domingo, 25 de setembro de 2011

Francês: mergulhadores retiram quilos de lixo do mar

Foto/reprodução


Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) participaram de um mutirão de limpeza na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro/AL. A “faxina” aconteceu neste sábado, 24, em parceria com o Instituto Salsa de Praia - idealizador do mutirão - e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente daquele município. Com a ação, o CBMAL contribui para a preservação ambiental e sobrevivência das espécies marinhas.


O mutirão de limpeza é formado por voluntários e é feito em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, que aconteceu no dia 18 de setembro. Bombeiros, estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), crianças do Instituto Salsa de Praia, biólogos, ambientalistas e comunidades do Francês. Ao todo, foram aproximadamente 250 voluntários que atuaram no recolhimento do lixo das areias e do fundo do mar.

Pouco menos de duas horas de mergulho. Esse foi o tempo que a equipe de dez mergulhadores, comandada pelo capitão bombeiro militar Francisco Leopardi, precisou para recolher uma grande quantidade de lixo alojada, principalmente, nos corais.

Além do capitão, a equipe era formada pelo aspirante a oficial Oliveira; pelos sargentos Nicolas, Hess e Izael; pelos cabos Pinho e Sitônio; e pelos soldados Edson, Flávio Roberto e Jhonathan. O capitão destacou o trabalho de sua equipe: “são militares preparados para qualquer tipo de serviço”, afirmou.

Para Aliete Bezerra, bióloga e coordenadora do Instituto Salsa de Praia, a participação dos bombeiros é fundamental para o sucesso da limpeza: “apenas os mergulhadores fazem a limpeza subaquática. Infelizmente, existe muito lixo embaixo d’água e sem o trabalho dos bombeiros seria inviável realizar o recolhimento de lixo do fundo do mar”, declarou. A bióloga também falou da importância de conscientização: “Sabemos que a quantidade retirada da praia é pequena diante do volume de lixo que existe em nossas praias, mas o trabalho de conscientização dos frequentadores da praia é mais importante”.

Além de tornar a praia suja, o lixo é a causa do grande número de mortes de animais marinhos, em especial as tartarugas: “muito plástico é encontrado no organismo desses animais. Eles confundem o plástico com algas marinhas, principal alimento da espécie”, declarou a bióloga. A decomposição do plástico na natureza é de aproximadamente 450 anos.

Para a gaúcha Carla Cerqueira, publicitária de férias em Alagoas, a importância do mutirão de limpeza vai além da preservação ambiental. Atinge também o turismo: “uma praia limpa atrai os turistas gerando renda para o município. É uma ação inteligente que conquista o turista. Com certeza, voltarei ao Francês”, declarou. A publicitária ainda destacou a importância do trabalho dos bombeiros: “fico feliz de saber que os mergulhadores também atuam na preservação ambiental se preocupando com a saúde das praias”.

Porém, ainda existe uma cultura ruim do brasileiro de que se pode sujar porque há trabalhadores que atuam na limpeza. “Se cada um limpasse o que sujasse a história era outra”, pelo menos é o que afirma o mergulhador e soldado bombeiro militar Jhonathan Gomes. Em 2009 foram mais de 450 quilos de lixo retirados da praia do Francês. Este ano, o número saltou para três toneladas. Uma situação alarmante. Outro fator preocupante é a variedade de lixo: até lixo hospitalar, como seringas com agulhas, foi encontrado. Um risco enorme para os frequentadores da praia.

Após o recolhimento, o lixo passa por uma triagem onde é quantificado e qualificado. Em seguida, é feita a pesagem pela Viva Ambiental. Quando o lixo não é usado para reciclagem, é transformado em esculturas pela artista plástica e coordenadora do projeto “Reaproveitar para viver melhor”, Denise dos Santos: “o que não pode é deixar o lixo nas praias”, disse.

Fonte:Acom Corpo de Bombeiros

Após o recolhimento, o lixo passou por uma triagem em que foi quantificado e qualificado.



Fonte: site alagoas24horas.com.br/ Acom Corpo de Bombeiros



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: