quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Câncer de testículo

Câncer de testículo

Foto/reprodução


O Ministério da Saúde recentemente divulgou uma pesquisa onde afirmava que os homens são as maiores vítimas de câncer no Brasil. Um dos casos que tem sido motivo de alerta é o câncer de testículo que atinge de 3 a 5 homens brasileiros em cada grupo de 100 mil. De acordo com o médico oncologista Volney Lima, da Oncomed-BH, a incidência é maior em brancos e jovens do que em negros.

Não há uma causa específica para a doença, mas os médicos observam que a hereditariedade é fator determinante em muitos casos. "O sinal mais comum é o aumento do volume de um dos testículos, normalmente indolor na fase inicial", explica o especialista que afirma que a melhor forma de prevenir é fazer consultas periódicas ao médico urologista.

"O câncer de testículo ocorre com maior freqüência em pacientes jovens, sendo o tumor sólido mais comum entre homens de 15 e 35 anos idade. Há algumas condições que aumentam as chances de se ter o câncer: história de criptoquirdia (quando um ou dois testículos não descem para a bolsa escrotal) e diagnóstico de síndrome de klinefelter (quando o homem tem um cromossomo X adicional - XXY) . A incidência da doença é maior em brancos do que em negros", conta Volney que nega que a vida sexual do homem pode influenciar o aparecimento da doença.

A cura costuma ser alcançada pormeio da neoplasia, que consiste na retirada do testículo feita pelo médico urologista via iguinal (virilha). Outros tipos de tratamento são utilizados dependendo da fase em que a doença é diagnosticada e podem incluirquimioterapia, radioterapia e cirurgia com retirada de gânglios retroperitoneais (gânglios linfáticos na porção posterior do abdômen). Mas não é preciso temor: o tumor é curável mesmo em fases mais avançadas da doença, graças às altas taxas de respostas obtidas pelo tratamento de quimioterapia.



Fonte: Bolsademulher



by

(-:Gracinha:-)

Nenhum comentário: