguir passar em uma boa colocação era 100 Vagas e passei na 50º colocação ,foi uma alegria pra minha Família, no entanto todos os Vestibulares que já prestei tive excelentes notas na Redação e todos foram em Faculdades Particulares .Nunca precisei fazer Cursinhos preparatórios pra Vestibular,sempre persistente e acreditei e acreditei na minha competência .Resumindo cursei Direito ate o 3º período durante este período conheci pessoas especiais que me passaram muita segurança e sempre me dava a maior importância sobre o mundo Jurídico,pois não é fácil a pessoa estudar no meio de outras de estados diferentes ate por que só tinha eu de Alagoas e o restante era de Petrolina-PE.Temos se passaram minhas amigas transferiram pra Petrolina, pra ficar juntos de seus familiares essa atitude foi muito difícil eu aceitar pois as pessoas que eu mais me identificava foram embora.Concluir o 3º período e pedi a minha transferência aqui pra Alagoas pretendo voltar em Agosto se tudo de certo.
Recebi uma proposta de emprego só que não tenho magistério pra seguir a carreira como professor daí então prestei outro Vestibular na FTC pra BIOLOGIA estou cursando e pretendo logo arrumar um emprego e quanto a minha faculdade de DIREITO vou tentar conciliar as duas pois me identifiquei com o curso, minha MÃE sempre meu deu a maior força pra mim conseguir meus objetivos e futuramente ser um bom Profissional.Nem todas as vezes sento pra estudar, mais quando to na internet sempre estou me atualizando nas matérias e revisando assuntos do meus interesse,e em geral também .Quando é período de provas sento com estudar coloco vários livros pra tirar minhas duvidas , tenho um grande apoio da Minha Mãe pois é Graduada em História .Me sinto um cara super inteligente sempre consigo o que quero estarei trabalhando futuramente e mostrando a minha competência". Diz Wanderson






















"Vida de Universitario é dura, claro. Correria todos os dias. As vezes não tem nem dinheiro para o lanche com a turma. Muitas vezes tive que renunciar festa para estudar até altas horas. Cinema? Apenas uma vez por mes. Balada em camarote em carnaval fora de epoca? Nem pensar. Já a moda, gosto como toda garota da minha idade. Mas, não deixava de ser umproblema. Tudo que pedia para os meus pais comprar, eles sempre me falavam... Não dá, vai pesar no dinheiro da faculdade. Eu sofria mais entendia. ...mas a de recém-formado consegue ser ainda pior. É claro que isso depende muito da área, mas posso garantir que a pós-colação de grau, em geral, é bem sofrida. Não pretendo chegar a grandes conclusões com esse post, é mais um desabafo do que qualquer outra coisa. 1. Seus colegas te enxergam como um E.T. por você se recusar a fazer trabalho voluntário. Veja bem, não tenho nada contra o trabalho voluntário em si. Só acho que nós passamos dois anos atendendo de graça na clínica por algum motivo: aprender. É óbvio que, apesar dessa breve experiência, saímos "crus" da faculdade, e os macetes da profissão a gente só vai pegar com o tempo. Só não acho certo atendermos sem cobrar absolutamente nada até que estejamos totalmente seguros dos nossos conhecimentos. Até porque, espero nunca chegar ao ponto de dizer "agora eu já sei muito e posso parar de aprender". É triste que tenhamos que fazer estágios não-remunerados durante a faculdade (sendo que para outras áreas se paga até R$1.000,00), mas continuar não-remunerado depois de terminar o curso é demais para mim. Acho que aprendizado e cobrança podem caminhar juntos tranquilamente aliás, como acontece em todas as áreas. Alguém já viu um contador oferecer o cálculo de impostos de uma empresa de graça porque é recém-formado?" Diz Cristiane Duarte.(Universitaria do CESMAC Maceio) que não quiz postar fotos.








"As pessoas são muito preconceituosas. Não vejo diferença no ensino EaD e em faculdades tradicionais. Se o MEC aceita as condições das EaD então elas são de acordo com o regimento. De fato, esse era o meu grande sonho, em fazer uma faculdade e estou adorando e me dedicando ao máximo todos os dias, pois não é porque a faculdade só é um dia por semana que eu estudarei apenas naquele dia. Eu acredito que o aluno é com faz a escola, os estudos. Vejo tantas pessoas que estudam em faculdades caras e conceituadas e não são bons alunos e não passam em nenhum concurso, aí eu te pergunto, de que adianta?
Eu quero aprender e ter um nivel superior sim claro, mas o conteudo é fundamental para a vida, e a UNOPAR estar me dando essa oportunidade." Diz Kelly Alves.
















O nosso Blog, conversou com alguns alunos e pediu que eles dessem dicas e sugestões para você que está prestando e um dia estará lá. Saiba o que fazer quando estiver na universidade para aproveitar 100% o seu curso estudando e fazendo amigos.






Socialize-se


Socialmente a faculdade é muito diferente do colégio, há lugar para todos os tipos de pessoas. Quatro anos é muito tempo, aproveite este tempo para conhecer outros estudantes e fazer amigos.
















Vença a timidez.



Se você é uma pessoa mais fechada e tímida, a faculdade é um bom momento para você superar isso. Existem muitos tipos de grupos, você pode participar de grêmios, grupos de estudo e debate ou das atividades esportivas.








Não é difícil fazer amigos.


Assim como você a maioria dos estudantes não conhece ninguém na faculdade e todos estão prontos para fazer novas amizades. Não fique com receio de ficar sozinha e abandonada. Talvez você passe alguns dias comendo sozinha na lanchonete da faculdade, mas com certeza não vai passar disto.




Conheça a Faculdade.
Dependendo do tamanho de sua faculdade, devem existir muitos outros departamentos e áreas a serem exploradas. No meu primeiro ano de Editoração me aventurei pelas outras faculdades como editoração, publicidade e audiovisual. Fiz muitos contatos e aprendi bastante.









Adquira conhecimento.
Não se restrinja às aulas na faculdade, procure fazer outras atividades dentro da faculdade, principalmente se você não trabalha. Além de conhecer novas pessoas você aprenderá novas tarefas que lhe ajudarão no mercado de trabalho.







Estude, estude e estude.

Nos primeiros semestres você até pode cair na ilusão de que pode empurrar o curso com a barriga, mas não caia neste erro. Tudo o que você deixou de aprender irá lhe fazer muita falta no mercado de trabalho e lhe prejudicará bastante nos exames finais. Procure se capacitar na faculdade e não apenas se formar.


















by

(-:Gracinha de Souza:-)

3 comentários:

Marta Feliz disse...

Não é tão fácil quanto parece...
Quem faz Faculdade à Distância sabe o quanto é rigoroso. Digo isso por também fazer parte desse mundo virtual. E sei o quanto sou cobrada. Pois, necessitamos planejar nosso tempo para poder atender as exigências do curso.Fiz minha graduação na UNEAL (SANTANA), Pós-Graduação em Gestão na UNEAL ( Santana), estou cursando Especialização em Tecnologia da Educação pela PUC-Rio, e estarei ainda esse mes fazendo outra especialização em Mídias da Educação pela UFAL. Então, defino que o curso à distância depende de quem quer fazer e gosta do que faz.

Gracinha de Souza disse...

Ola querida Marta, muitissimo obrigada pela sua brilhante participação em nosso blog.


bjiim²


Gracinha de Souza

Gracinha de Souza disse...

Ola querida Marta, muitissimo obrigada pela sua brilhante participação em nosso blog.


bjiim²


Gracinha de Souza