domingo, 23 de outubro de 2011

Facebook: pai indignado pela morte do seu filho, Riquinho posta carta

Carta aberta de um pai indignado pela morte do seu filho, Riquinho

Revoltado com o descaso na saúde pública de Palmeira dos Índios, que é um espelho do que ocorre em toda Alagoas,o agropecuarista Reyneri Canales, postou no facebook um relato que chamou de “Indignação! Desabafo de um pai”, lamentando a morte de Riquinho, um garoto de 12 anos que faleceu domingo, em Maceió. Isto porque, segundo seu relato, o diretor da base da SAMU em Arapiraca negou-se a liberar a UTI para transportar o garoto.

“Meu Deus! Quanto desprezo com a saúde nesse Estado. Acorda governador! Um cidadão desse (o diretor da SAMU, Dr. Cristiano Marinho Vital) não pode fazer parte do seu governo”, alerta o Canales em sua indignação, pedindo aos alagoanos que comparilhem com seus amigos minha indignação, que poderia ter acontecido com qualquer um de vocês ou mesmo seus filhos”.

A seguir,, na íntegra, o desabafo do pai adotivo do Riquinho numa carta aberta aos alagoanos,postado no facebook:

." Indignação ! Desabafo de um Pai"

Meu anjinho querido, quanta tristeza... Mas Deus é testemunha da minha luta por sua vida.

No dia 16 de outubro de 2011, por volta das 18h, justamente no dia em que completava 12 anos de idade, o coração do meu Riquinho parou devido à ruptura de um aneurisma cerebral.

Seus familiares o levaram de imediato para o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios. Riquinho foi recebido pela médica uteísta, Dra. Flávia de Paula Silva, que juntamente com sua equipe o reanimou e prestou atendimento exemplar ao seu pequeno paciente.

A Unidade de Terapia Intensiva do hospital estava sem vaga, mas a equipe médica rapidamente providenciou uma UTI exclusiva para salvá-lo, com assistência integral da Dra. Flávia, nos deixando a cada instante informado de cada procedimento. Veio uma segunda parada cardíaca e ele foi reanimado mais uma vez. A Dra Flávia, no entanto, nos comunicou que o nosso Riquinho deveria ser transferido com urgência para outro hospital em Maceió, onde seria avaliado e tratado por um especialista. Sua sobrevivência entrava numa corrida contra o tempo.

A ambulância que faria o transporte até Maceió deveria ser do tipo 3 – uma UTI móvel com médico e enfermeiro acompanhantes – e que só o SAMU de Arapiraca poderia disponibilizar naquele momento, já que segundo o Ministério da Saúde Palmeira dos Índios, por se só, não tem capacidade para ter um veículo desse tipo.

Conseguimos uma vaga na UTI Neonatal do Hospital do Açúcar e a Dra. Flávia entrou em contato com a SAMU de Arapiraca para providenciar o transporte. Foi aí que começou a minha

INDIGNAÇÃO pelo DESPREZO A PESSOA HUMANA. Inicialmente a diretoria do SAMU se recusou a enviar a ambulância, alegando que eles só saem à noite em casos urgentes de traumas, mas até então os médicos que cuidavam do Riquinho não tinham certeza sobre a causa das paradas cardíacas, embora suspeitasse de traumatismo crânio encefálico. Porém, não tinham dúvidas de que o caso era urgentíssimo, estava lutando contra o tempo e a vida.

Depois de muita recusa, finalmente, liberaram o transporte. Chegando em Palmeira, o médico da ambulância, deixando clara sua má vontade, foi questionar com todos se realmente teria existido trauma no Riquinho. Sim, houve trauma, mas, por desconhecimento, a mãe dele disse que não e nesse momento o Riquinho já estava pronto para o transporte.

O médico se negou a fazer o transporte e voltou com a ambulância para Arapiraca, mesmo diante do apelo da médica que o acompanhava, Dra. Flávia, informando que a criança estava em estado gravíssimo e que o tempo seria seu principal inimigo. Disse mais, ele tem plano de saúde, é uma pessoa especial, um dos menores homens do mundo, e um dos responsáveis por ele é uma médica renomada aqui em Palmeira dos Índios, Dra. Helenilda Pimentel. Indagou ainda, você sem dúvida será o responsável se essa criança vier a óbito. Nem assim, ele recuou.

Irresponsabilidade? Insensibilidade? O que passa pela cabeça de um profissional de saúde que se recusa a cumprir sua missão diante de uma urgência evidente? Dra. Flávia me comunica do ocorrido, liguei imediatamente para meu amigo irmão Lucas Ribeiro, irmão do prefeito James Ribeiro o qual tenho como irmão, para com sua influência política ajudar a resolver o problema. De imediato ele entrou em contato com o Deputado Estadual Edival Gaia, líder do governo e meu amigo irmão.

O Deputado Edival Gaia falou diretamente com o Dr. Cristiano Marinho Vital, diretor da SAMU em Arapiraca, contou todos os fatos, e ele se prontificou a mandar de imediato a ambulância. Segundo o Deputado, bastava só, a médica responsável ligar para o Dr. Cristiano e confirmar a vaga no Hospital do Açúcar. Seria mesmo necessário usar do conhecimento e da amizade para conseguir isso? Onde estamos?

Por volta de 1h da manhã, a Dra. Flávia me retorna e diz que o tal do Dr. Cristiano se recusava a fazer esse transporte na madrugada, nem que fosse demitido do cargo de diretor da SAMU. Agradeci a ela por todo seu esforço, competência e profissionalismo. Liguei para o Deputado Edival Gaia, mostrando toda minha indignação, assim disse: “Deputado, esse tal de Dr. Cristiano faz isso com você que é Deputado e líder do governo, imagine com um do povo”. Fiquei desesperado, não tinha mais para quem recorrer uma hora daquela.

Para meu conforto, a Dra. Paula Rodas que também trabalha na SAMU de Arapiraca me manda uma mensagem via Facebook: ‘Reyneri sei que é difícil, mas tente se acalmar. Tou em Maceió, se estivesse em Palmeira já tinha transportado seu filho. Demos um jeito de colocá-lo na UTI. Vou chegar amanhã bem cedo e eu mesma farei o transporte. Confie em mim. Vai dar tudo certo.’

Realmente deu tudo certo no transporte e fico grato pra toda vida pela atenção, carinho e dedicação da Dra. Paula Rodas e da enfermeira chefe do hospital Santa Rita, Ingrid Lessa, pessoas comprometidas com a vida, além de profissionais exemplares. Porém, foi muito tarde para meu anjinho amado que já chegou ao Hospital do Açúcar praticamente com morte encefálica.

Meu Deus! Quanto desprezo com a saúde nesse Estado. Acorda governador! Um cidadão desse não pode fazer parte do seu governo. Dr. Cristiano, você foi muito infeliz com a

sua prepotência e arrogância, era uma vida que estava em jogo. Dessa vez quem perdeu fui eu, perdi meu anjinho amado. Dr. Cristiano, você não é digno de ocupar esse cargo e muito menos de exercer essa linda profissão que é a medicina. Não tenho dúvidas que a sua incompetência, negligência e imperícia contribuíram para levar meu Riquinho a óbito. Mas a justiça divina não falha e nessa eu confio.

ESPERO QUE TODOS COMPARTILHEM COM SEUS AMIGOS ESSA MINHA INDIGNAÇÃO, PODERIA TER ACONTECIDO COM QUALQUER UM DE VOCÊS OU MESMO SEUS FILHOS. E QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO. PORQUE, UMA PESSOA COMO ESSE DR. CRISTIANO MARINHO VITAL, NÃO É DÍGNO DE EXERCER A MEDICINA E MUITO MENOS DE OCUPAR O CARGO QUE ESTÁ.

Maceió, 20 de outubro de 2011”.


Fonte: site cadaminuto.com


by

(-:Gracinha de Souza:-)


Nenhum comentário: