segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bumbum brasileiro em alta


Foto/reprodução

Nos últimos tempos, têm se afirmado com freqüência que o brasileiro estaria "americanizando" seus padrões estéticos, passando a priorizar mamas volumosas ao outrora hors concours bumbum. Os que pensam desta forma utilizam-se do argumento de que o volume médio dos implantes de mama tem aumentado a cada ano, assim como o número de cirurgias de aumento das mamas vêm crescendo vigorosamente, tendo assumido recentemente o posto de cirurgia plástica mais realizada no Brasil, a frente das lipoaspirações.

Sem dúvida, o padrão de beleza brasileiro no tocante às mamas mudou. Se no passado eram consideradas belas as mamas pequenas, hoje o desejável são mamas volumosas. Contra isso não há argumentos. Mas será que no país do bumbum a bunda não será mais títulada como a preferência nacional ?


Foto/reprodução

O fato é que a cirurgia de aumento do bumbum, conhecida como gluteoplastia de aumento, permaneceu durante anos marginalizada pela maioria dos cirurgiões plásticos. Os resultados obtidos não eram naturais, as complicações eram freqüentes e a qualidade e resistência das próteses de silicone não eram as melhores. Porém a demanda por parte das pacientes sempre existiu.

Nos últimos anos, com a evolução da técnica cirúrgica, permitindo resultados mais naturais com menor índice de complicações e o desenvolvimento de implantes mais modernos, a cirurgia de aumento glúteo tomou novo impulso. Atualmente o bumbum brasileiro é uma referencia para o mundo dos cirurgiões plásticos mais renomados do mundo. Os brasileiros, Drº Robert Rey, o Drº Hollywood e o cirurgião Ivo Pitanguy são os mais renomados do país. Se tratando de Alagoas, o Drº Luiz Alberto (Bebeto), Drº Ronaldo Leão e Fernando Lins, são os queridinhos da socialite alagoanas.

A gluteoplastia de aumento é sem sombra de dúvida a cirurgia que mais cresce dentre as cirurgias plásticas. Segundo o IBOPE, em 2008 foram realizadas no Brasil cerca de 4.000 gluteoplastias de aumento. Já em 2009 este número saltou para cerca de 8.000, o que representa um incremento de "módicos" 100% em um ano.

Segundo pesquisa, a cirurgia está indicada não somente nos pacientes que desejam um derrière mais volumoso, mas também nos pacientes que apresentam falcidez no bumbum. A cirurgia é realizada através de um corte de 5 a 7 cm na parte superior do sulco interglúteo, região popularmente conhecida como "cofrinho".


Foto/reprodução

Desta forma a cicatriz fica disfarçada no sulco entre os dois glúteos e é coberta até pelos menores biquinis. Através deste corte confecciona-se o espaço onde ficará a prótese de silicone. No passado este espaço era feito entre a gordura do bumbum e o músculo glúteo máximo, porém o resultado era artificial. Tentou-se então posicionar a prótese de silicone atrás do glúteo máximo, porém a taxa de complicações era muito alta. Foi então que passou-se a colocar a prótese dentro do músculo glúteo máximo, o que representou uma grande evolução para a técnica cirúrgica, pois passou-se a obter um resultado natural, duradouro e com um baixo índice de complicações pós-operatórias.


Foto/reprodução

As pesquisas mostram que os implantes de silicone para o aumento do bumbum podem ser redondos ou de base oval, chamados de anatômicos. O silicone presente no implante glúteo possui uma densidade mais elevada com a intenção de deixar o bumbum "durinho". Além disso foram desenvolvidos especificamente para suportar a pressão exercida quando a paciente se senta. Desta forma jamais devem ser utilizados, como foram no passado, próteses de mama para o aumento glúteo. A escolha do melhor tipo de prótese dependerá da avaliação médica por parte do cirurgião plástico e do que deseja o/a paciente em termos de resultado. Em linhas gerais a prótese redonda é mais utilizada em pacientes de menor estatura e a prótese anatômica em pacientes maiores.


Foto/reprodução

É importante sempre lembrar que pacientes que se submetem a gluteoplastia de aumento não poderão jamais receber injeções intramusculares nos glúteos, sob o risco de furar a prótese e de o medicamento ou vacina ficar retido na mesma, não surtindo o efeito desejado.

A lipoenxertia também pode ser utilizada para aumentar o bumbum. Conhecida popularmente como lipoescultura, tem sua grande indicação quando se realiza uma lipoaspiração e deseja-se um pequeno aumento do bumbum.

Muitos advogam o uso da bioplastia como o método ideal para o aumento glúteo. Nunca é demais relembrar que a utilização do PMMA é condenada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, devido à falta de estudos de longo prazo, bem como às diversas complicações de difícil ou até mesmo impossível resolução.





by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: