quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ponto de cultura oferece serviços de saúde gratuitos para a comunidade


O 27 de outubro, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, será comemorado em Maceió no próximo sábado (29), na Casa de Iemanjá/Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-Té/Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás, com uma programação gratuita, voltada para a saúde da mulher, que contará com realização de exames médicos, palestras sobre DSTS, distribuição de preservativos e exibição de vídeos.


De acordo com pai Célio, babalorixá responsável pela Casa de Iemanjá, a atividade é realizada há cinco anos e já teve como foco o combate ao glaucoma e a saúde da criança. Ele afirmou que as ações, que contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do deputado federal Rui Palmeira, serão realizadas no sábado, das 8h às 12h para que mais pessoas possam participar.


“Este ano estamos realizando ações em prol da saúde da mulher. Haverá médicos realizando citologia, exames de prevenção ao câncer do colo do útero, glicemia e pressão arterial, além de profissionais dando orientações nutricionais. No final de semana é mais fácil para as mães de família participarem”, explicou.


Pai Célio explicou que na ocasião, será discutida a possibilidade, levantada pela Universidade Federal de Alagoas, de extinguir da grade curricular do curso de medicina, a disciplina “Saúde da população negra”, voltada principalmente para o atendimento aos quilombolas do interior de Alagoas.


“O professor que ministrava essa disciplina teve que se afastar, mas vamos fazer um apelo à reitora, pois trata-se de uma política pública. Infelizmente, no Estado existe esse problema, só lembram da população negra no dia 20 de novembro, pois não há ações afirmativas e o movimento negro também não vem se mobilizando”, lamentou.


O babalorixá cobrou empenho da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Gerência do Núcleo Afro Quilombola. “Os índios estão fazendo manifestações porque também não têm apoio. Se as Ongs não se organizarem, as coisas não acontecem para as minorias. O próprio memorial em União dos Palmares está abandonado e quando vão fazer alguma ação, escolhem apenas uma casa de Axé”, destacou.

Serviço:
O quê: Mobilização Pró-Saúde da População Negra
Quando? Sábado (29/10/11)
Horário: Das 8h às 12h
Onde? Casa de Iemanjá, Ponta da Terra, nº 429, em Maceió.
Informações: (82) 3231-0064 e 3337-2494.




Fonte: site cadaminuto.com.br


by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: