terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alagoas ganhará mais quatro unidades do IFAL


O Instituto Federal de Alagoas estará presente em mais quatro municípios alagoanos, além dos onze já beneficiados na fase da expansão estimulada pelo governo do presidente Lula. Desta vez, os municípios que terão campi do IFAL são Coruripe, Batalha, União dos Palmares e Rio Largo.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff. Serão abertos em todo o país, mais 47 campi universitários e 208 unidades dos institutos federais, entre elas algumas em construção, como as sete já estabelecidas em Alagoas nos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema, Maragogi, Piranhas, Penedo, Murici e São Miguel dos Campos.

Os municípios que vão receber as novas escolas técnicas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram selecionados a partir de diversos critérios, entre eles, o percentual da população em extrema pobreza. Foram privilegiadas cidades muito populosas e com baixa renda per capita, além daquelas que apresentaram resultados ruins em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e têm um percentual maior de jovens atrasados na escola.

Compromisso

Também nesta tarde os prefeitos de mais quatro municípios alagoanos assinaram o compromisso com o Governo Federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014. Desta forma, os prefeitos Areski Freitas (União dos Palmares), Paulo Dantas (Batalha), Toninho Lins (Rio Largo) e Marx Beltrão (Coruripe) já se articulam com a Reitoria do Instituto Federal de Alagoas para ceder área com extensão mínima de 70 mil metros quadrados para construção dos futuros campi da instituição federal de ensino.

O reitor Sérgio Teixeira já contatou todos os prefeitos desses municípios para concluir acertos em relação à liberação dos terrenos.




Fonte:Ascom/Ifal e Agência Brasil



by

(-:Gracinha de Souza:-)

Nenhum comentário: