quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pitadas de saúde no seu cardápio

Dieta arco-íris: o benefício de cada cor

Você já deve ter ouvido falar que um prato saudável é aquele que possui alimentos coloridos. Pois é verdade! Segundo o nutricionista Thomas Taylor, as cores proporcionam grande diversidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes, essenciais para a saúde.

VERDE: couve, pepino, abobrinha, alface e abacate possuem clorofila, substância que pode ajudar a prevenir queda de cabelo e doenças cardiovasculares.

VERMELHO: a cor do tomate, do morango e da melancia indica a presença do licopeno, nutriente que previne o câncer e dificulta a degeneração das células do corpo.

LARANJA: esses vegetais atuam no metabolismo das gorduras e possuem betacaroteno, elemento que ajuda a manter o bronzeado da pele.

AMARELO: a cor é aliada da saúde e da beleza - contribui com a imunidade do organismo, elasticidade da pele e fortalecimento de unhas e cabelos.

MARROM: as fibras dos alimentos dessa cor - nozes, avelãs e castanhas - são boas para equilibrar o organismo, reduzir o colesterol e manter o equilíbrio intestinal.

ROXO: esta cor, que está no repolho roxo e na beterraba, pode ajudar na prevenção da degeneração celular e de doenças cardiovasculares.

Como posso incluir cogumelos nas minhas receitas?
Aparecida Agostinho, Osasco, SP

Champignon, shiitake, funghi e shimeji possuem alto valor nutritivo, pois são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e carboidratos. Além disso, contêm poucas calorias. "Você pode prepará-los sozinhos, em saladas ou grelhados, ou combinados com carnes, sopas, pizzas e risotos, considerando a diferença de sabores", aconselha a nutricionista Priscila Arruda. O champignon, por exemplo, muito utilizado em pratos como strogonoff, tem um sabor suave. Já o shimeji e o shiitake são mais fortes e presentes nas preparações japonesas, enquanto o funghi pode estar em risotos e molhos.

Troca esperta

Para não ter que resistir àquele pedaço de pizza, uma boa sugestão é escolher sabores mais saudáveis. A nutricionista Rosimary Luz sugere uma substituição:

Pizza quatro queijos: abusar do queijo pode comprometer a sua saúde. Isso porque eles possuem gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol e, em consequência, forma a placa de gordura nas veias.

Pizza de alho-poró: esse vegetal contém muita fibra e pouca caloria. É rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio, vitaminas B e C. Estimula a circulação e é de fácil digestão. Também ajuda a proteger o coração, prevenindo a hipertensão.

5 verdades sobre a uva

1. As uvas Isabel e Concord, as mais produzidas no Brasil, são ricas em carotenoides e flavonoides, dois excelentes antioxidantes.

2. Em geral, as uvas são fontes de fibras, vitaminas C e K, cálcio e magnésio, além de conterem grandes quantidades de potássio e vitaminas do complexo B.

3. Quanto à vitamina E, o nutriente está mais presente no óleo da semente e não a sua polpa.

4. A casca das uvas possui resveratrol, um polifenol com grande poder de combater os radicais livres, impedindo o surgimento de células tumorais.

5. Por possuir vitamina C, quando consumida após a refeição, ajuda na melhor absorção de ferro presente no feijão e na lentilha, por exemplo.

Só a margarina é capaz de reduzir o colesterol

Uma pesquisa feita na Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM) concluiu que a margarina é o único produto que reduz o colesterol, quando comparado com o azeite e a manteiga. Os resultados mostraram que as gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6, contidas no produto, influenciam positivamente o balanço de colesterol no sangue, o que ajuda a manter a saúde cardiovascular e a reduzir o risco de doenças coronarianas e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os pesquisadores, os resultados estão alinhados com as mais recentes recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ingestão de gordura, que promove a substituição de gorduras ruins, como a da manteiga, pelos óleos vegetais.

"Quer os vegetais com boa aparência? Se forem verdes, destampe a panela durante o cozimento. Se forem brancos ou amarelos, deixe a panela tampada. No caso da couve-flor, adicione um pouco de leite à água do cozimento para que fique ainda mais viçosa"


Fonte -site uol-revista viva saúde


by
(-:Gracinha de Souza:-)

2 comentários:

Jeniffer Haddad disse...

Não sabia dessas coisas. Adorei seu blog! Super didático.

Gracinha Radialista - Estudante de Jornalismo. disse...

Cara Jeniffer Haddad,seja bem vinda ao nosso blog. Em breve teremos várias entrevistas com demais personalidades. Muito obrigada pela visita.


(-:Gracinha de Souza:-)