quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia 12 de outubro


O Brasil comemora, hoje, o Dia da Criança com inúmeras manifestações em sua homenagem, coincidindo com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida – a padroeira do Brasil. Na verdade o feriado é da santa, mas quem ganha os presentes são as crianças. A data nacional foi criada em 1924, mas o Dia Mundial da Criança é 20 de novembro, quando a ONU proclamou a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989.



Infelizmente, as crianças brasileiras apesar dos reconhecidos avanços dos últimos tempos ainda não recebem, em sua totalidade, esses cuidados. A cada ano nascem no País milhões de crianças sem um futuro garantido por parte dos seus governantes. Estima-se que uma em cada 45 crianças morre antes de completar cinco anos, e de causas que poderiam ser perfeitamente evitadas. Aqui no Nordeste o IDH (Índice de desenvolvimento humano) ainda é o protagonista dessa realidade que de forma cruel atravessa a "ferro e fogo" as família desassistida por um sistema prisional de uma politica maquiada.


Por conta da desestruturação das famílias, provocada pela pobreza, muitas crianças terminam sendo presas fáceis do crime organizado, servindo de “aviões” (transportadores de drogas) e “olheiros” (para alertar sobre a presença da polícia) e terminam se envolvendo no próprio consumo de drogas (sobretudo o crack). As estatísticas mostram quantas crianças ainda estão inseridas em prostituição e abandono de lar.São crianças embaixo da ponte, no meio das ruas em semáforos.


Ao lermos os termos do estatuto da criança e do adolescente (ECA) vemos como esse país não é levado a sério. Como existe uma cumplicidade em germinar a omissão, o não cumprimento da lei. Colocar todas as crianças na escola – e em tempo integral – é ainda um desafio em pauta. Grande parte das famílias não tem condições de dar o suporte ao acompanhamento das tarefas escolares. Para muitos a alimentação não é possível três vezes ao dia. Além do mais, não pode oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e mental de seus filhos – o que passa a ser feito obrigatoriamente pela escola.

A realidade do trabalho infantil ainda não foi erradicada do Brasil. Milhões de criança são obrigadas a trabalhar em alguma atividade. Ter esses dados em mente é o primeiro passo para mobilizar as forças capazes de enfrentá-los com determinação política e amor às crianças. Esse é um futuro que precisamos acreditar estar próximo. Enquanto o mesmo não vem crianças ganham os presentes de seus sonhos no dia denominado DAS CRIANÇAS, porém, milhões não sabem que essa data existe.






by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: