quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como o pombo-correio sabe para onde levar a carta?


Quando estamos assistindo filme de época logo eles estão lá para mandar o recadinho e voltar para o seu lugar de origem como fosse em um passo de mágica. Existem algumas teorias sobre a capacidade de orientação dos pombos-correio, mas nenhuma delas é 100% comprovada.

O que se sabe é que os pombos-correio sempre voltam para onde nasceram. E é só para lá e não para qualquer lugar que eles levam a encomenda.






As explicações mais comuns são:


- Os pombos têm um “instinto natural” parecido com o de aves migratórias;
- A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade;
- Eles se orientam pela posição do Sol;
- Eles possuem uma “bússola natural”, formada por partículas de magnética no bico. O mineral apontaria o norte da Terra. Os pombos-correio são usados há muito tempo, inclusive na Primeira Guerra Mundial. Sem comunicação por rádio, eles levavam recados entre os batalhões.



Como o pombo Cher Ami ajudou um batalhão na Primeira Guerra Mundial?

Segundo informações, Cher Ami nasceu e foi criado em uma base do Exército americano próximo à cidade de Binarville, na França. Depois de treinado, ele foi doado ao comandante da 77a Divisão de Infantaria Americana. Esse grupo ficou conhecido como o Batalhão Perdido por ficar preso em uma depressão na floresta de Argonne, ali perto. O Batalhão Perdido avançou rumo ao norte, enquanto o resto dos americanos ficou no sul. Assim, o batalhão acabou cercado por inimigos alemães e também sob fogo amigo dos americanos, que não sabiam que havia aliados ali. O comandante do batalhão mandou uma mensagem aos compatriotas por meio de Cher Ami. Após ter percorrido 40 quilômetros em 25 minutos, atravessando a região ocupada pelos alemães, o pombo chegou à artilharia americana gravemente ferido, mas entregou a mensagem. O texto indicava a localização do batalhão e pedia que cessassem o fogo. Os 194 soldados do Batalhão Perdido comemoraram, aliviados.




Como mensagem entregue por pombo salvou 194 vidas ?

Ainda segundo informações, o voo de Cher Ami (“Caro Amigo”, em francês) para salvar a 77a Divisão ocorreu em outubro de 1918. E foi a última missão do pombo, que foi gravemente ferido durante o voo. Alvejado pelos alemães, acabou ficando cego de um olho, teve o peito atravessado por uma das balas e uma de suas pernas foi arrancada! Apesar dos ferimentos, ele entregou a mensagem aos destinatários e salvou 194 americanos do Batalhão Perdido. Depois da façanha, Cher Ami teve que se aposentar, mas ganhou a Cruz de Guerra francesa em homenagem ao seu heroísmo.





by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: