domingo, 10 de abril de 2011

O que é Preconceito? Pergunta difícil essa hoje em dia.

Preconceito é um conceito prévio de algo. São quando surgem as generalizações e frases, tais como: "Toda mulher tem TPM", "Mulheres são sensíveis", Lugar de mulher é no fogão", 'Negro safado', ' só podia ser gay', 'Esse gordo só come', "Hoje é dia de Branco"... entre outras.

Esse tipo de fala está presente em nosso dia-a-dia sem que nem percebamos. Fazemos piadas com um rótulo dado a algumas pessoas, negros, mulheres, portugueses, baianos, índios. É claro que aqui no Brasil, em alagoas, São José da Tapera, entre demais lugares muitas pessoas são vítimas diariamente. Mas o preconceito existe e acaba transformando nichos da. sociedade em pessoas excluídas.

Já ouviram falar de índios queimados, Gays linchados, negros mortos pela polícia, entre outros. Sim, existem brancos que são espancados, heterossexuais que apanham de pitboys(Olha o preconceito) e pessoas de qualquer outra raça sofrendo abusos.

Parem para pensar: Na cabeça do agrassor, a violencia não foi gratuíta, ela teve um motivo.

Imaginem que este homem é abordado por um grupo, e espancado sem motivo aparente:
Muitas pessoas, mas muitas mesmo, iriam imaginar que ele fez algo, ainda mais com essa quantidade de tatuagem e essa cara de bravo. Deve ser um malandro, ou pode ter sido preso. Muitos até diriam que ele tem cara de gente ruim ou envolvimento com o trafego de drogas.


Agora, imaginem se esse homem fosse cercado e espancado sem motivo aparente:

Pobre coitado, um médico bem sucedido, saindo do trabalho, foi assalto? Isso é um absurdo! A policia com certeza tem que prender esses marginais. Esse mundo está perdido. Tenho certeza que essas frases seriam muito ouvidas ou indagadas.


Mas se ainda não perceberam, reparem bem:






São exatamente a mesma pessoa. O cara com cara de mau e o doutor. Ele até ficou com cara de bonzinho não é??? Ou o doutor ficou com cara que tem menos competência devido a sua paixão secreta por tatuagem?



Esse é o pensamento típico preconceituoso.






Até pequenos anjos em sua pura inocência sofrem preconceito, porém entre eles a pureza não os impedem de brincarem feito criança, sem maldades e pré julgamentos.


De quem é a culpa? Da sociedade ?

Por que isolar os gordinhos nos esportes, ignoram os "CDFs", insultam os nerds e os geeks e venerar os "bonzões" de poder aquisitivo alto mesmo eles sendo gordinhos, negros e até nerds?


Será que o dinheiro também compra o pré conceito?


Por que será que a sexualidade de Cazuza foi aceita pela sociedade?

Por que será que globais negros são respeitados?

Por que será que o Jô é chamado de gostosinho?

Será que o estado, a fama o dinheiro é o passaport para engolir o pré conceito ou será que todos os outros de bio tipo semelhante não poderiam ter as mesmas qualidades que os demais citados?


Será que esse pensamento suaria mais um preconceito ? Será aceito como uma crítica ou revolta de um ser que não colabora com o essas atitudes?







O preconceito não vai terminar por que eu quero. Ou por que eu possa me sentir satisfeita em trabalhar em uma área tipicamente masculina. Ou por que os homosexuais estão de parabéns por realizarem mais uma parada gay. Ou por afirmar que tenho um amigo portador do HIV. Ou porque tenho amigos negros, outros gays e sou madrinha da filha de uma ex garota de programa e também tenho amigos gordinhos que gosto de coração sem ao menos as suas diferenças sociais, padrão de beleza ou a sua cor de pele interfiram, façam a diferença?


.






Infelizmente o preconceito vai continuar existindo dentro de seres humanos incapazes de aceitar as diferenças um dos outros. Mesmo no futuro, pois o mundo avança, as tecnologias avançam, porém existem seres humanos que fazem questão de não evoluir nesse sentido. Vemos de tudo nos tempo de hoje, entretanto o que não podemos deixar acontecer é o preconceito transformar-se em violência. Sempre que rotularmos alguém por algo, isso é preconceito. Devemos, como seres racionais, dar uma chance aos alvos do preconceito. Devemos tratar o próximo como gostaríamos de sermos tratados, com respeito.







Fotos- reprodução da web.



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: