terça-feira, 14 de junho de 2011

Diário revela detalhes da vida de Che Guevara


Publicação em Cuba comemora 83º aniversário do guerrilheiro argentino


Em homenagem ao 83º aniversário do nascimento do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, conhecido popularmente como "Che", Cuba lançou nesta terça-feira (14) um diário inédito que relata passagens de sua vida e da luta que levou ao poder Fidel Castro, em 1959.


O diário, chamado Diario de um combatente, abrange os fatos desde a chegada de Che a Cuba até a vitória da revolução, em 1º de janeiro de 1959 e é publicado pela editora australiana Ocean Press/Ocean Sur.


Amigos de Che recordam momentos

O Che "nos faz falta em Cuba, com sua capacidade de trabalho, de planejar, de convencer as pessoas. Lembramos que, em três anos, ele inaugurou mais de 30 fábricas enquanto projetava outras 30", disse Oscar Fernández Mell, médico que acompanhou o guerrilheiro durante grande parte da vida do guerrilheiro.


Fernández Mell, de 80 anos, também recordou que a época em que Che foi presidente do Banco Nacional, nos primeiros cinco anos da revolução, foi a "mais frutífera e gloriosa" da instituição.


A pesquisadora María del Carmen Ariet disse que Guevara foi um forte crítico dos países do bloco soviético, conforme o refletido no livro "Apuntes Críticos a la economía política", publicado em 2006.


O presidente de Cuba, Raúl Castro, quem substitui o irmão Fidel, desde julho de 2006, impulsiona um programa de reformas para tornar eficiente o esgotado modelo econômico cubano, de inspiração soviética, tentando descentralizá-lo.


No diário, Fernández Mell aproveitou para refutar o que chamou de "desvio" histórico, que atribui a Guevara "centenas" de fuzilamentos de militares e policiais da ditadura de Fulgencio Batista (1952-58) na fortaleza de Cabaña, em 1959, depois do triunfo da revolução.


O livro foi preparado pelo Centro de Estudos Che Guevara.


Em dezembro, o Centro publicará "El Pensamiento Filosófico", notas trabalhadas por Che durante 17 anos para a composição de um dicionário filosófico.


Nenhum comentário: