terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Belo Monte e Traipu estão entre as cidades cotadas para receber usinas nucleares

As primeiras usinas nucleares do Nordeste serão instaladas em localidades próximas ao rio São Francisco, de acordo com os primeiros resultados dos estudos feitos pela Eletronuclear e a EPE. Os trabalhos indicam quatro microrregiões favoráveis à construção dos empreendimentos, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Segundo o coordenador do escritório da Eletronuclear, Carlos Henrique Mariz, as microrregiões da Bahia e Pernambuco estão localizadas no submédio São Francisco, à jusante das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), e à montante da hidrelétrica de Itaparica (BA). Já as microrregiões de Sergipe e Alagoas estão concentradas à jusante de Xingó (SE), de 3.162 MW.

Dentro das microrregiões, a Eletronuclear estuda 12 sítios. Entre eles estão os municípios de Belém de São Francisco (PE), Rodelas (BA), Tacaratu (PE), Belo Monte (AL), Traipu (AL) e Poço Redondo (SE) e outros. De acordo com Mariz, no entanto, os sítios podem ser modificados, caso sejam detectadas áreas mais adequadas.

O governo federal planeja construir duas usinas nucleares, de 1 mil MW de potência cada, no Nordeste. A expectativa é que as plantas entrem em operação no início da década de 2020.


Fonte -site cadaminuto
by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: