quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem decide quem vai ter o nome na calçada da fama, em Los Angeles?


Quem bate o martelo sobre os novos homenageados é o comitê da calçada da fama, composto por representantes do cinema, teatro, TV, rádio e da indústria fonográfica americana. Funciona assim: o comitê se reúne uma vez por ano (geralmente em junho) e escolhe, entre 200 a 300 sugestões, cerca de 20 personalidades que recebem suas estrelas no chão de Hollywood todo ano. Aliás, é bom esclarecer que a calçada da fama é composta só de estrelinhas no chão. Muita gente confunde a calçada com aquela área na frente do Teatro Chinês, também em Los Angeles, onde os astros deixam a marca de suas mãos, pés e autógrafos, mas são coisas diferentes. Segundo informações, a tradição de autografar o cimento na frente do tal teatro existe desde a década de 20, enquanto a calçada da fama só foi criada em 1958. No projeto original, ela contava com 2 500 estrelas em branco, mas como em 1994 a constelação já estava quase repleta (2 mil estrelas já haviam sido preenchidas), a calçada foi estendida por mais alguns quarteirões. O mais legal é que qualquer pessoa pode indicar uma personalidade para a calçada: basta entrar no endereço www.hollywoodchamber.com preencher um formulário e mandar sua sugestão. Se a sua celebridade for escolhida, ela precisa desembolsar nada menos que 15 mil dólares para ser imortalizada na calçada (muitas vezes, essa grana é cedida por algum patrocinador).


Ainda segundo informações, pode ser indicada qualquer pessoa que tenha trabalhado no mínimo cinco anos na indústria do entretenimento, inclusive astros já falecidos. Mais de 2 mil astros deixaram sua marca no pavimento mais pop do mundo NOS PASSOS DA CALÇADA.



Confira alguns nomes:



ESTRELA PIONEIRA

A atriz Joanne Woodward, mulher do ator Paul Newman, foi a primeira personalidade contemplada com uma estrela na calçada da fama, inaugurando o espaço em 9 de fevereiro de 1960. A atriz estava no auge da carreira e tinha acabado de ganhar um Oscar pelo filme As Três Máscaras de Eva, de 1957.


ASTRO ANIMAL

A corajosa cadelinha Lassie - que na vida real era um cachorrão macho - apareceu pela primeira vez na telona em 1943, no filme A Força do Coração. Depois disso, estrelou dezenas de outras produções e séries de TV. Não deu outra: ela e o bravo pastor alemão Rin Tin Tin, outro astro das telas, foram homenageados pela dedicação canina ao cinema

Entre várias celebridades, o BRASIL também teve a sua representante.

Tudo bem, a Carmen Miranda nasceu em Portugal, mas, cá para nós, a pequena notável é muito mais brasileira que lusitana! Criada no Rio de Janeiro, a espalhafatosa cantora e atriz fez um tremendo sucesso no cinema americano nas décadas de 40 e 50, sempre com sua indefectível cesta de frutas na cabeça. Na calçada da fama, ganhou uma estrela póstuma em 1955.


QUE É QUE HÁ, VELHINHO?

Pernalonga, o coelho mais insano das animações do cinema e da TV, foi homenageado com uma estrela em 1985. Para completar o panteão dos personagens de desenho, a calçada abriu espaço para o Pato Donald, Mickey Mouse e Pica-Pau. Mas ainda falta o Patolino, o companheiro histérico do coelho maluco...



MONSTRO CINQüENTÃO

Na superprodução Godzilla, de 1998, o lagarto radioativo japonês criado por Eiji Tsuburaya esbanjava vitalidade para arrasar Nova York. Pode não parecer, mas o monstro comemorou 50 anos em 2004 - sua pioneira produção é de 1954. Em homenagem a seu aniversário e ao lançamento de seu 28º filme, o réptil faturou uma estrela em Hollywood.



CONSTELAÇÃO PARTICULAR

O polivalente galã americano Gene Autry é a celebridade com o maior número de estrelas na calçada da fama. Atuando, produzindo e compondo trilhas sonoras para dezenas de filmes a maioria nos anos 30 e 40, esse caubói texano foi homenageado em cinco ocasiões por seu trabalho no cinema, teatro, TV, rádio e indústria fonográfica.



Onde fica a calçada da Fama?

Em Hollywood, bairro de Los Angeles, na Califórnia. O endereço oficial é a avenida Hollywood Boulevard.

Tamanho da calçada: 10 quarteirões (aproximadamente 3 quilômetros de extensão)

Total de estrelas: 2 130

De que são feitas as estrelas: bronze e terrazo, uma espécie de mármore falso.






by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: