sexta-feira, 17 de junho de 2011

Intercom/NE 2011 encerra atividades com bom número de participações

O terceiro e último dia de Intercom/NE 2011, que teve participação de mais de mil pessoas durante esses três dias, contou com programação diversificada durante a manhã. A maior quantidade de participação dos alunos nesta manhã concentrou-se na mesa redonda, no laboratório Itaú Cultural e na oficina de Fotografia Publicitária. Já no horário da tarde, o público interessou-se pelas diversas atividades realizadas por toda a Fecom, como Expocom Jr, Divisão Temática, oficinas, programação recheada para os estudantes de Publicidade e Propaganda.

Manhã

Vera Paternostro, produção da Rede Globo.
(Foto: Victor Brasil)
Na mesa redonda Passaport SPORTV, os temas debatidos dessa manhã pelo apresentador Filipe Toledo e pela produtora da Rede Globo, Vera Iris Paternostro, foram: O caminho da informação, as novas tendências do telejornalismo e a busca pela inovação com a entrada dos recém formados nas empresas jornalísticas. De acordo com Vera Paternostro, “o Jornalismo está em constante mudança e os jovens talentos quebram esses padrões impostos e acabam inovando, com um olhar diferenciado para a matéria, o personagem e a situação”.


Aluna Larissa Fontes no Expocom
(Foto: Fabyane Almeida)

Ainda durante a manhã, a estudante de Jornalismo da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), de Maceió, Larissa Fontes, apresentou o trabalho “Resistência e afirmação cultural: Um olhar fotográfico e etnográfico sobre a comemoração à Iemanjá em Maceió-AL”. O trabalho foi desenvolvido através de uma análise das expressividades presentes na ritualização dos festejos, com o objetivo de buscar uma maior compreensão das religiões afro-brasileiras.




Werneck conduzindo oficina
(Foto: Fabyane Almeida)
A oficina do jornalista Humberto Werneck, que já trabalhou na revistas de circulação nacional Veja e Istoé, relatou como é fazer Jornalismo de boa qualidade a partir de experiências. Para Humberto, nada supre a ida do repórter à rua para entrevistar os personagens. “O jornalista escreve para o leitor, somos apenas mediadores entre a situação e quem vai receber a informação”, ressaltou.



Tarde
Mesa redonda sobre pensamento
comunicacional com professores.
(Foto: Victor Brasil)

No período da tarde, a mesa redonda com o tema “Alagoas na categoria do pensamento comunicacional” contou com a presença do professor Gustavo Acioli, Moacir Barbosa da UFRN e Sivaldo Pereira da UFAL, que debateram o uso correto das novas tecnologias na pesquisa empírica. Foram discutidos o designer, o conteúdo da informação que é veiculada na web, considerando uma forma rápida de informação e onda a sociedade busca novos conhecimentos.


Diretor de criação da Chama,
Hermann Fernandes
(Foto: Yulia Amaral)

Foram seis oficinas realizadas na tarde desta sexta-feira (17). Uma delas, foi ministrada pelo diretor de criação da Chama Publicidade, Hermann Fernandes, com o tema: “A importância do planejamento para o processo de criação”, onde disse que publicitários às vezes têm que mergulhar profundamente em áreas desconhecidas para ser um bom profissional.




Colóquio com José Marques Melo
e Douglas Apratto
(Foto: Victor Brasil)
Intercom Júnior, Colóquio sobre “Alagoas na cartografia do pensamento comunicacional brasileiro”, com participação do professor e escritor José Marques de Melo e o vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto e divisões temáticas, também movimentaram as atividades finais do congresso de Comunicação Social em Maceió.





A entrega de premiação para os estudantes que inscreveram trabalhos, juntamente com o encerramento do evento, aconteceram posteriormente, às 18h, no Teatro Deodoro.



As entrevistas com os palestrantes, professores, coordenadores e expositores você acompanhe na Web rádio no cesmacinfoca logo ao lado no Podcasts da Web Rádio - Especial Intercom Nordeste.


Matéria com jornalistas para publico LGBTs com reporter Allan Jones Clique Aqui
Matéria com expositores de Boca da Mata com a reporter Gracinha de Souza Clique Aqui



Fonte -site cesmacinfoca.blogspot.com




by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: