quarta-feira, 7 de março de 2012

Mulher morre após ser submetida a lipoaspiração em Maceió

Foto/reprodução

Um lamentável episódio ocorreu nessa terça-feira (6), quando a funcionária pública Raquel Martins Damaceno, de 46 anos, se submeteu a uma cirurgia plástica de lipoaspiração.  A funcionária pública faleceu após ter sofrido parada cardíaca em decorrência do procedimento que foi realizada no Instituto de Olhos de Maceió (IOM).  Familiares culpam a clínica oftalmológica, por não estar equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já que Raquel precisou ser transferida às pressas para a Santa Casa de Misericórdia. 


O irmão de Raquel, Raul Martins, em entrevista a TV Gazeta, informou que a funcionária pública custeou R$ 15 mil pela cirurgia por motivo estético. “Ela estava fazendo academia, estava bem de saúde, mas queria fazer essa lipo por motivo de estética mesmo. Minha mãe e eu achamos estranho quando ela disse que faria no Instituto de Olhos, porque não sabíamos como uma clínica para olhos poderia ter todo o equipamento para uma cirurgia no abdome”, comentou, acrescentando que a família pretende acionar a Justiça. 

Já o Instituto de Olhos rebate, que a morte da paciente foi fruto de suposta negligência, acrescentando que todos os procedimentos de reanimação foram efetuados. “Tive conhecimento desse acidente na sala de cirurgia, onde a paciente sofreu uma parada cardíaca e foi prontamente atendida pelos profissionais. Não conseguimos estabilizá-la e, portanto, foi necessário transferi-la para a UTI de outro hospital”, relatou o diretor do IOM, Carlos Paes. Após ter sido levada por uma equipe do Samu até a Santa Casa, Raquel entrou em óbito.

De acordo com Carlos Paes, o profissional que efetuou a cirurgia, iniciada por volta das 8 horas, foi o especialista Valter França. A unidade, segundo ele, teria total estrutura para a realização da cirurgia plástica. Já o anestesista foi identificado como Wilson Nasário. França não quis se pronunciar à imprensa. A diretora da clínica particular onde atua, Adriana Vieira, falou pelo médico.

“Ele não quer se pronunciar por respeito à família. Mas o que aconteceu é que, no fim da cirurgia, ela sofreu a parada cardíaca. Entretanto, ainda no centro cirúrgico, ela foi reanimada e sedada. Só então foi transferida para a Santa Casa, onde infelizmente teve outra parada e não resistiu”, afirmou. 

E de acordo com o relatório de óbito do Hospital Santa Casa, a causa da morte foi identificada como “parada cardíaca com embolia gordurosa”. 

Os parentes de Raquel aguardam a liberação do corpo no Instituto Médico Legal. Após a liberação, velório e sepultamento ocorrerão no Campo Santo Parque das Flores, situado no bairro Tabuleiro do Martins.




Fonte: gazetaweb.com



by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: