segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vereador declara que a eleição do segundo biênio, do vereador Evandro Cardoso, não foi realizada em prazo legal de 72 horas.

O especialista em traumatologia buco-maxilo-facial e vereador de São José da Tapera, Pedro Soares Filho, conhecido popularmente como Dr Pedrinho, nos recebeu em sua Chácara localizada no Sítio Bananeiras, para uma entrevista exclusiva.



Entrevista:



Como é ter uma admiração dos cidadãos taperenses que o vê como uma pessoa amiga e capaz de dar uma palavra na hora que eles mais precisam de você como médico influente na área da saúde?




R_ Primeiramente quero agradecer a esse espaço que você estar abrindo para nós vereadores como pessoa e como autoridade Taperense. Com relação a essa pergunta, eu me sinto muito honrado com o povo de São José da Tapera e com tudo isso que você me diz. Sempre que eu passo alguém me diz algo de bom da minha pessoa, então, nada mais é do que o fruto de um trabalho que eu tenho feito ao longo dos anos em São José da Tapera e em todo Estado de Alagoas. Nos hospitais que eu trabalho, eu tenho muita amizade e influencias das pessoas certas; médicos, diretores, enfim, todas as pessoas de mais alto nível ao mais baixo, seja ele, rico, pobre, preto ou branco. Eu não tenho distinção, então é uma coisa que eu faço com muita honra e me sinto muito bem em poder fazer isso. São coisas que alguem poderia fazer por mim também se tivesse condições, por isso, que eu fico muito gratificado quando eu ouço as pessoas dizerem isso da minha pessoa, então eu fico muito honrado e agradecido a todas elas que me tratam bem e me elogiam.


Muitos cidadãos Taperenses questionam a sua ausência. Eles até abrem a boca para dizer que você não trabalha por Tapera por não estar sempre por aqui. Quando você não está na cidade ou na câmara municipal, o Pedrinho vereador, também está trabalhando pelos seus conterrâneos?



R_ É Gracinha, existem esses tipos de comentários, mas eu acho injusto. Injusto porque sempre que eu posso eu estou em Tapera em dias alternados; Terça, Quarta, quinta, Sexta ou Terça, Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Mas, eu tenho que tirar uns dias para que eu trabalhe em outros lugares porque eu não vivo de vereador, eu estou vereador. Eu sou cirurgião em traumatologia buco-maxilo-facial o qual faço tudo isso com muita honra e muito prazer. Em todo canto que o povo de Tapera chega, em qualquer centro hospitalar do Estado de Alagoas e fala no nome do Drº Pedrinho, pode ter certeza que o atendimento muda de imediato. Então eu preciso sobreviver, eu preciso manter as minhas condições, eu preciso manter os meus filhos estudando, manter a minha casa e todo o meu padrão. Para isso, eu preciso trabalhar. O mandato de vereador em si, não dar pra eu me sustentar, já que eu também faço a parte social com esse salário que recebo como vereador. Então, não é justo alguém dizer que eu não vivo em São José da Tapera. Sempre que me procuram eu estou em São José da Tapera, quando não estou, os meus telefones estão sempre ligados e atendo todas as ligações. Quando não posso atender uma ligação é por algum motivo, inclusive, quando estou no centro cirúrgico, numa clínica ou num ambiente que não posso atender como nesse momento da entrevista que acabei de desligar os meus telefones que não param de tocar, mas depois ligo e vejo se tem alma ligações e retorno. Então não é justo que alguém fale nesse tom que eu sou ausente em São José da Tapera. Eu sou o vereador e a pessoa mais presente em São José da Tapera porque eu tenho 24horas no ar meus telefones ligados.




Como você concilia a sua vida de vereador e médico nessas funções totalmente diferentes? É difícil separa o médico do vereador?


R_ Essa é um pergunta muito interessante. Eu gosto de ser politico e gosto da minha profissão. Conciliar essa duas coisas pra mim é maravilhoso. A parte política eu vivo desde pequeno quando o meu pai e meu sogro viveram dentro de uma política até hoje, então, é fácil conciliar. Eu gosto muito das duas profissões unidas porque uma coisa complementa a outra e as duas juntas fortalecem mais o meu nome e fortalece mais o povo de São José da Tapera.


Nesses seus dois mandatos, você teve projetos realizados no município, inclusive, aqui no Sítio Bananeiras onde esta localizado a sua Chácara e onde o povo daqui tambem precisam ser   assistidos? foi feito algo no sentido por essa gente, principalmente em termos de estradas ?



R_Nesses seis anos de mandato de vereador, nesses dois anos que estou no mandato do prefeito Jarbas Ricardo, existem muitos requerimentos e projetos os quais eu sempre, sempre fui atendido. Então, eu sou privilegiado nesse mandato. No mandato passado não que eu era oposição, a única oposição que tinha. Fui oposição no dia que entrei e no dia que sai. Mas, nesse mandato o prefeito Jarbas tem me dado condições de trabalhar e de fazer muito pelo povo de São José da Tapera, seja em estradas,  requerimentos de escolas e postos de saúde. O que eu peço eu sou atendido. Eu quanto qualquer vereador que pede, que precisa do prefeito Jarbas Ricardo é atendido com certeza.



Quando muitas vezes o cidadão ia a câmara de vereadores, ouvia os vereadores do antigo G5 falarem que eles eram a nova bancada de vereadores que os vereadores do passado não fizeram nada. Como você analisa esse ponto de vista, visto que, você também fazia parte dos vereadores que eles se referiram?


R_ Eu sou uma pessoa muito comedido com o que eu digo, com o que eu falo e com o que eu penso. Mas, determinados momentos, determinadas horas, a gente se depara com determinadas colocação como você me fez. Na posse dessa nova mesa de vereadores se falava muito em mudanças, se falava muito em honestidade, se falava muito em transparência, se falava muito nisso, e muito naquilo,ou seja, muito em coisas boas. Então Gracinha, você pode ter certeza que nada disso que se falou, que foi dito foi realizado pela Câmara de vereadores de Sao Jose da Tapera pelos que usavam os microfones e pelos que diziam que iam fazer. Que essa câmara é digna!  Essa câmara é honesta! E vocês vão ver. Então, não tem nada o que aplaudir a Câmara de vereadores de São José da Tapera a esse respeito. Quando eles falavam no mandato passado, eu muitas e muitas vezes eu pegava o microfone e falava que respeitassem aqueles vereadores porque eram vereadores dignos do voto do povo de São José da Tapera também, então não foram privilégiados, contemplados com a vitória, mas que são dignos e merecem o apoio e o respeito do povo e principalmente, desses vereadores novos que entraram e chegaram dizendo que ia fazer isso e aquilo e não fizeram absolutamente, nada. Para se ter uma noção, hoje dia 2 de Dezembro é a quarta sessão consecutiva que não sessão, então nós vereadores vamos para a câmara e quando chegamos lá deparamos com situações jamais vistas na Câmara Municipal. Hoje o presidente não compareceu, semana passada também não compareceu. Houve uma semana dessas aí que a primeira secretaria foi quem abriu a Sessão como presidente. Nunca na história politica de São José da Tapera se viu isso. Então, ela abriu, houve a sessão, houve votação tudo isso por conta da ausência do presidente da câmara, Drº Luiz Jose. Essa é a quarta vez. Provavelmente ele deve ter um justificativa, uma razão para ter faltado, mas deveria ter comunicado aos vereadores. Deveria ter deixado os seus assessores para colocar o livro de ata, o livro de presença na mesa, ligar os microfones e gravar a sessão. Mas nem isso foi feito, é tudo fachada. É uma pouca vergonha! É uma falta de respeito muito grande, principalmente com o povo de São José da Tapera e com os sete vereadores que estavam presente e não foi possível a realização da sessão porque não tinha os livros de ata e de presença. Não tinha condições.



O grupo G5 não estão mais juntos e dos 5 apenas 2 ficaram unidos. Houve especulações que existe um documento na justiça de vocês vereadores tentando derrubar essa candidatura do vereador Evandro Cardoso para o segundo Biênio. O que seria na verdade esse tal documento?


R_ Esse nome que você fala do grupo do G5 que existia, eu nunca liguei pra isso, porque eu ligo primeiro pra minha pessoa, eu sou eu. Quanto ao grupo dos cinco, eu procurava fazer o meu trabalho e dar respaldo ao povo do meu município. Mas, deve ter havido alguma coisa de errado entre esse grupo dos cinco que houve um afastamento, uma dissolução desse grupo. Então, eu não sei o porquê e também nunca procurei saber o porquê que só existem dois, os vereadores Evandro e Luiz José. Mas, são duas pessoas de bem, vereadores respeitados que também trabalham em comum pelo povo de São José da Tapera. Com relação ao documento que foi encaminhado para a justiça, existe sim um documento assinado por seis vereadores que a gente deu entrada na justiça. Mas, não é para derrubar a eleição do vereador Evandro que foi realizada não. No momento, existe um documento pedindo apenas um documento que existe na Câmara dos vereadores que é de direito de todos os vereadores, da prefeitura e de todo cidadão taperense que queira ter em mãos que é o regimento interno da câmara dos vereadores de São José da Tapera. Isso foi feito em comum acordo com os vereadores. A gente pediu isso verbalmente por diversas vezes e o presidente da câmara, Luiz José sempre negou. A gente fez por ofício assinado por seis vereadores e ele se negou a fazer, então não houve uma solução a não ser via judicial. Tudo isso por apenas um documento que um vereador tem que ter em sua mesa. Consta nesse documento algumas modificações no mandato passado e que estejam incluídos nesse regimento. Não sei o porquê ele estar se negando até hoje. Esse é o vereador presidente que abria a boca para falar que ia fazer uma Câmara diferente. Que ia fazer a diferença em São José da Tapera. Nós para adquirimos um documento de direito precisamos um trabalho desse, em entrar na justiça.


Na entrevista do vereador Evandro Cardoso, ele não polpou palavras e fez sérias acusações sobre a má gestão do prefeito Jarbas Ricardo, inclusive, sobre o projeto do Governo Federal Caminho da Escola, onde o ônibus está levando os universitários filhinhos de papai e não os filhos dos homens que residem na zona rural como deveria. Ainda na entrevista, o vereador desafiou alguém provar qualquer irregularidade do mandato dele para que ele pudesse renunciar como presidente eleito no segundo biênio, como você analisaria esse ponto de vista do vereador já que houve especulações que você seria o candidato dos demais vereadores?



R_ Veja bem Gracinha, quanto ao vereador Evandro estar desafiando os sete vereadores, ele não estar desafiando ninguém, porque ninguém está desafiando ele. Ninguém está provocando ele. Quanto a questão de provar se existem alguma coisa irregular na Câmara, isso quem vai dizer é em comum acordo os próprios vereadores. Se alguém está entrando com esse documento pedindo regimento interno, e eles estão se negando, é porque realmente existe alguma coisa de errado na eleição do segundo Biênio da Câmara de São José da Tapera. Se já estamos á 45 dias tentando adquirir esse documento que já deveria estar há dois anos em nossas mesas, então pode ser que haja alguma coisa de errado, e há sim, porque qualquer convocação para eleição de mesa diretora de uma Câmara, exige-se um prazo legal de 72 horas de convocação, ele foi infeliz na eleição dele por isso, porque ele deixou essa brecha, existiu essa brecha. Existe em ata que não houve essa convocação. Foi em dezembro de 2008 que a mesa diretora a qual o Drº Luiz José foi eleito presidente por 5 votos e 4 abstinência porque nós não votamos, votamos nulo. Nós saímos de imediato da primeira sessão porque já tinha acabado. Mas, ele convocou uma nova sessão em seguida e realizou a eleição para a mesa diretora para o segundo Biênio 2011 e 2012 sem o prazo legal de 72 horas. E não houve esse prazo, além do que, foi feito com minuria e não foi feito com maioria absoluta, então existe essa brecha. O que houve e o que está havendo é fruto de uma insatisfação com a mesa diretora atual. São pessoas do mesmo grupo desses cinco que você falou que estão presente também nessa marcha para que haja uma nova eleição. Essa nova eleição não é para derrubar o vereador Evandro, não é para humilhar ninguém e nem debochar de ninguém,  é apenas uma realização que se pede para consertar um erro que houve. Houve esse erro? Então se realiza uma nova eleição e tanto o vereador Evandro, Luiz José quanto qualquer um dos vereadores podem ser candidatos a presidente. Formam uma mesa, uma chapa com um presidente, vice-presidente, um primeiro secretários, secretário e sai candidato. Com relação a meu nome de ser candidato a presidente, eu ficaria muito honrrado de ser eu o escolhido, se me indicarem. Mas, por enquanto não existe no momento uma conversa de dizer que é o vereador Pedrinho, o vereador Marcio, o vereador José Filho, vereador Marquinhos, vereadora Cicinha, vereador Ricardinho. Não existe nomes, o que o grupo quer é união, inclusive, com eles dois para que se faça de forma limpa e transparente uma nova eleição corrigindo um erro que a Câmara, que a mesa diretora provocou anteriormente. Com relação aos ônibus rodando para a cidade com gente rica, o ônibus é para rodar para o municipio, independente que seja pra gente rica, pra gente pobre ou pra qualquer pessoa. Qual a culpa que o rico tem de ser rico? Qual a culpa que o pobre tem de ser pobre? Mas, o ônibus está servindo a comunidade. O ônibus não está servindo ao prefeito, a familia do prefeito, aos vereadores, está servindo a comunidade. Foi feita a colocação de que esse ônibus está sendo transporte de gente rico. E gente rico é o que? São os estudantes? E estudantes são ricos? Por que são ricas essas pessoas? Só por que são universitários? Elas ralaram muito na vida para chegar onde chegaram, por isso eles precisam de um transporte, de um apoio e de um incentivo também. Esses ônibus novos que estão chegando, vão para os povoados e municípios para também trazerem mais conforto para os estudantes da zona rural. E essas pessoas que foram citadas como ricos, como é que eles ficam se tirar esses ônibus? Eu faço essa pergunta. Eles vão pagar transportes para irem pra Santana, Pão de Açucar e Olho d' água das Flores ? Eles são estudante também, igual ao primário e precisam da ajuda da prefeitura.



A população de São José da Tapera, temia muito o mandato do prefeito Jarbas Ricardo porque diziam que ele iria, inclusive, atrazar o pagamento dos funcinários como fez na gestão da ex-prefeita Edneusa Ricardo (mãe ) quando ele era secretário de finanças. Faça um análise desses dois anos.

R_ Você me fez uma pergunta a qual eu estava ansioso que chegasse. O prefeito Jarbas, está sendo um pouco incompreendido porque eu digo a você, com toda certeza que o prefeito Jarbas é o prefeito que mais trabalha no Estado de Alagoas e desafio qualquer pessoa da Estado de Alagoas dizer que já realizou mais obras que o prefeito Jarbas. As obras são inúmeras. Se eu for citar aqui eu me perco. Mas, vou me arriscar a citar algumas; em termos de calçamentos, ele já fez mais de 30 mil metros. Postos de saúde, 8. Reformas e ampliação de escolas; inúmeras e grandes. Eu vou citar só o do Sítio Bananeira, a escola da Bananeira é uma escola antiga e grande que será transformada em um centro de saúde e ser construído uma nova escola com uma quadra de esportes, (por falar em quadras já temos umas 8 se você andar você ver), quadra de esporte aqui, um quiosquezinho, a igreja que está ajudando na construção e uma praça para Bananeira que não tem um centro. Existe esse projeto e já houve uma aquisição desse terreno e só está faltando agora os alunos entrarem no período de férias para ele dar início a isso. Está vindo para São José da Tapera, uma creche muito grande que será uma das maiores do Estado de Alagoas, um centro de saúde para o posto do Bairo Dez com todos os equipamentos, inclusive, com dentistas. Iniciou o Centro de Saude de Água Salgada. Está terminando o Centro de Saúde de Salgadinho e a escola nova de Torrões,(Sitios de São José da Tapera). O SAMU está chegando com toda equipe aqui na cidade, então são muitas, muitas coisas. A saúde quem quiser que fale, mas não existe igual, pois eu sou da área da saúde e não existe no Estado de Alagoas a saúde como a de São José da Tapera. Aqui nós temos médicos todos os dias no hospital. Temos os PSF's deficientes em algumas partes, em alguns setores porque médicos estão dificeis de se contratar mas, aqui existe todas as especialidades médicas, sem exceção. Somos elogiados em todos os lugares que eu chego que aqui é a única cidade que existe todas as especialidades. As vezes existe as deficiências quando muitas vezes tem um dia que você chega e tem um bom atendimento pelo médico, um bom atendimento pelos profissionais que alí estão e seus auxiliares, serviçais e tec. Enfermeiras que lhe atendem bem, mas pode chegar em um dia que tenha um deles que estejam com um problema em casa ou com o colega e não atende bem as pessoas. Mas, eu tenho certeza que cada vez que passa, vai melhorando esse atendimento. Também está chegando mais quatro ônibus novos, sendo três ônibus grandes e um pequeno. O prefeito Jarbas já assinou o convênio. Jarbas é o prefeito que mais trabalha, não é puxando o saco não, eu não sou de puxar saco de ninguém, mas é o que eu vejo. Ele está sendo muito correto comigo e com os meus requisitos e minhas indicações. Eu sempre estou sendo atendido, e não só a mim, a todos os demais vereadores sendo situação ou oposição. Para ele somos todos iguais Precisou dele, ele está de portas abertas. Isso, sem falar na parte social dele. não ver quem não quer. é só passar na frente da prefeitura e ver as pessoas lá a espera para falar com ele, a espera de uma palavra. Algumas pessoas que falam é incompreensão mesmo sobre o prefeito Jarbas Ricardo da parte deles.



Qual a nota que você daria para a administração do prefeito Jarbas Ricardo e por que?


R_ 10! Se existisse uma nota acima de 10, eu daria! Por tudo isso que eu falei anteriormente a você. Ele é uma pessoa que trabalha e vive para o povo de São José da Tapera. Seja na parte social quanto na administrativa e pelos beneficios que ele está trazendo para o municipio, seja na esfera Estadual ou Federal. Esse asfalto da cidade, digo de passagem que eu tive um dedinho também e tantas outras coisas que está ai a olho nú para todo mundo ver. O prefeito Jarbas hoje sem duvida merece, 10! Ele é o melhor prefeito do Estado de Alagoas, finaliza.







by
(-:Gracinha de Souza:-)

4 comentários:

EVANDRO CARDOSO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EVANDRO CARDOSO disse...

Confesso não saber de qual MUNICÍPIO o Ver. Esta falando, pois o mesmo destaca a saúde a nível estadual. Conheço a saúde de São José da Tapera, e sabemos que se quer tem lençol para forrar as camas no hospital...
Em relação aos ônibus do PROGRAMA FEDERAL CAMINHO DA ESCOLA, é exclusivo, para o transporte de estudantes da zona rural. Quanto aos universitários a prefeitura pode contratar com recursos próprios veículos para esse fim. O que não posso aceitar é que os alunos da zona rural continuem caindo do PAU DE ARARA e morrendo. Não conheço nenhum filho de Vereador ou Prefeito sendo transportado para escola em PAU DE ARARA.

Aldenir Lima Fontes disse...

NÃO CONHECEÇO ESSE MUNICIPIO TÃO BOM ASSIM, JÁ QUE SÃO OBRAS FEDERAIS OS ONIBUS,AS QUADRAS DEPOIS FICAM ABANDONADAS COMO A DO CABOCLO.O AUMENTO DO PROFESSOR,A PÉSSIMA MERENDA, AS ESTRADAS,A QUEDA DO COMÉRCIO,A QUEDA DAS FESTAS,A FALTA DÁGUA NO MUNICIPIO,ADUTORA DO CABOCLO,FALTA DE ÁGUA ATÉ NO HOSPITAL,REMÉDIO,COMO É QUE MERECE UMA NOTA 10. 10 NÃO É PRA QUALQUER UM.CADÊ A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA EMANCIPAÇÃO FICOU DE CARONA,COM O JESTO VOLUNTÁRIO DE CLEILTON XAVIER... REFLITAM COM A REALIDADE,AS ESCOLAS JUNTANDO TUDO NÃO DÁ UMA ESCOLA COMPLETA,CADÊ O NOSSO GINÁSIO DE ESPORTE TIRA ESSA QUADRA HORRIVEL DO MEIO DA RUA AO INVÉS DE REFORMAR... ONDE EXISTE TANTA MARAVILHA ASSIM?

Gracinha de Souza disse...

RETROSPECTIVA:

Sem dúvida, essa entrevista com o vereador Pedrinho foi uma das principais ENTREVISTAS de 2010,por isso, atendendo a pedidos de internaltas que me enviaram e-mail pedindo para recordar, resolvemos posta-la mais uma vez no topo do blog da (-:Gracinha:-)


Atenciosamente,


(-:Gracinha de Souza:-)