terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos do colégio Lucilo realizam projeto sobre a consciência Negra.

Nessa segunda-feira (22) os alunos do 1º, 2º e 3º ano do colegio Estadual Lucilo José Ribeiro, realizaram o projeto Inclusão: Pedro Sólida da Fraternidade com a participação e coordenação da professora Rosilene que também é coordenadora do colégio Lucilo. Segundo informações, o objetivo desse projeto foi para conscientisar a sociedade taperense sobre a importância do negro, suas origem, lutas e conquistas. No citado projeto, comidas típicas, peças teatrais, musicais, cantos, danças, paródias, religiões, biografias, monólogos, dramatização de novelas, homenagens ao rei Pelé, entre outros, foram apresentados para os professores: Ana Lucia, Arlete, Eliane, Maria José(Ziza), Frânio, Anselmo, Renildo, Anísia Cristina, Everton, Sandro, Ana Maria (Lalá), Gisleide, César Ricardo, Maria José(Zezé), Agnaldo, José da Silva(diretor), Edna(Adjunta) e a contagiante coordenadora e apresentadora do evento Rosilene e demais convidados. No final das atividades, os alunos distribuiram as comidas para os presentes. Entre bolo de milho, mandioca, arroz doce, cocada, pé de moleque e feijoada, a galinha caipira com baião de dois foi o mais saboreado entre os convidados.







"Estou muito feliz e realizada com esse projeto sobre a consciência negra. Infelizmente ainda vemos preconceitos quando se retrata o negro no Brasil, justamente em nosso país onde temos vários negros guerreiros como exemplo de vida digna em defesa de nossa raça." Diz a aluna Gracinete.















"Todas as equipes estão de parabéns. Os alunos desempenharam cada trabalho com muita garra e determinação. As equipes; Pérola Negra, Quilombolas, Brasil coração da África e Preto e Branco, surpreenderam a todos nós. Os professores tiveram uma participação muito importante, colaborando e incentivando aos alunos mostrando que eles são capazes e vitoriosos como foram nessa noite com essa maravilha que estamos vendo aqui." Diz a professora, Gisleide.













“Nós temos esse trabalho há alguns anos desenvolvido aqui no Lucilo, e a cada ano os alunos nos surpreende com a habilidade na hora de interpretar, cantar, dançar, de produzir. As mensagem que eles deixam, que eles levam essa vivencia além dos muros da escola. Então,é gratificante esse projeto d a consciência negra que esse ano nós temos como tema Inclusão Pedra solidada da fraternidade que nós acreditamos que através da educação pela educação que a gente podo quebrar esse trilhão da decimal desse momento tão ruim que o racismo, preconceito contra o negro. Não só com o negro, todo tipo de preconceito que é ruim. Esse ano nós mudamos a questão de como pontual. Esse ano Os professores pontuando a medida da desenvoltura de cada aluno. Eles já adquirem uma pontuação base e mais 5 pontos a partir da participação, e o que eles vão desenvolvendo nessa participação então vai evoluindo nessa sua pontuação. Quero ressaltar aqui os professores também se engajaram nesse projeto, porque fizemos um trabalho em conjunto tanto de coordenação quanto direção os professores e alunos isso é gratificante porque fizeram colaboração do apoio também,. Quero agradecer também ao monsenhor Roservaldo por ter nos cedido o palco, e também os próprios alunos que se organizam para contribuir dentro de suas próprias possibilidades. Nos limites deles eles , eles se organizam e realizam e conclui esse projeto grandioso. A direção da escola também contribuiu com material didáticos, com o pouco que pode colaborar . A gente vai utilizando desses meios e vai acontecendo os nossos projetos.Eu acredito que a minha garra e alegria incentivando os alunos é porque a gente gosta a gente se identifica.Se esse projeto faz bem para a comunidade, a gente fica contagiada com a vontade de explodir com a realização desse grandiosos projeto sobre a consciência negra que foi realizado com muita responsabilidade e dedicação dos alunos aqui no Lucilo.” Diz a coordenadora do projeto e do Colégio Lucilo José Ribeiro, Rosilene.





Confira fotos abaixo:





Peças Teatrais das novelas Sinhá Moça e Escrava Isaura:






Homenagens aos 70 anos do Rei Pelé.





Comidas típicas brasileiras:







As diversas apresentações dos alunos:


















by
(-:Gracinhade Souza:-)

2 comentários:

fabinha disse...

oi loira parabéns pelas matérias,continue assim,lembra de quando éramos nós aproveitamos muito nesse colégio.
PARABÉNS DE SUA AMIGA QUE TE ADMIRA MUITO
FABINHA...............

Gracinha de Souza disse...

Minha amiga que adoroOo de paixão! Tenho muita saudade da época que eramos estudantes e participavamos desses eventos estudantis e como eu era a mais sapeca da turma sobrava pra mim e eu ainda puxava você, flavinha e Keyse. ÔH tempo boOom!!!


Lembra das peças que fizemos?

Maria bonita e lampião onde eu fui o lampião?

E a peça do titanic q eu levei taças, champagner pratos e talheres e eu fui o Leonardo de Caprio e voce a Keyte Willst?

E a peça sobre DSTs que eu era o empresário rico e pegava todas?



E o político corrupto q levava dinheiro na mala preta e erscondia na cueca?


Nossa, foram peças maravilhosas q lembro-me como se fosse hoje.


Quero q saiba minha amiga q mesmo não podendo estar perto de ti todos os dias devido a correria do dia-a-dia de cada uma de nós, te quero muito bem e tenho um carinho enoprme por ti.


bjiim²


Gracinha de Souza.