terça-feira, 29 de março de 2011

Fantasia de Shrek em casamento faz diocese rever regras sobre trajes

Noivos se casaram vestidos de Fiona e Shrek, em Garibaldi (RS). Fantasias não correspondem a 'santidade', diz Diocese, em nota.


Esta segunda-feira (28) foi atípica na casa da cabeleireira Denise Flores, 30 de anos, e do empresário Marcelo Basso, 39 anos, em Garibaldi. Depois do casamento ao estilo do filme Shrek ganhar repercussão com a matéria publicada nesta segunda-feira em Zero Hora, os dois, e boa parte da família, não conseguiram nem trabalhar.

As ligações de emissoras de televisão e rádios para marcar entrevistas começaram cedo. Até as 17h, eles haviam atendido a cinco veículos de comunicação. Por isso, os protagonistas ganharam assessores improvisados.

Os irmãos gêmeos de Denise, Daniel e Guilherme, 20 anos, tornaram-se secretários do casal. São eles agora que atendem aos celulares, marcam entrevistas e dizem como está sendo a repercussão.

— Mas não é possível falar com a Denise? — insisto.

— Ela está dando outra entrevista agora, tenta mais tarde — responde-me o designer gráfico Guilherme, que pediu dispensa do trabalho nesta segunda-feira para assessorar a irmã.

— É um momento que ela precisa de ajuda da família. E estamos muito felizes porque muita gente da comunidade também nos ligou para parabenizar porque agora, com a matéria e vendo as fotos, eles conseguem entender por que o casamento foi assim. Muita gente tinha imaginado que minha irmã ia aparecer no altar de verde, e não foi — explica.

Denise e Marcelo atraíram à Igreja Matriz de Garibaldi, dia 12 de março, mais de 2 mil pessoas que, curiosas, assistiram à cerimônia de Fiona e Shrek, na versão princesa e príncipe. Todos os 600 convidados também estavam caracterizados de personagens do filme ou de outros contos infantis.

A realização da cerimônia temática foi criticada pela Diocese de Caxias do Sul, em nota assinada pelo bispo Dom Paulo Moretto no último dia 17.


Depois de um casamento inusitado na cidade de Garibaldi (RS), a Diocese de Caxias do Sul (RS) estuda a possibilidade de restringir os trajes dos noivos durante as cerimônias.

“Como foi a primeira vez que aconteceu, nunca nos passou pela cabeça um problema assim. Agora, tendo em vista o acontecimento, vamos estudar como reagir, ouvir outros padres, leigos e rever toda a questão sacramental da Igreja. Reconhecemos que há muitos acertos e há coisas a crescer”, afirmou ao G1 o coordenador diocesano da pastoral local, padre Gilmar Paulo Marchesini.

Em nota, a Diocese afirma que a celebração do sacramento do matrimônio deve seguir ritos e linguagem “adequados às culturas e situações e fundamentados na fé e não inspirados na imaginação e na fantasia”.

O estilo usado e as fantasias, ainda de acordo com a nota, não corresponderam à “santidade e seriedade desta celebração”. O frei que realizou a cerimônia, segundo a Diocese, foi advertido e orientado.

"Foi um casamento católico, com todos os ritos tradicionais. Não mudamos nada da cerimônia. A única coisa foram as fantasias usadas por nós e pelos convidades", afirma a noiva Denise Flores, cabeleireira.

De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), não há restrições específicas sobre os trajes dos noivos em casamentos e cada diocese pode definir quais as orientações a serem dadas aos noivos quantos às roupas usadas durante a cerimônia.

“O Código de Direito Canônico dá orientações sobre o ritual da Igreja e a forma da celebração, a liturgia, mas não trata dos trajes a serem usados”, afirma ao G1 o padre Reginaldo Lima, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, especialista em Código de Direito Canônico.

De acordo com Lima, esse foi um caso isolado. "Fomos pegos de surpresa, foi um caso isolado, mas agora devem surgir orientações para cuidar da sobriedade das celebrações, para não banalizá-las", afirma.


Confira fotos abaixo:



Fonte -stie http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3256208.xml



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: