quarta-feira, 26 de maio de 2010

Criança quebra a perna e a cirurgia só poderá ser feita depois de 10 dias.

Nessa ultima sexta-feira (21) um grupo de alunos estavam jogando uma partida de futebol na arena publica da cidade em mais uma das atividades física do colégio Estadual José Soares Filho. A arena fica localizado na Avenida Elísio Maia em frente ao Passaporte do Isac e do colégios Lucilo José Ribeiro. Em uma tomada de bola entre dois alunos, o Ronalson pisou na bola e caiu por cima do pé direito e fraturou. O garoto foi levado , O garoto foi levado pelas professoras Luciene, Leandra e Maria Helena para a UMERG(Unidade Mista Enio Ricardo Gomes) e o médico plantonista o encaminhou para um ortopedista da UE (Unidade de Emergência) de Arapiraca.





Segundo informações, ao chegar no hospital o médico estava de saída e apenas receitou um remédio de nimesulina e não realizou a cirurgia. O garoto foi mandado de volta para casa apenas com o pé enfaixado e a sua cirurgia talves será realizada só na próxima segundo-feira dia (31).



Com dores e parcialmente imobilizado, Ronalson Henrique de 13 anos fica a maior parte do seu tempo deitado no tapete da sala de estar da residência de sua avó Odete assistindo tv.











"A gente foi com ele para Arapiraca quando chegou lá, o médico estava de saída e marcou a cirurgia para segunda-feira. Ele passou um remédio para dor que acabou hoje. O remédio custou R$ 26,00 e tenho que comprar outro ainda hoje. O meu neto é impaciente, ele fica se mexendo o tempo todo. Eu fico até preocupada para ele não magoar a perna. É minha filha, tenho que esperar para segunda-feira com essa criatura desse jeito. Ele tava muito interessado nos estudos. A professora dele disse que vai trazer uns deveres para ele fazer aqui em casa. É bom, porque ele não ficar sem fazer nada, pelo menos, ele vai aprendendo mais. O meu neto aprendeu até ler e escrever esse ano. No inicio o meu neto estava desanimado, mas, veja como ele está preocupado com a escola. Já quer ir estudar."Diz dona Odete.


























"Eu tava em uma partida normal do jogo. O meu amigo veio pra cima de mim tomar a bola e jogou o corpo pra cima de mim e eu para defender a jogada também joguei o meu corpo pra cima dele, aí quando eu me virei, eu pisei na bola e caí. Na hora eu não senti nada porque o sangue tava quente, mas depois de alguns minutinho oia a dor. Os meus colegas me falaram que ouviram o estalo do osso quebrando. quando eu tomo o remédio eu não sinto dor não. È ruim ficar sem brincar e ir a escola, mas, a minha professora vai trazer os meus deveres porque eu não quero ficar de ano não. Eu já sei ler e escrever eu não quero ficar de ano não."Diz Ronalson Henrique.

















A nossa equipe tentou entrar em contato com a Secretária de Saúde Drª Jária Ricardo e não a encontramos na cidade e no celular. Entretanto, a enfermeira Vandilma que é coordenadora do NASF nos informou que o procedimento de imobilizar a perna do garoto é o de praxe.


"A imobilização mantém os ossos quebrados no devido lugar, impossibilitando sua movimentação até que eles curem. No caso do garoto, até que ele seja atendido para fazer a cirurgia." Diz a enfermeira Vandilma.



A enfermeira também nos informou que fará o impossível junto com a secretaria de saúde DrªJária para que o Ronalson Henrique seja operado ainda essa semana, ou seja, na sexta-feira dia(29) e não na proxima segunda-feira dia (31).












by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: