terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jarbas Ricardo desafia governo do ex-prefeito: "O que ele fez em quatro anos, eu fiz em apenas dois."

Após a abertura dos festejos natalinos onde o presépio e a árvore de natal foram os protagonistas da noite, o prefeito Jarbas Ricardo nos concedeu uma entrevista exclusiva para falarmos do seu governo:
O prefeito Jarbas falou sobre a importancia da participação de todos pela educação, sobre a violencia, obras realizadas, as festas no municipio, o resultado do juri do assasino de seu pai, eleição da presidencia da câmara, entrevista do vereador Evandro Cardoso, Natal solidário de Clayton Xavier e ainda lançou um desafio.
"Eu quero que eles mostrem o que fizeram, falar é fácil. O interessante é que o vereador Evandro passou dois anos me elogiando e por que só agora eu não sou tão bom? "dispara o prefeito Jarbas.
Entrevista:

Como é para você nessa noite da abertura oficial dos festejos natalinos, realizar os sonhos de algumas crianças de ganhar presentes de Papai Noel, onde infelizmente, nem todas ganharão, só as cadastradas ?

R_ Estou feliz por estar podendo fazer um natal simples, mas fazendo. Existem muitas pessoas que reclamam mais não fazem, está sendo feito em Tapera. Com relação aos presentes, todas as crianças até 10 anos vão receber, porque as crianças fora da sala de aula de Tapera, está errado, então a nossa intenção é trazer essas crianças que estão fora da sala de aula, para ano que vem elas possam estar aqui participando. Todas as crianças da zona urbana, irão receber, das escolas do município e das creches. São em torno de 1.500 presentes. Tapera é uma cidade muito pobre, mais na medida que a prefeitura vem fazendo, está sendo feito o natal. A gente está tentando fazer com que as pessoas participem, prestigiem. Nós teremos agora a emancipação politica onde teremos uma grande festa, é um mês que a gente tem que rezar pra Deus, para as coisas aconteçam de forma tranquila, em paz, que é bom para Tapera.


Nas decorações natalinas desse ano, o presépio de tamanho natural e as árvores gigantes, chamaram a atenção dos cidadãos taperenses. De quem foi a idéia da ornamentação?


R_ Foi minha e da Nara ( esposa). Eu sempre insistindo em fazer alguma coisa diferente. Eu recebi até críticas por ter colocado o palhoção aqui, mas eu queria fazer a lapinha, uma lapinha em tamanho natural, e aqui era uma boa idéia. As pessoas que vão vir para a festa de emancipação, a banda vai tocar alí (na outra praça vizinha). Quem quiser festa tá lá, quem quiser uma coisa mais lingth, vai ter esse lado da praça mais tranquilo. A gente acredita que esse ano, seja melhor do que a do ano passado, e sonha para o ano fazer melhor, então assim, a idéia é nossa, de uma equipe que está lutando, brigando ,para fazer um natal um pouco melhor.

Vimos que o resultado do SOLETRANDO do projeto escola campeã foi muito bom, e que os alunos da zona rural estavam equiparados com o da cidade em termos de conhecimentos e hoje foi o dia que eles receberam os cheques no valor de R$ 1.000 cada, para comprar um computador, porém, apenas um dos alunos o da zona rural, quis de fato o computador para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, e os demais preferiram o dinheiro, só que a gente sabe que dinheiro mal administrado, a gente gasta que nem vê. Como você analisaria essas escolhas dos alunos?



R_ Esses alunos são de famílias pobres. Essa menina de Medeiros( município) que ganhou, se eu não me engano, não tem mãe, perdeu a mãe novinha. Ela lá em Medeiros não teria acesso a internet e ela me falou que seria melhor o dinheiro para investir nos estudos dela. Quando ela me perguntou se eu dava, eu disse que dava. Só para você ter uma idéia, esse ano foram gasto mais de R$ 150 mil reais em eventos de escolas e premiações. Só nos jogos estudantis, foram gastos mais de R$ 40 mil. Todo mundo se alimentou, todo mundo lanchou, todo mundo ganhou os presentes. O município tá tentando buscar as pessoas a participar mais da escola. Tapera tem um índice muito baixo na educação, há muitos anos, e isso não é culpa só do prefeito, do professor, é do sistema como um todo. Se cada um de nós dizer o seguinte: estou errado nisso, eu posso melhorar nisso. Eu como prefeito, estou tentando fazer a minha parte com salários em dia, salários bons. Eu queria que você visitasse as escolas de Tapera, conhecesse as escolas de Antas, na escola de Gavião, na escola de Soim, escolas que eram vergonhosas e não é reforminha de só pintar, foram ampliadas realmente. Não tinha uma escola que tivesse uma quadra, nós já temos seis quadras e ainda vamos fazer mais quatro. Tudo isso com recursos próprios, tudo isso com recursos próprios! É complicado, mais a gente fez. Todo incentivo que a gente pode dar para puxar os alunos, está sendo puxado.






Nós teremos o II Natal sólidário do Clayton Xavier.Dessa vez será junto com a emancipação politica de São José da Tapera. Essa parceria está dando o que falar, porque o ver. Marquinhos, junto com os demais organizadores do evento, estarão cobrando três quilos de alimentos não pereciveis por pessoa, e vemos que existem taperenses que não tem nem condições de doar um quilo, quanto mais três. Como você vê essa organização e essa quantidade de alimentos que estão sendo exigidos?


R_ Eu ainda não tinha conversado com Marquinhos e nem com Clayton. Eu estava negociando para que seja aberto. As pessoas que vierem de fora e quisserem doar, vão doar. As pessoas de Tapera que quizerem doar, vão doar. Estará um caminhão lá e a prefeitura vai deixar lá um caminhão de alimentos para a população de Tapera. Nós temos um programa de feira aqui que entregamos todo mês, então essas feiras a gente vai dar diferente. Ninguem de Tapera não vai ter que doar nada para poder entrar, se tiver que doar a prefeitura vai bancar. A idéia é que seja aberto. Como a gente aceitou a parceria de início, eu não posso aqui mudar as regras do jogo agora. Conversei com Clayton hoje por telefone, uma ligação muito ruim da Ucrânia pra cá é complicadissimo. Vou conversar com Marquinhos amanhã, mas a idéia é que seja aberto. Se alguém de Tapera precisar de alimentos a prefeitura vai está na hora lá e o povo de Tapera vai entrar de graça. Se alguém de fora vier praqui e doar, bom! Esse alimento, vai ser doado aqui, a quem precisa. Se criticou uma parceria, mas eu penso ao contrário, sempre que puder ter uma parceria, eu quero ter. As pessoas estão acostumadas a brigar, a discutir, a querer ter lado. Clayton não precisa da prefeitura para fazer esse evento, e nem a prefeitura precisa de Clayton, mas os dois juntos é muito bom. Se é bom para Clayton, é bom para o municipio. Hoje eu estou prefeito, mas daqui a pouco não sou. A Tapera precisa dessas parcerias, e estamos sempre buscando as parceiras com o governo do estado, buscando parcerias com outras entidades, e isso só quem ganha é a Tapera.

Na entrevista do vereador Evandro Cardoso, ele não terceu elogios ao seu governo, pelo contrário, ele fez sérias denuncias de irregularidades. Como você analisaria, ou seja, como se defenderia das sérias acusações?

R_ Vamos lá! Pelas as acusações do vereador Evandro, quando ele falou do meu governo, eu quero fazer a seguinte comparação: Ele foi secretário do outro governo(ex-prefeito José Antônio Cavalcante que era aliado do Jarbas, e depois de eleito rompeu com o grupo). O outro governo que ele fazia parte, eu fiz durante esses meus dois anos mais calçamentos que ele em quatro. Mostro rua por rua. Fiz quadras, seis vezes mais do que o governo passado. Fiz escolas, ampliações bem mais do que o governo do ano passado. Peguei um governo que não tinha um centavo na conta da PREVIDENCIA, hoje tem quase R$ 2 milhões de reais. Não tem um só dia de salários atrasados. O hospital funciona, os PSFs funcionam, então, a denuncia que ele fez, foi em cima de um transporte, onde eu peguei a prefeitura com um ônibus velho, quebrado. Vamos terminar o ano com cinco ônibus novos. Eu acredito assim, que a oposição de Tapera não tem moral nenhuma para discutir o que foi feito. Isso eu vou para uma praça, uma rádio, eu vou para qualquer canto porque vou mostrar como estou mostrando. Postos de saúde? Não fizeram o primeiro. Nós estamos fazendo nove. Pilões, Salgadinho, Gavião, Antas, nove! É muito fácil falar, mas não mostram o que fizeram, teriam que mostrar a gente fez mais escolas do que você! E olhe que eu estou comparando dois anos em quatro, olhe a vantagem que eu estou dando. dando dois anos de lambujo, eu estou comparando dois anos meus, em quatro deles. Eu lanço até um desafio, você pode até colocar no blog, dois anos em quatro, quem fez mais por Tapera? Quem fez mais calçamentos, quem fez mais salas de aulas, quem fez mais quadras, quem fez mais postos de saúde, quem fez mais consultas médicas, quem fez mais atendimentos odontológicos, quem comprou mais ônibus. Esse é o desafio que eu faço. Quem pagou mais o IAPREV? Esse é o desafio! Gracinha, eu não vou cair na tentação de fazer loucuras pra fugir da minha responsabilidade, pé no chão. O que puder fazer, eu vou fazer. Aquilo que eu não puder, eu digo, não posso! A denuncia do transporte de que só anda em transporte escolar os filho de gente rico, isso é loucura, Loucura! Se você pegar, 90% dos universitários de Tapera são pessoas pobres, pessoas que fazem o maior sacrifício para poder estudar, pessoas que só teriam condições de estudar se alguém fizer uma partezinha, em Tapera não tem ninguém formado. Eu vou sentar com os universitarios para o ano. Boto os ônibus para o interior e vemos como funciona. A gente não tem estrutura para colocar os ônibus nos dois lugares. Não é só em tapera não, isso é a realidade em todo o Nordeste. Se fosse só em Tapera, mas, é a realidade do Nordeste inteiro, fora isso... Eu vou corrigir, agora quem sofre são os universitários que vão perder o transporte, mas fora isso Gracinha, você pode dizer que o prefeito Jarbas Ricardo desafiou quem fez mais por São José da Tapera em dois anos do meu mandato no dele (ex-prefeito José Antônio) em quatro, é só isso, isso que é administrar! Não entro em babaquice, não entro em tolice, não sou vereador, não voto e nem vou ser votado. Não me meto em eleição de câmara, não me meto! E ele sabe disso. O vereador Evandro Cardoso, passou dois anos me elogiando, e por que exatamente agora eu não sendo tão bom? Foram dois anos de elogios na câmara, dois anos me elogiaram. Eu não tenho uma crítica lá na câmara. Só vivia me elogiando e por que só agora? Eu estou tendo a inteligência, a humildade de não me meter na eleição da câmara, não me meto. O problemas é deles pra lá! É um poder idependente. Eu não devo um centavo a câmara, todos os repasse são passados rigorosamente em dia, a minha parte eu faço. Eu respeito demais a câmara e essa idependência Gracinha, eu respeito demais. A câmara é um problema deles, dos vereadores, não do prefeito.






O grupo dos vereadores do G5 falaram que seria a verdadeira oposição de São José da Tapera, hoje não existe mais a união do grupo, a maioria desses vereadores fazem parte da base do seu governo. Como você vê essa dilaceração dos vereadores onde a sociedade esperou muito por tão pouco?

R_ Eu sentei com eles no inicio do meu governo, quis mostrar para eles o seguinte; o que estivesse de errado em meu governo, me chame e diga: "Jarbas, isso aqui está errado, isso pode melhorar". A nossa conversa foi nesse sentido, diante da oposição construtiva, e eles aceitaram essa idéia. O vereador Marquinhos vivia me pedindo o calçamento da rua da Mangueira, tá calçada. Queria da rua 15, tá feito. O Vereador Luiz José, solicitou ao deputado uma quadra em Torrões, vamos construir. A vereadora Ana Selma, solicitou a construção da igreja de Baixa Grande, queria a reforma da escola de Baixa Grande, um posto em Salgadinho. Foi feito. Então, isso é parceria, isso é bom para Tapera. Eu quero a amizade do vereador Evandro, do Luiz José, eu quero de todos. Quero amizade e respeito, e eles tem o meu. Aproveito para dizer ao vereador Evandro, que democracia é isso. Se for para ele ser o presidente, ótimo! Será o presidente da câmara de Tapera. Se for para ser outro, pra mim, tanto faz A, B, C, ou D, não tenho preferência, não me meto e não vou me meter. O G5 foi convidado a me ajudar a governar, e ajudou.



Em entrevista com o vereador Pedrinho ele me falou que de fato existem documentos que provam que a eleição do segundo biênio do vereador Evandro não foi feito no prazo legal, e que existe documento para tais argumentações. Como Você analisaria a possibilidade do vereador Evandro não ser o candidato a presidência da câmara, e sim, o vereador Pedrinho que se mostrou o mais interessado?

R_ Gracinha, pra ser sincero com você, eu não me meti, nem procurei saber sobre esses detalhezinhos. Eu não sei como se procede uma eleição de câmara e nem procurei saber. Não procurei saber. Essas informações, eu preferiro que eles se resolvam pra lá, os nove, porque apartir do momento que eu começar a me envolver, é ruim para Tapera. A câmara é um poder, o poder legislativo é independente. O importante é ser independente. Sentei com os nove, sentei para conversar para tentar a paz. Mas, parece que não fluiu a conversa. Mas, é um problema da câmara e não meu.




Em pleno dia de audiência pública sobre violência (que ocorreu na câmara dos vereadores onde todas as autoridades estavam presentes) um ex-marido matou a sua ex-mulher. Semana passada mataram no meio da rua onde jovens estavam circulando normalmente. Qual a medida que está sendo tomada em parceria com o governo do estado para combater a violência em São José da Tapera, já que temos apenas dois policiais para tomar conta de todo o municipio?



R_ O Promotor Drº Luiz Tenório, as policias civil e militar estam tentando fazer o seu trabalho. Veio um carro para a militar e um para a civil em parceria com o governo do estado. Quando se analisa essas mortes eventualmente, uma foi por ciumes, uma loucura. A outra foi por uma briga banal. Infelizmente é a cultura de se matar por besteira. Não uma coisa que você pudesse previnir. É o tipo da cultura tola, besta, maluca, ignorante que a gente tem que rezar para que essas pessoas e crianças cresçam diferentes. Gracinha, o que tem que fazer está fazendo. Eu tenho aqui a parceria com a policia militar, policia civil é o que eu posso fazer. Se eu for me meter, eu vou me meter numa área que não é minha. Aí eu começo a ser colocado de lado. Eu não posso mandar no delegado, eu não posso mandar no juiz, eu não posso, nem se eu pudesse eu queria. Eu procuro fazer muito a minha parte. Muitas vezes eu sou até criticado. Mas eu não me meto onde não é da minha saga. Policia é governo.




Acredito que deve ser um sofrimento constante para toda a sua família esperar esses anos para o julgamente do Hermes Maia (ex-prefeito de São José da Tapera) que foi o autor intelectual do assasinato do seu pai o ex-prefeito Enio Ricardo. Como você vê essa situação?


R_ Teve um novo juri no dia 10 de novembro e foi concluido! A pessoa voltou a ser condenada. Nós entregamos nas mãos de Deus! Há 15 anos está com Deus e com a justiça! Todo mundo sabe que a gente não é de vingar, de matar. Quem nos conhece sabe. Os próprios que fizeram isso com papai sabem que a gente não é de matar ninguem, está com Deus e a justiça.








by
(-:GRacinha de Souza:-)

Nenhum comentário: