terça-feira, 20 de novembro de 2012

Maceió é eleita a mais bela do Brasil

A bela Maceio conhecida como o carbibe brasileiro, foi eleita pelo portal IG como a cidade mais bela do Brasil. Com a sua  orla bem cuidada, com iluminação e pavimentação em dia, aliada à beleza natural das praias de águas mornas ajudaram Maceió a ficar em primeiro lugar na disputa. Com 21992 votos – 38% do total –, a capital de Alagoas disparou na preferência dos leitores do iG, deixando para trás outras capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, São Paulo e Brasília.

As belezas naturais da capital de Alagoas, Maceió,  tem o turismo como um ponto forte na economia do município, pois Maceió possui um grande potencial de atrair turistas,  por oferecer várias opções de lazer bem como a vasta programação cultural, além da gastronomia que é de dar água na boca.

Entre as evoluções está o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que foi inaugurado em setembro de 2005, considerado um dos mais modernos do Brasil. Já  o histórico bairro de Jaraguá, que foi palco para muito frequentadores durante o fim dos anos 90,  hoje em dia é apenas um bairro comercial, dotado de bancos, museus e faculdades.

Maceió é rico em museus que contam a história da cidade e de seu povo, dentre eles:


Museu Palácio Floriano Peixoto

Acervo permanente: Mobiliário do final do século XIX e início do século XX; prataria, cristais e objetos decorativos; pintura de Rosalvo Ribeiro e outros artistas alagoanos. Exposição temporária: O que é cartofilia, sobre cartões postais; com o tema: "Maceió já foi assim" com diversas temáticas.

Museu Théo Brandão

Possui um grande acervo de arte popular que foi doado pelo patrono Théo Brandão. É composto por peças de vários países como: Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu. Durante período natalino, desde 2005, o Museu recebe uma iluminação especial, dentro do programa Natal de Luz, da Eletrobrás.

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O rico acervo é composto basicamente por: telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, utensílios indígenas, armas que pertenceram a Lampião, móveis em variados estilos etc. No museu também encontra-se o mais completo acervo afro-brasileiro do país.
Maceió é uma cidade relativamente arborizada, possuindo áreas com muitas e com poucas árvores.

As praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca são as mais famosa.

Françes, Barra, Gunga




 
 Praia de Pajuçara

 Piscina Natural da Pajuçara
 
 Museu Theo Brandão

 Convento Penedo

Igreja de Nossa Sra. dos Anjos e Convento São Francisco, na histórica cidade de Penedo, Alagoas (foto José Aguilera).

Vista panorâmica de Maceio
 
 Orla de Maceio



Orla de Maceio
 
Praia de Cruz das Almas

Mirante Praia do Gunda


Praia do Gunga
 

Praia de Maragogi

Praia do Frances

 

by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: