domingo, 23 de maio de 2010

SALTO ALTO, USO COM CAUTELA.

Percebemos que inúmeras moças, de forma precoce, vem-se utilizando dos sapatos de salto alto como única alternativa para chamar "atenção e estar na moda". Não importa o modelo ou quanto custa, o importante é estar de salto alto. É claro que se vamos a uma festa social, o protocolo exigirá um calçado adequado. Em outra situação, o melhor é evitar, pois, assim, problemas posturais como a hiperlordose, poderão ser evitados.




Mas, a paixão feminina pelo salto alto é antiga, com muitos contras e poucos prós nós muljeres vamos nos equilibrando nesses modelos um tanto quanto desconfortavel, tudo em nome da "beleza."

Diante disso, abaixo, um "raio X " completo dos malefícios e benefícios dos saltões. De quebra, uma galeria de fotos com os sapatos mais bonitos que desfilaram pelas passarelas da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio.
















Imagine a estrutura corporal da boneca Barbie. Bumbum empinado, peito para frente, símbolos de uma postura elegante. Tudo porque a Barbie “nasceu” de salto alto. Já nós , sofremos para ficar com uma postura de boneca sobre saltos que muitas vezes ultrapassam o limite do bom senso. São dores da beleza, justificam as mais vaidosas estrelas ao falar das horas que passam de saltos e posturas ereta. Ser "elegante não é tão fácil assim, mas, comparadas ao ato de se depilar, sempre doloroso, usar salto alto tem uma grande vantagem, a gente se acostuma. Mas é do costume que vem o problema, se usado demasiadamente, o salto alto provoca uma mudança na musculatura, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos. E não é só isso, ele pode provocar danos à coluna (aumenta a lordose), dores no joelho, joanetes além da hereditariedade que também ajuda, já as calosidades, tendinite, unhas encravadas quando o modelo é de bico fino, são quase inevitais.

Para quem já se acostumou com o salto alto, o desconforto vem na hora de calçar um sapato baixo, irônico, não?





Mas antes que você se sinta “liberada” para subir de vez no salto alto, um recado de uma das estilista mais famosa do Brasil, Gloria Kalil. "A elegância de uma mulher não está apenas no salto do sapato, mas sim no vestuário, na educação".








Aqui algumas dicas importantes:




  • O salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm.
  • O sapato perfeito deve ser largo nos dedos e de preferência com bico e salto quadrado.
  • As plataformas, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem fazer uma melhor distribuição do peso do corpo, garantindo maior estabilidade.
  • Faça a compra no fim da tarde e à noite, quando seus pés estão mais largos.
  • Uma boa forma de avaliar se um calçado vai ficar confortável é, ao calçá-lo, verificar se sobram de 0,5 a 1,3 cm entre o dedo maior e o final do sapato.
  • A altura do salto e os modelos de sapatos devem ser revezados para o pé não se acostumar somente com um tipo de calçado.




















    Se o uso de sapatos com salto alto e baixo forem revezados, a musculatura não se acostuma, e as dores causadas quando o modelo de sapato é trocado tendem a diminuir.






















    Confira alguns modelos mais usados pelas mulheres e top model do Brasil e mundo.




















































































    Coleção do estilista Fernando Pires:






































































    Coleção da Melissa:




























































    by
    (-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: