domingo, 24 de julho de 2011

São José da Tapera: Mais uma jogada de mestre

A Lagoa Caiçara, que fica localizada na entrada da cidade de São José da Tapera, á 220 km da capital Maceió, já foi utilizada para fins domésticos e consumo humano. O cartão postal da cidade era um atrativo, na década de 70 para os taperenses curtirem os finais de semanas tomando banhos em momentos de lazer.

Em 2010, mesmo poluída, a lagoa serviu como cenário para o ensaio fotográfico da Miss Tapera, Jessyca Epifânio, que participou do Miss Mundo Alagoas na cidade de Arapiraca, e ficou entre as dez mais belas no concurso.


Foto/Ver. Evandro

Anos se passaram e logo veio a poluição de forma desrespeitosa e escancarada. Entrou governo, saiu governo, e nada fizeram. O problema da poluição continuou e, pior, cresceu de forma arrebatadora. A sociedade de forma omissa, compactuou com o crime ambiental existente naquela localidade. Nunca na história da cidade, houve manifestação ou conscientização por parte de quem quer que seja .

Mas, essa semana, a população de São José da Tapera ficou surpresa com a matéria sobre a poluição da Lagoa Caiçara, que foi ao ar na emissora Gazeta de Alagoas e em seus respectivos veículos de comunicação. Na matéria foi mostrado em parte o descaso ocorrido no local.

O repórter Giovanni Luiz, que chegou de forma "arrumadinha", não entrevistou os verdadeiros moradores da região e não mostrou as reais condições dessa gente que vive as margens da Lagoa Caiçara.(Clique Aqui).  A impressão da matéria é que ela foi feita para alienar os alagoanos e sensibilizar políticos distantes para barganhar verbas para sua sonhada e prometida revitalização. As pessoas que foram entrevistadas falaram de uma maneira que parecia uma participação política de conscientização dos moradores, onde na verdade o descaso é muito grande e boa parte dos moradores não estão nem aí para poluição. Eles pescam, tomam banho, inclusive crianças, e o concelho tutelar e demais autoridades de São José da Tapera nada fazem.

O mutirão escalado pelo Francisco Pereira, secretário de agricultura e meio ambiente, só foi acionado para as filmagens, pois os verdadeiros moradores sabem como é demorado o processo de limpeza, que é de responsabilidade da Prefeitura. O local serve as claras de apoio para moradores colocarem lixo, como retrata a foto no início de nossa reportagem. Para muitos cidadãos, ficou a indignação do sinismo desenfreado de quem planejou e articulou a "matéria" para maquiar responsabilidades de outrora. Quem de fato mora na beira da lagoa sabe que, o matagal alí existente, há anos que se prolifera naquelas mediações. E que não obstante a tudo isso, crianças e adolescentes tomam banho com frequência na sobredita lagoa, pois não existe e nunca existiu nenhuma política voltada para que a população daquela localidade saiba de fato os malefícios que um banho na lagoa poderá acarretar.

Os perigos são constantes vindo principalmente dos esgotos da cidade. Seringas e demais materiais hospitalares já foram vistos em suas margens, contudo esses não foram falados na matéria dos jornalistas. Também não foi citado que a grande culpa da poluição é de todos os políticos de São José da Tapera, os quais durante esses anos de gestão não se interessaram para a sua revitalização, conscientização ou denuncia aos órgãos competentes a agressão ao meio ambiente causado.

Os vereadores que se dizem da oposição, fecharam os olhos para mais um descaso do município de São José da Tapera, como se estivessem "colocando debaixo do tapete" essa realidade feito "o lixo de gente preguiçosa e suja, que no meio do caminho desiste de se agachar para coloca-lo em seu devido lugar".


Já a segunda matéria sobre a lagoa exibida no dia (22), foi, digamos, mais dramática. Com olhos arregalados, os taperenses puderam acompanhar a retirada de toneladas de peixes mortos da Lagoa, e os mesmo colocados em um caminhão. Essa cena chocou a todos que, mesmo diante da tela da Tv, ficaram sensibilizados com a situação. Não é fácil para um município que tem milhares de pessoas com o IDH (Índice de desenvolvimento Humano) como um dos piores do país, ver essa cena e ficar a imaginar que esses peixes poderiam estar alimentando as suas famílias.

Já que todos foram coniventes com essa prática desumana por anos, esperamos que desta vez haja de fato uma sensibilização ou  uma cobrança maior.

Nessa matéria (Clique Aqui), foi abordado um interesse maior para os peixe do que para os taperenses que vivem as margens da lagoa Caiçara há anos comendo as piabas como garantia de sua refeição. Para um população desacreditada que foi noticiada por políticos ordinários comendo palmas em rede nacional, comer peixe de Lagoa Poluída é uma evolução. Essa preocupação meio que repentina nos deixa com uma "pulga atras da orelha". Por que só agora resolveram mostrar interesse pelos "peixinhos" taperenses? Pois bem, aí é que vem a pergunta que não quer calar...

Será que essa matéria foi uma forma que o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, escolheu para mostrar a sociedade alagoana a sua "preocupação" com os peixinhos, ou será que era com o dindin( R$ 3 milhões) que está por vir ?


by
(-:Gracinha de Souza:-)

6 comentários:

ROMÁRIO RODRIGUES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gracinha de Souza disse...

Infelizmente não deu tempo de eu ver o comentário...Por isso, não tive como responde-lo, se fosse o caso.


(-:Gracinha de Souza:-)

EVANDRO CARDOSO disse...

FICO FELIZ EM SABER QUE VC VOLTOU A MOSTRAR A REALIDADE DE SÃO JOSÉ DA TAPERA, INFELISMENTE A MATERIA GENERALIZA OS POLITICOS COMO UM TODO E DOMOSTRA QUE NÃO ACOMPANHA O DESENROLAR DA POLITICA TAPERENSE QUANDO DIZ OS VEREADORES DE OPOSIÇÃO, NA VERDADE UM VEREADOR DE OPOSIÇÃO. EM RELAÇÃO A LAGOA CAIÇARA, NÃO POSSO SER ACUSADO DE SER CONIVENTE COM TAL FATO, POIS VENHO COBRANDO E DENUCIANDO OS ABUSOS A MUITO TEMPO, INCLUSIVE EM DEBATE COM ESTUDANTES E O PROPRIO PREFEITO, A PROVA DO QUE DIGO É A FOTO PUBLICADA EM SEU BLOG QUR FOI TIRADA POR MIM NO MÊS DE JANEIRO DESTE ANO, EM RELAÇÃO AO LIXO APRESENTADO NA IMAGEM NÃO FOI COLOCADO PELO MORADORES E SIM PELOS FUNCIONARIOS DA PREFEITURA COMO JÁ DENUCIEI NA CAMARA DE VEREADORES. NA VERDADE SOU MAIS UM A FALAR E NÃO SER OUVIDO, JÁ ESTOU ACOSTUMADO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DA NOSSA TERRA, FUGEM DO QUE FALO.
A SOCIEDADE VIVE COBRANDO ETICA E POLITICOS ATUANTES, MAS QUANDO ALGUÉM SE DISPOE NÃO EXISTE APOIO...

Gracinha de Souza disse...

Sr. Ver. Evandro, muito obrigada pelas felicitações. Na verdade, a minha ausência na cidade para fazer faculdade aqui em Maceió, me faz ficar distante dos acontecimentos de nossa querida taperinha (São José da Tapera). Mas, na medida do possível fico a par das notícias. Acompanho sim a politica taperense mesmo por aqui, prova disso foi o trocadilho o qual você não entendeu. Quando falei os vereadores da oposição Sr Vereador, foi fazendo uma crítica, inclusive, a sua pessoa que junto com o famoso G5 teve tempo o suficiente para agir em prol da sociedade e pouco fez. Ao invés de vocês lutarem em prol da sociedade, tendo em vista que eram maioria absoluta, em uma oportunidade impar ficaram se digladiando entre si em busca de o poder maior que seria a tão sonhada presidência da câmara de vereadores. Vocês fizeram com que todos os cidadãos batessem palmas para a administração do atual prefeito e o chamasse de digno, politicamente falando. Não, existem ações nenhuma de sua autoria no Ministério Publico com relação as cobranças sobre melhorias na lagoa Caiçara ou qualquer tipo de representação contra o governo do prefeito Jarbas Ricardo. Na lagoa não existe nenhuma placa avisando IMPROPRIA PARA BANHO, PESCA, etc. Vereador, quem vive de conversas são palestrantes, vereador além de discursar em seu reduto, (câmara) tem que trabalhar com representações, com cobranças jurídicas porque blá-blá junto a gestor, a sociedade não aguenta mais. Isso fica para os homens do governo.

Com relação á foto, quando fui olhar a origem do endereço, de fato foi do seu blog, o qual darei os créditos como faço sempre. O desenrolar do texto são os meus relatos de testemunha ocular sobre o lixo dos moradores depositado por lá o qual também aparecem na foto mesmo não sendo o seu objetivo final.

Este espaço está aberto tanto para você como pra qualquer cidadão. Só que estranhamente em uma outra oportunidade eu te liguei para falar sobre a eleição do vereador Ricardinho da funerária, primo do prefeito Jarbas, você não atendeu e não retornou a ligação. Mas,sou uma repórter independe, imparcial e principalmente profissional acima de tudo. Estarei sempre a disposição para qualquer tipo de esclarecimento a nossa sociedade.


(-:Gracinha de Souza:-)

Tapera Alternativa disse...

Quando se depende do governo a omissão é a serventia da casa.

Gracinha de Souza disse...

Gente, perdão por uns erros ORTOGRÁFICOs... A palavra é degladiando. Quando eu falei... Não, existe ações nenhuma de sua autoria... Não seria necessário a virgula.

Atenciosanmente


(-: Gracinha de Souza:-)