sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MPT interdita matadouro clandestino em São José da Tapera

Dentre as irregularidades constatadas, técnicos flagraram crianças de 8 e 12 anos trabalhando no abate aos animais

Foto/(-:Gracinha:-)

Mais um matadouro foi interditado em Alagoas. Desta vez, na cidade de São José da Tapera, onde técnicos do Ministério Público do Trabalho (MPT) encontraram diversas irregularidades, a exemplo da falta de equipamentos de trabalho, condições desfavoráveis para o abate dos animais e menores trabalhando junto aos adultos.

O auditor fiscal do Trabalho Gilberto Pereira Vasconcelos explicou que a interdição visa adequar as condições de todos os matadouros do Estado ao que preconiza a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), além de fazer parte de uma ação conjunta entre o MPT, o órgão regulador de Defesa, a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Durante a visita, os técnicos puderam constatar que o matadouro não se adequava às condições sanitárias estabelecidas pela legislação. A ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de banheiros, armários, o piso escorregadio - onde os animais eram abatidos sem nenhum instrumento apropriado - e o mais intrigante: a presença de duas crianças, de 8 e 12 anos.

“Pudemos verificar que as vísceras vinham sendo lavadas no chão e o material utilizado para abater o animal era rude, ou seja, os trabalhadores não dispunham da pistola pneumática [instrumento que anestesia o boi]”, ressaltou Gilberto Pereira, reiterando que, após o ato de interdição, foi confeccionado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Esse matadouro não tem condições alguma de funcionar, a não ser que ele seja instalado em outro local e apresentar as devidas condições”, afirmou.

A ação contou, ainda, com a visita das Secretarias de Administração e de Agricultura e de membros do Conselho Tutelar.


Fonte:site gazetaweb.com

by
(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: