sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Novo presidente da câmara fala sobre seu futuro legado

Depois de muito bate boca, brigas na justiça e muito mistério entre os vereadores Márcio de Ferrugem, Pedrinho e Evandro sobre quem assumiria o posto de presidente da câmara de vereadores de São José da Tapera, o ex-presidente da câmara municipal, Claudio Gomes, cunhado do ex-prefeito José Antônio Cavalcante, terá oficialmente mais duas companhias ao seu lado na galeria dos presidentes, trata-se dos vereadores: Luiz José, eleito presidente no primeiro biênio 2009 à 2010, e Ricardo Gomes Neto, candidato único do grupo do prefeito Jarbas Ricardo e eleito o novo presidente do segundo biênio 2011 á 2012 onde infelizmente só existiu uma vaga preenchida por uma mulher, a vereadora Claudete.




O novo presidente da câmara de vereadores de São José da Tapera, o vereador Ricardo Gomes Neto, o Ricardinho da funerária, começou a exercer a sua nova função no dia seguinte após a eleição, na quinta-feira (6). Segundo informações dada a nossa repórter Gracinha de Souza, alguns funcionários foram exonerados de seus cargos para organizar a casa. Ainda segundo informações, o novo presidente não teme ao desconhecido e a novas experiências. Ele está aberto a aprender com os demais colegas vereadores e não se sente intimidado por ter um jeito simples de viver. O presidente da câmara vai logo avisando que não vai adotar o terno como roupa no dia-a-dia, apenas quando estiver em uma seção na câmara.




ENTREVISTA:



Você é uma pessoa que venceu o vício do álcool. Como foi para você conseguir dar a volta por cima e qual a mensagem que você passaria para as pessoas que se encontram nesse momento com as mesmas dificuldades que você na época, sem conseguir se livrar desse vício?

R_ Foi muito difícil eu sair do fundo desse poço. Mas, nunca perdi a fé em Deus, principalmente porque eu sabia que um dia eu sairia, que Deus tem um propósito em nossas vidas , depois das tempestades vem as mudanças. O conselho que eu dou para essas pessoas e suas famílias como o pai, a mãe, é que nunca desista! Nunca desista dos seus filhos, dos seus esposos ou qualquer ente da família. A única salvação que tem é a esperança e fé em Deus, só isso mesmo!





Como foi o inicio da sua entrada na política? Você se inspirou em alguém para ser candidato a vereador ?
R_ A minha inspiração... O inicio pra mim foi por percorrendo esse município de Tapera porque eu trabalhava com vendas e via o sofrimento desse povo, um povo carente. Daí nasceu uma ideologia, servir o povo. Dessa forma me candidatei a vereador, o povo deu a confiança, fui eleito graças a Deus.


Nós sabemos que para ser um político eleito, tem que ter uma certa influência. Você precisou de algo para poder levar o seu nome por todo o município?

R_ A pessoa que mais me incentivou foi o meu pai, o Renato. A gente sabe que no município de Tapera ele é uma pessoa muito conhecida. E não esquecendo o saudoso Ênio Ricardo, meu tio, que me ajudou muito também nessa luta.


Entre os seus projetos apresentados na Câmara dos Vereadores, existe algum o qual ainda não foi realizado e é considerado um grande sonho ?

R_Eu coloquei várias indicações aqui na câmara e um deles é o centro de recuperação de dependentes químicos. Mas, infelizmente o gestor municipal ou não teve condições ou está se preparando para fazer, pois eu cobro direto aqui na câmara. As pessoas que comparecem as seções sabem disso. Estou na esperança de que seja em breve. Mas, tudo indica que no mês de Março para Abril eu estarei dando a abertura ao Centro de Apoio ao alcoólatra que é o popular AA( Alcoólicos Anônimos) para as pessoas que estão passando por esse momento difícil em suas vidas. Esperar pelo prefeito também não... Um pouco. Mas, eu tenho que fazer a minha parte também porque foi uma das minhas ideologias na campanha. Eu tenho que tentar fazer e não esperar muito pelo poder municipal.




Teve uma certa época que você estava um tanto agressivo ao se dirigir a pessoa do prefeito Jarbas Ricardo, por isso, especulava-se que vocês estavam brigados. Agora na reta final as coisas se acalmaram, o que aconteceu?

R_ (risos) Eu cobro muito do prefeito. As questões que se colocam aqui e quando eu vejo que não está sendo conduzida da maneira que deveria ser, eu cobro! Cobro hoje, cobrei ontem e cobrarei amanhã! Eu sou um cara que não tenho partido. Eu sempre falo que eu não tenho partido, o meu partido é o povo. Se o projeto for colocado um prazo aqui e o prazo não for realizado pelo prefeito, o primeiro que irá cobrar sou eu. Eu sou o fiscal do prefeito e não é porque eu sou primo dele que vou deixar pra lá, esse é meu papel. Às vezes eu dou umas pancadas nele aqui, mas é o meu papel de como vereador: Cobrar.



Em nenhum momento o seu nome foi cogitado anteriormente para ser o presidente da Câmara Municipal de São José da Tapera. Isso porque havia uma briga muito grande entre os vereadores Pedrinho, Marcio de Ferrugem e Evandro pela presidência. E você, veio que do nada e hoje é presidente. Por isso, todos querem saber o porquê de você ser o único candidato?

R_Por uma indecisão deles, de não tomar uma posição. Não se unir. Nessa indecisão nas reuniões que nós fizemos, surgiria um nome novo. Disputar uma chapa contra os vereadores Evandro e Márcio. Mas, decidimos fazer chapa única. E os três não se uniam. Não tinham conversas. Não tinham bom senso. Nasceu o meu nome, a chapa concordou. Foi do bom senso de todos, e me elegeram o presidente da Câmara de vereadores de são José da Tapera.



Sabemos que está com pouco tempo de governo. Mas, já deu para perceber alguma diferença entre ser vereador e presidente da Câmara? Como é sentir na pele tamanha responsabilidade?

R_ É sim mais uma responsabilidade. Mas a diferença, eu creio que não mudou muito não. Mudou sim, no sentido responsabilidade. Sabemos das questões a serem tomadas e analisadas. Pra mim, não mudou nada se é vereador ou presidente. Pra mim não influenciou em nada isso aqui. É apenas mais uma luta nesses dois anos para atender bem a comunidade de Tapera.



Ao chegar aqui você estava em reunião, já começou a trabalhar. Quando se pega a chave da Câmara quais são as primeiras atitudes a serem tomadas? Houve mudanças nos funcionários, gastos ou tributos?

R_ Eu assumi a Câmara está com dois dias. Os advogados estão cuidando dessa parte. Eu estou apenas analisando no momento os contratos que foram feitos com os prestadores de serviços. Exonerei alguns cargos comissionados sim, para saber quem são as pessoas mesmo. E eu tenho que convocar porque o que acontecer apartir de agora, daqui pra frente é de minha responsabilidade então, eu preferi exonerar logo para dar uma sequência daqui pra frente.




Na galeria onde tem as fotos de todos os presidentes da Câmara de vereadores de São José da Tapera, encontram-se ausênte duas vagas. Como será o procedimento para a colocação das fotos ?

R_ Agora mesmo será a vez do Luiz José. Se não colocou no próximo ano será colocado. A minha só se coloca quando eu terminar o meu mandato como presidente. Aí, serão colocadas as duas.




O ex-presidente da Câmara, Luiz José, foi tido como uma pessoa compenetrada e séria. Teve vereador que me falou que no inicio temia aquela postura devido a elegância de suas gravatas e que ao longo do tempo não temeu mais e o enfrentou cara-a-cara. E você como presidente, qual vai ser o seu estilo de se vestir e conduzir as seções?

R_ A maneira que eu vou conduzir essa casa vai ser popularmente do jeito que eu sou, do meu jeito de sempre. Na questão de me vestir, pra mim eu não tenho essa vocação. Só uso terno nas seções, sou meio relaxado nessas coisas. O meu negócio é canetada, é trabalhar.





A atitude do ex-presidente da Câmara, Luiz José, de ter feito a sede da Câmara de vereadores o seu camarote particular no show do Natal solidário do jogador Clayton Xavier deixou vários cidadão indignados. Hoje você como presidente analisando o que ele fez, teria coragem de fazer o mesmo? Qual a sua opinião?

R_ Sobre essa festa aí desse camarote que você está falando, eu não estava presente em Tapera. Cheguei aqui já era tarde. Dei uma volta na festa só para falar com o vereador Marquinhos. Mas, eu não vi. Eu poderia ser injusto se falasse que tinha visto. Eu não vi. Na minha pessoa, eu acho melhor o cidadão locar um camarote e fazer a festa com seus familiares, porque aqui é um órgão público e tem que ser respeitado. Aqui é o prédio do povo.



Nós percebemos que você é um pouco tímido. Como é que você vai fazer para comentar ou dar uma explanação dos assuntos abordados nas seções, dar a sua opinião no caso do tal voto "minerva''? Você já pensou nisso?

R_ Já pensei nisso sim. Mas, eu estou aqui não só para conduzir, como para aprender com os demais vereadores. Aprender um pouco mais. Cada dia aprender mais e sobre isso aí, eu acredito que Deus vai me dar a sabedoria de chegar nesse ponto e ser conduzido da melhor maneira possível.




Em várias seções que eu estive presente na Câmara percebi que você falta muito. Agora como presidente isso não poderá acontecer. O que você vai fazer para não faltar as seções e por que você faltava tanto quando vereador?

R_ (risos) Eu faltava em algumas vezes por questões pessoais, por doença. As outras vezes eu estava em São Paulo porque além do projeto do Centro de Reabilitação, eu tenho um outro projeto que é o sopão Popular para São José da Tapera. Isso aí a gente tem que correr atrás lá fora porque aqui infelizmente no Estado de Alagoas, são poucos os políticos que tem esse apoio a dar a gente. Eu tenho muitos amigos em São Bernado SP que são sindicalistas. O deputado federal Arnaldo Farias de Sá se comprometeu a ajudar, e ta ajudando. Nos meses de junho ou julho a gente tá trazendo o sopão para Tapera.



Como você ver o governo do Jarbas Ricardo como prefeito da cidade? Faça um analise geral dele como político e não apenas como seu primo.

R_ O governo Jarbas está bom. Não vou dizer que está a mil maravilhas porque eu seria incorreto. Está bom. Tá um governo que ta atendendo ao pessoal, a comunidade taperense. Falta muito! Falta muito mesmo! Mas, eu acredito que o governo... Precisa melhorar muito, muito mesmo!




Qual a nota que você daria para o governo do prefeito Jarbas Ricardo de 0 á 10?

R_ Hoje eu daria 9. Por quê? Porque falta muita coisa a ser feito. Tem os dois anos ainda, dois anos que restam. Eu poderia até aumentar essa nota para 10. Mas, no próximo ano pode ser que eu dê os 10 ou até amanhã mesmo eu posso dar os 10. Mas, no momento eu dou 9 mesmo porque falta muita coisa a ser feito.




Ricardinho por Ricardinho. Quais são as suas qualidades e defeitos? Como você se auto definiria?

R_ Eu sou um verdadeiro moleque. Sou aquela pessoa que você me encontra em casa, na rua, na câmara. Para poder chegar perto de mim, qualquer pessoa chega, chega da criança ao idoso, sem vergonha. Todos sabem que meu jeito é esse. Meu pai me criou dessa forma, uma pessoa simples. Se eu estou hoje como vereador e presidente, amanhã eu não estou. Pra mim, a minha forma é essa, de ser popular graças a Deus. Tenho os meus defeitos, tenho. Mas, isso aí só a Deus pertence. Sou uma pessoa simples graças a Deus.





Mudando de assunto...




Quando criança, o que você queria ser quando crescer?


R_ Meus sonho era ser Policial. Mas, o destino me desviou desse sonho. Hoje o meu sonho é ser advogado, cursar direito.



Qual o seu desenho favorito na infância?


R_ (risos) Era o Pica-Pau.






by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: