terça-feira, 10 de maio de 2011

Jornalistas: Deputados derrubam veto à exigência do diploma


Os deputados decidiram por unanimidade derrubar o veto ao projeto de lei que exige a obrigatoriedade do diploma para jornalista no Estado.

Por unanimidade de votos, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas derrubou, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10, o veto governamental ao projeto de lei que exige a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista em repartições públicas do estado.

O projeto de lei, de autoria do deputado Judson Cabral (PT), foi aprovado também por unanimidade pelos deputados no ano passado.

"Entendemos que a formação superior qualifica a imprensa. Mesmo indo na contramão do entendimento do ministro Gilmar Mendes, do STF, que eu considero equivocado, podemos tentar resgatar o direito dos profissionais da área e o estímulo aos estudantes do curso. Queremos uma imprensa livre, ética e qualificada", expôs Cabral, antes da votação do veto.

Antônio Albuquerque (PT do B) também se posicionou contrário a derrubada: "Não se pode dispensar da profissão uma formação de nível superior", afirmou, antes de solicitar dos seus pares a derrubada do veto.

Já o líder do governo na Casa, deputado Edival Gaia (PSDB), deixou a bancada livre para votar.

Desde que o Governo do Estado vetou o projeto de lei o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas vinha se mobilizando em defesa da derrubada do veto. Os sindicalistas distribuíram uma carta aberta intitulada “Em defesa do jornalismo e da sociedade”.

Na carta o sindicato argumentou que diversos estados e municípios já aprovaram a lei de exigibilidade do diploma nas contratações de jornalistas, sendo Maceió a cidade pioneira. Nos raros locais onde a lei foi vetada, as assembleias legislativas e câmaras de vereadores derrubaram os vetos, a exemplo do que na tarde de hoje em Alagoas.

A derrubada do veto - por unanimidade dos 21 deputados presentes à sessão - provocou uma reação de entusiasmo entre os jornalistas que atuam na assesoria da Casa de Tavares Bastos e os que cobrem o dia a dia do parlamento.



Fonte -site Alagoas24horas



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: