domingo, 3 de julho de 2011

Fernando Collor é vaiado ao chegar ao enterro de Itamar Franco



Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello tiveram recepções antagônicas, no início da tarde deste domingo, por parte da população que aguardava a abertura dos portões para o velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG). Na chegada do comboio das autoridades políticas à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), Lula foi aplaudido pela multidão, enquanto Collor foi recebido com vaias.

Além de Lula e Collor, estão presentes ao velório de Itamar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o vice-presidente da República, Michel Temer, além de ministros, senadores e deputados federais.

Itamar chegou a Juiz de Fora por volta das 10h25, após ser levado de São Paulo a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na cidade mineira, o caixão deixou o aeroporto em carro aberto, sob escolta de batedores, e chegou às 11h15 à Câmara Municipal. Músicos do Exército executaram o toque presidencial enquanto o corpo era carregado para o interior do palácio, onde dois Dragões da Inconfidência ficam de guarda junto à porta.

O velório teve início às 11h29, somente para familiares, amigos e autoridades. Depois será liberado para a população que espera ansiosa em frente à Câmara. Segundo o major da PM, Alexandre Nocelli, pelo menos 300 pessoas esperam para ver pela última vez o ex-presidente Itamar Franco. De acordo com o major, 600 policiais prestam apoio na segurança do trajeto do corpo até a Câmara. "Tudo ocorre com normalidade", disse o major.

O aposentado Adão de Assis Ferreira, 47 anos, foi o primeiro a chegar à Câmara Municipal para ver o corpo do Itamar Franco. Ele chegou às 7h30 da manhã. "Vim prestar uma homenagem ao nosso querido Itamar Franco. Eu sou habitante de Juiz de Fora há 40 anos, tive a oportunidade de ir em vários showmícios dele, ele era muito simpático com todo mundo. Foi um ótimo presidente, prefeito e agora senador. Eu fico muito grato por tudo o que ele fez de bom para nós brasileiros. Fico muito feliz por estar aqui na despedida dele", disse.

Na manhã de segunda-feira, por volta das 8h, o corpo segue para Belo Horizonte (MG), onde acontece novo velório, no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. De lá, segue para Contagem, a cerca 25 km da capital mineira, onde acontece a cerimônia de cremação, no mesmo local em que o ex-vice-presidente José Alencar foi cremado.

Itamar Franco morreu na manhã de sábado, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia. O estado de saúde de Itamar piorou na sexta-feira, quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com um quadro de pneumonia.


Fonte -site Terra



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: