quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Barack Obama derrota Mitt Romney e é reeleito presidente dos EUA



Presidente Barack Obama liga para voluntário de sua campanha durante uma visita ao comitê de sua campanha em Chicago. (Foto: Jason Reed/Reuters)
O democrata Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira (6), após uma campanha muito disputada contra o republicano Mitt Romney.

Obama conseguiu, até a última atualização desta reportagem, 303 votos de um total de 538, contra 206 do rival, segundo projeção da AP.

A festa da vitória já acontece no McCormick Place, em Chicago, onde Obama acompanhou a apuração. (Veja no vídeo acima)


"Isto aconteceu graças a vocês, obrigado. Mais quatro anos", disse Obama - um pioneiro em utilizar politicamente as redes sociais - no Twitter.

Quase duas horas depois,  Romney, em discurso em Boston, admitiu a derrota.

O democrata foi para a cidade de Illinois, seu reduto eleitoral, acompanhar a apuração, já na noite de segunda-feira (5). Durante a tarde desta terça, reservou espaço para jogar basquete, seu passatempo favorito e também um "ritual" para o líder nos dias de eleições.

 
As pesquisas de intenção de voto realizadas dias antes da eleição apontavam um empate técnico entre os dois candidatos em âmbito nacional, mas com ligeira vantagem para o presidente nos estados-chaves.

No complexo sistema eleitoral americano , e o resultado em casa estado é que importa. Ao votar em um candidato, a população na verdade escolhe um colégio eleitoral dentro de seu estado, composto por delegados, que só então elegerá o presidente.

Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados, de 50 estados e do distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.

Antes da eleição, os estados de Nevada (6 delegados), Colorado (9 delegados), Iowa (9 delegados), Wisconsin (10), Ohio (18), Pensilvânia (20), Michigan (16), Virgínia (13), Carolina do Norte (15), New Hampshire (4) e Flórida (29) eram considerados tecnicamente empatados, e oficialmente poderiam ser ganhos por qualquer um dos candidatos. Obama já possuía ligeira vantagem na maior parte deles, menos na Carolina do Norte e na Flórida.

 
 
A vitória em Ohio e na Flórida acabou sendo crucial para determinar a vitória de Obama, após um tenso processo de apuração.
 
Fonte: G1
 
 
by
(-:Gracinha de Souza
 

Nenhum comentário: