domingo, 27 de maio de 2012

Os motivos de queda de cabelos

Queda x quebraSe depois de tomar banho o ralo do banheiro fica cheio de cabelo e a escova mais parece uma peruca é sinal de que existe alguma coisa errada. Você pode estar com queda de cabelo ou fios quebradiços. É comum, porém, que as pessoas confundam essas duas coisas.

“Queda com raiz não é quebra. É um problema interno dos fios. Existem vários fatores que podem levar à queda de cabelo, entre eles problemas hormonais, nutricionais, estresse, genética, pílula anticoncepcional, doenças específicas e cirurgias”, explica a Dra. Fabia Oppido, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia-RESP.

Já a quebra de cabelo acontece quando o fio não cai pela raiz e sim sofre algum estresse que o deixa enfraquecido. “Fatores ambientais como o excesso de sol e de vento, mudanças bruscas de temperatura, o cloro da piscina e processos químicos podem deixar os fios quebradiços”, diz a dermatologista.

Nestes casos a médica orienta que se use um protetor solar antes da exposição ao sol, chapéus, lenços. “Se seu cabelo está muito danificado, o ideal é que também se faça uma hidratação semanal ou a cada 15 dias. Cabelos com menos problemas podem ser hidratados uma vez por mês. Você não precisa ir ao salão para fazer essa hidratação. Hoje em dia há marcas ótimas no mercado.”

A hidratação serve para ajudar a recuperar os aminoácidos, moléculas que compõem as proteínas dos fios. Entre esses aminoácidos está a Arginina, fundamental para o crescimento do cabelo. Sua quantidade pode variar significativamente dependendo da pessoa, do período do dia e da alimentação. Fazer sua reposição é importante para recuperar a saúde dos fios e seu crescimento. Como tem baixo peso molecular e uma carga positiva dupla, a Arginina é fortemente atraída para os fios danificados, sendo eficaz na sua recuperação.

Outra recomendação importante feita pela Dra. Fabia é que se evite passar por dois processos químicos ao mesmo tempo , como tinturas e alisamentos. Ela também orienta que se estipule um intervalo maior a cada coloração, por exemplo, para preservar a cutícula dos fios.




Fonte: bolsa de mulher


by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: