terça-feira, 20 de setembro de 2011

10 Dicas Para Escolher um Bom Cirurgião Plástico

Durante toda a nossa trajetória venho postando diversas matéria para que o nosso leitor sempre se identifique com algo que postamos no blog da (-:Gracinha:-). Freqüentemente recebo através de e-mail pedidos de indicação de um cirurgião plástico na cidade ou região. Quando conheço um profissional que confio, faço a indicação com o maior prazer, inclusive, daqui de minha cidade duas mulheres fizeram cirurgias plásticas com o mesmo cirurgião que eu. Infelizmente, por questões éticas não posso expor os nomes desses profissionais sem as suas devidas autorizações. Mas, posso dizer que o mais importante é você saber se esse profissional é reconhecido pelo Sociedade brasileira de Cirurgia Plastica. Afinal, temos leitores de todos os estados do Brasil e dos quatro cantos do planeta e não tenho como apenas regionalizar.

Mas, isso não quer dizer que não podemos ajudar a você! Pensando nisso, segue abaixo um lista com 10 dicas para orientar quem está a procura de um bom cirurgião plástico.


1 - Referência - Peça indicação a amigos e parentes. Não valorize apenas o resultado da cirurgia. Bons resultados são muito importantes, mas tenha sempre em mente que cada paciente é único. Tão ou mais importante que o resultado, é a relação médico-paciente. É fundamental que o cirurgião seja um profissional atencioso e disponível. Afinal, todo cirurgião plástico está sujeito à complicações e maus resultados, e quando estes ocorrem é que separamos médicos com "M" maiúsculo daqueles que abandonam seus pacientes a própria sorte.

2 - Opinião de Médicos - Peça uma opinião à um médico de confiança. Mesmo que não conheça o cirurgião plástico em questão, ele poderá buscar informações com outros colegas. Essa dica é especialmente útil em cidades pequenas e médias, onde a quantidade de médicos é mais restrita.

3 - SBCP - Veja no site www.cirurgiaplastica.org.br se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pertencer a SBCP garante que o médico teve a formação mínima necessária para tornar-se um cirurgião plástico (2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e 3 anos em Cirurgia Plástica) e que foi aprovado em uma prova difícil e abrangente para ser aceito na Sociedade. Além disso, apenas o cirurgião plástico membro da Sociedade pode inscrever-se no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, bem como em outros eventos com a chancela da SBCP.

4 - Expectativas - Um bom profissional escutará atentamente quais são suas queixas, assim como suas expectativas quanto ao resultado. De posse destas informações dirá, após o exame físico, se há indicação ou não de cirurgia. Caso a cirurgia esteja indicada, o cirurgião explicará o melhor procedimento cirúrgico para o seu caso, bem como o resultado possível de ser alcançado. Desconfie de profissionais que prometam resultados irreais.

5 - Riscos - O cirurgião plástico deve ser claro e objetivo ao expor os riscos envolvidos em uma cirurgia plástica. Todo procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, pode apresentar complicações. Evite cirurgiões que ignoram ou minimizam os riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico.

6 - Local da Cirurgia - Verifique a qualidade dos hospitais e clínicas nos quais o cirurgião realiza seus procedimentos. Evite cirurgiões plásticos que, em nome da economia, realizam cirurgias em locais sem a infraestrutura necessária que garanta a segurança do ato cirúrgico. Fuja de cirurgiões que sugiram realizar a cirurgia no consultório médico (a menos que seja uma cirurgia muito pequena).

7 - Preço - Desconfie de preços muito baixos. Uma cirurgia plástica realizada com qualidade e segurança não tem como ser barata. O valor de uma cirurgia plástica é a soma dos honorários da equipe médica - composta pelo cirurgião plástico principal, cirurgião plástico assistente, anestesista e instrumentadora - dos custos hospitalares e, em algumas cirurgias, do preço dos implantes de silicone. Quando um cirurgião plástico cobra preços muito baixos, tenha certeza que ele está negligenciando a segurança e/ou qualidade.

8 - Atualização Profissional - Informe-se sobre a assiduidade do cirurgião à congressos, cursos e simpósios. Estar atualizado e compartilhar experiências é vital para todo bom médico.

9 - Exercite Seu Senso Crítico - Pessoalmente sou contra mostrar fotos do tipo "antes e depois" aos pacientes. Prefiro preservar a intimidade dos mesmos, mas há bons profissionais que o fazem. Desconfie de resultados milagrosos em anúncios ou apresentados pelo próprio cirurgião. Lembre-se que o Photoshop não é de uso exclusivo da Playboy.

10 - Empatia e Segurança - Valorize o seu sexto sentido. Se você teve empatia pelo cirurgião e se ele lhe transmitiu segurança, há uma enorme chance de estar fazendo a escolha certa.



Fonte: Drº Carlos André Meyer


by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: