domingo, 10 de abril de 2011

Assunto sério:Bullying e Cyber Bulling : O que é?

O Brasil foi vítima de um terrorista que matou 12 crianças no colégio em Realengo_SP. Esse tipo de acontecimento nós só víamos em outros países. Segundo matérias vinculadas na mídia, o Bullying sofrido pelo marginal na infância na dita escola seria um dos motivos desse jovem de mente doentia e perversa.


Mas afinal, você sabe o que é bullyng ou se já foi vítimas sem perceber?


Como o Bullying está em evidencia entre as crianças,adolescentes e até adultos em todo o mundo, resolvi informa-los de forma direta.


Bullying é humilhar ,gozar da cara do outro, dominar situações de forma pejorativas entre muitos outros adjetivos de humilhação que pode ser feitos em qualquer ambiente social. Escola,trabalho, escolinha de futebol, sala de aula, entre outros. Bullying, é um termo Inglês que é utilizado para descrever atos ou ameaças intencionais e sistemáticos de violência física e/ou psicológica de um indivíduo ou grupo de indivíduos, sobre outro(s), incapazes de se defender.


Sabe aqueles filmes americanos em que aquele nerd faz todo o trabalho para o popular da escola e ainda dá o dinheiro para o lanche?

No caso o popular está cometendo Bullying!!



Gente, isto é um caso muito sério e ainda pode ser questionado que o Bullying sempre existiu, porém de uma forma mais lingth, afinal quem nunca teve um apelido que não gostava nos tempos de escola?

Mas, hoje em dia as reações são agressivas e custam vidas, por isso, a sociedade tem que agir com reuniões nas escolas, com políticos e tomarem uma atitude. É viável fazer propagandas na tv, rádio e sites para que todos possam dizer não ao Bullying e falar sobre o mal que tudo isso acarreta!

Se por acaso um de vocês ou amigos estiverem sofrendo esta barbaridade falem com seus pais ou com o colégio porque isso tem que acabar. As vezes a tal " brincadeira" é considera apenas para quem a pratica, e de mal gosto para quem a sofre. Geralmente os que são praticadores de Bullying nunca admitem que são, ou nem se reconhece por acharem que são os caras, os que zuam com a galera ou com quem passa. Muitos agressores por estarem de posse de uma situação que é desagradável para o outro, ultrapassam os limites da crueldade.




Mas, existe outro tido de Bullying, o Cyber Bullying que é cometido pela internet e é caracterizado crime, você sabia?


Esse tipo de ação é cometido na internet entre os sites de relacionamentos como: Orkut, msn, facebook, twitter, enfim, todos os meios de comunicação virtuais!



Se você já tirou onda com alguém usando fotos indevidas, montagens, comunidades, comentários com faker, entre outros, você é um cometedor de Bullying e merece ter os seus conceitos revistos. Se isso não for o bastante, você deve procurar um psicólogo para se tratar antes mesmo que vire um distúrbio mental, pois segundo informações obtidas em pesquisas com especialistas não se deve cometer esses tipos de atitudes com as outras pessoas em redes sociais e achar normal, até porque o Cyber Bullying é crime e tem delegacias especializadas. Ainda segundo pesquisas, o que pode parecer brincadeira vira uma lacuna para um problema sério de desvio de conduta.




Confira fotos abaixo:







MAIS INFORMAÇÕES DETALHADAS:


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.


O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.


O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullyingentre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.


As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.


As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.


O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.


No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos debullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.



Fotos- reprodução da web.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Sociologia - Brasil Escola





by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: