quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pitadas de saúde no seu cardápio

Dieta arco-íris: o benefício de cada cor

Você já deve ter ouvido falar que um prato saudável é aquele que possui alimentos coloridos. Pois é verdade! Segundo o nutricionista Thomas Taylor, as cores proporcionam grande diversidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes, essenciais para a saúde.

VERDE: couve, pepino, abobrinha, alface e abacate possuem clorofila, substância que pode ajudar a prevenir queda de cabelo e doenças cardiovasculares.

VERMELHO: a cor do tomate, do morango e da melancia indica a presença do licopeno, nutriente que previne o câncer e dificulta a degeneração das células do corpo.

LARANJA: esses vegetais atuam no metabolismo das gorduras e possuem betacaroteno, elemento que ajuda a manter o bronzeado da pele.

AMARELO: a cor é aliada da saúde e da beleza - contribui com a imunidade do organismo, elasticidade da pele e fortalecimento de unhas e cabelos.

MARROM: as fibras dos alimentos dessa cor - nozes, avelãs e castanhas - são boas para equilibrar o organismo, reduzir o colesterol e manter o equilíbrio intestinal.

ROXO: esta cor, que está no repolho roxo e na beterraba, pode ajudar na prevenção da degeneração celular e de doenças cardiovasculares.

Como posso incluir cogumelos nas minhas receitas?
Aparecida Agostinho, Osasco, SP

Champignon, shiitake, funghi e shimeji possuem alto valor nutritivo, pois são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e carboidratos. Além disso, contêm poucas calorias. "Você pode prepará-los sozinhos, em saladas ou grelhados, ou combinados com carnes, sopas, pizzas e risotos, considerando a diferença de sabores", aconselha a nutricionista Priscila Arruda. O champignon, por exemplo, muito utilizado em pratos como strogonoff, tem um sabor suave. Já o shimeji e o shiitake são mais fortes e presentes nas preparações japonesas, enquanto o funghi pode estar em risotos e molhos.

Troca esperta

Para não ter que resistir àquele pedaço de pizza, uma boa sugestão é escolher sabores mais saudáveis. A nutricionista Rosimary Luz sugere uma substituição:

Pizza quatro queijos: abusar do queijo pode comprometer a sua saúde. Isso porque eles possuem gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol e, em consequência, forma a placa de gordura nas veias.

Pizza de alho-poró: esse vegetal contém muita fibra e pouca caloria. É rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio, vitaminas B e C. Estimula a circulação e é de fácil digestão. Também ajuda a proteger o coração, prevenindo a hipertensão.

5 verdades sobre a uva

1. As uvas Isabel e Concord, as mais produzidas no Brasil, são ricas em carotenoides e flavonoides, dois excelentes antioxidantes.

2. Em geral, as uvas são fontes de fibras, vitaminas C e K, cálcio e magnésio, além de conterem grandes quantidades de potássio e vitaminas do complexo B.

3. Quanto à vitamina E, o nutriente está mais presente no óleo da semente e não a sua polpa.

4. A casca das uvas possui resveratrol, um polifenol com grande poder de combater os radicais livres, impedindo o surgimento de células tumorais.

5. Por possuir vitamina C, quando consumida após a refeição, ajuda na melhor absorção de ferro presente no feijão e na lentilha, por exemplo.

Só a margarina é capaz de reduzir o colesterol

Uma pesquisa feita na Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM) concluiu que a margarina é o único produto que reduz o colesterol, quando comparado com o azeite e a manteiga. Os resultados mostraram que as gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6, contidas no produto, influenciam positivamente o balanço de colesterol no sangue, o que ajuda a manter a saúde cardiovascular e a reduzir o risco de doenças coronarianas e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os pesquisadores, os resultados estão alinhados com as mais recentes recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ingestão de gordura, que promove a substituição de gorduras ruins, como a da manteiga, pelos óleos vegetais.

"Quer os vegetais com boa aparência? Se forem verdes, destampe a panela durante o cozimento. Se forem brancos ou amarelos, deixe a panela tampada. No caso da couve-flor, adicione um pouco de leite à água do cozimento para que fique ainda mais viçosa"


Fonte -site uol-revista viva saúde


by
(-:Gracinha de Souza:-)

2 comentários:

Unknown disse...

Não sabia dessas coisas. Adorei seu blog! Super didático.

Gracinha de Souza disse...

Cara Jeniffer Haddad,seja bem vinda ao nosso blog. Em breve teremos várias entrevistas com demais personalidades. Muito obrigada pela visita.


(-:Gracinha de Souza:-)