domingo, 9 de outubro de 2011

Aceita um cafezinho?





Ao visitar familiares e amigos a pergunta é a mesma. Aceita um cafezinho, uma água ou suco?

Se for em um recipiente de vidro você estará fora de perigo que constantemente ronda milhões de pessoas.

Os médicos falam, sem a menor dúvida, que o café causa estresse e aumenta a pressão arterial. Além disso, o perigo torna-se maior quando essa bebida, consumida no mundo inteiro, é encontrada nos copinhos descartáveis.

O plástico desses copinhos libera uma substância química semelhante ao hormônio feminino estrogênio: o xenoestrogênio.

Segundo pesquisa para o blog da (-:Gracinha:-), ao entrar no organismo, junto com a bebida, o xenoestrogênio ocupa os receptores desse hormônio, aumentando a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero. Nos homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozóides.

Usando ou não os copinhos plásticos, estamos sempre expostos ao xenoestrogênio porque é liberado por todos os derivados do petróleo. Mas a quantidade de liberação é muito maior quando os plásticos sofrem aquecimento. Por isso, segundo especialistas, o consumo do café nos copinhos deve ser moderado.



"Estamos o tempo todo expostos ao xenoestrongênio, que é liberado por todos os derivados de petróleo. Por isso, devemos evitar os copos plásticos para o café", alerta a médica ortomolecular Tâmara Mazaracki.

Usar vasilhas plásticas no microondas é contra-indicado. O copinho descartável não é o único material a liberar o xenoestrogênio, mas torna-se uma das principais fontes, na medida em que o cafezinho costuma ser ingerido várias vezes ao dia.

"As vasilhas plásticas que são levadas ao microondas e qualquer material que contenha derivados de petróleo, ao serem aquecidos, também liberam xenoestrogênios", adverte a Dra. Tâmara.

Ela diz que ambientes novos, com carpete e pisos colados também são grandes emissores de xenoestrogênios. "As pessoas vão se envenenando aos poucos. Devemos mudar nossos hábitos, tomando café em xícara de louça ou vidro. O mesmo vale quando usarmos o microondas".




Fonte: Portal medicina



by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: