terça-feira, 26 de julho de 2011

Presidenta Dilma Rousseff firma pacto pela erradicação da miséria em Alagoas

Mais uma vez Alagoas foi palco para implantação de programas do Governo Federal, desta vez, a presidenta Dilma Russeff veio a cidade de Arapiraca para dar início aos programas "Água para todos" e o plano "Brasil sem miséria."

Foto/reprodução

Nessa ultima segunda feira (25), a presidenta lançou no interior de Alagoas o plano "Brasil Sem Miséria" que engloba toda a região do Nordeste. Em Arapiraca, ela visitou a cooperativa de empacotamento de farinha formada por cerca de 40 casas de farinha com a presença do governador de Alagoas, Teo Vilela e mais governadores dos outros estados do Nordeste. Além das presenças do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa que presenteou a presidenta com a camisa do ASA(Time de Arapiraca), e da deputada Federal Célia Rocha e demais politicos da regiã, a presidenta apresentou ao Brasil um dos planos mais audaciosos da história da política. Como cabe os municípios identificar as famílias áptas a participar do Brasil sem miséria vamos ver se as estatísticas serão alcançadas. Na ocasião a presidenta fez um apelo aos prefeitos e governadores de Estado.

" O Brasil sem Miséria tem nos prefeitos seus grandes protagonistas. E sem os governadores, esse projeto não dará o salto que queremos em 2014. Vamos ter que enfrentar as características regionais da miséria se quisermos resolve-las" ressaltou a presidenta.


“A população pobre sempre correu atrás do estado e muitas vezes bateu na porta e ninguém atendeu, agora não. Ao invés dela correr atrás do estado, o estado corre atrás dela”, afirmou a presidenta em entrevista exclusiva as rádios de Arapiraca.

Segundo informações, o Pacto pela Erradicação da Miséria também disponibilizará dentaduras para dar aos Nordestinos. " com um sorriso no rosto o cidadão se sentirá mais digno para procurar um emprego." Entre as ações, segundo a presidente, estão oferta de serviços de saúde, construção de cisternas e a criação de mais de 1,7 mil vagas de treinamento para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.

“Um dos pactos que faremos com os Governadores é para que cada estado faça um mapa das oportunidades para garantir que as pessoas saibam à que elas têm direito”, disse a presidenta na entrevista às rádios.

Dilma afirmou que um dos objetivos é manter as famílias nordestinas no campo, com condições de produzir e comercializar os produtos. Segundo a presidente, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem previstos mais R$ 790 milhões, dos quais R$ 350 milhões serão investidos na compra de produtos da agricultura familiar no Nordeste. Além disso, a presidente anunciou ainda investimentos em assistência técnica, distribuição de sementes e na construção de 750 mil cisternas.

“Ele (produtor rural) fica seguro. Ele vai plantar, vai ter sua alimentação e depois ele tem um comprador garantido”, disse a presidente.


Ao final da entrevista a presidente fez questão de deixar uma mensagem para as mulheres alagoanas e lembrou a razão pela qual os cartões do programa Bolsa Família são entregues às mulheres das famílias cadastradas.

“A mulher alagoana tem uma característica que é da mulher brasileira. É uma guerreira, uma pessoa responsável pela construção da própria cidadania. (...) Nada contra os homens, mas eu estou falando da imensa qualidade que é o amor de mãe, a abnegação, a capacidade de se doar”, afirmou Dilma.




A presença história da primeira mulher presidente do Brasil, fez com que a sua equipe de segurança viesse a Alagoas uma semana antes para treinar policiais que iriam fazer parte da equipe. O sistema de segurança era o dos mais exigentes. Quem não fosse cadastrado ou tivesse licença para atuar como imprensa, era barrado de imediato. Alguns convidados vips tiveram que passar por várias saias justas devido aos problemas de seus nomes não estarem na lista. Não foi o caso dos taperenses: Thiago Santos (Secretário de meio ambiente da FETAG ), Da Paz (Visão Mundial), o jornalista Diego Henrique Barros (Assessor de comunicação do governo), José Antônio Cavalcante (ex-prefeito de São José da Tapera), entre outros. Segundo informações, extras oficiais, o prefeito Jarbas Ricardo também esteve no evento para recepcionar a primemeira mulher prersidenta do Brasil. Mas, infelizmente, diante da multidão não o vi para entrevistá-lo. Porém, em uma pequena entrevista o ex- prefeito José Antônio Cavalcante, nos adiantou que em 2012 vem como candidato forte a prefeito de São José da Tapera.

"Estamos trabalhando para isso. Se Deus quiser estarei a disposição da sociedade taperense. Ainda vamos decidir, deixa chegar mais perto que te falo." Disconversou o ex- prefeito ao ser questionado quem seria o seu vice nas próximas eleições.



Já o sindicalista de São José da Tapera, e secretário da FETAG, Thiago Santos, confirmou a sua candidatura como vereador em 2012.

" Sim Gracinha, vou ser candidato a vereador em 2012 e vou levar o PT ( Partido dos Trabalhadores) para Tapera, o qual serei o presidente". Diz o secretário de meio ambiente da FETAG.





Confira fotos abaixo:

























by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: