quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vidas em jogo

A busca frenética pelo prazer torna as pessoas vulneráveis ao sexo sem responsabilidades. É comum vermos vários relacionamentos repentinos surgirem nas baladas com pessoas que acabaram de se conhecer e não tem o compromisso com a vida.





Devido a pressa, tára, ou sabe-se lá o que, a relação sexual não é levado a sério, por isso, muitos não usam camisinha. Boa parte dos jovens e até adultos relatam que não usam a camisinha porque esqueceram. Outros porque conhecem os familiares da parceiro ou a moça "é de família". E choquem; Por não gostar de "comer bala com papel" ( Puts ignorância!).



Quando a desculpa esfarrapada é a protagonista inclusive, por estarem de posse de uma boa dose de álcool, os riscos de contrair uma doença na primeira transa aumenta. Em alguns casos, os parceiros so percebem os risco que correram quando se deparam com a realidade vivida de forma irreversível. Ou seja, quando está de posse do resultado positivo ao contrair um DST. É preciso se cuidar para que as estatísticas não cresçam assustadoramente. Não queremos que parem de transar e sim que transe com responsabilidade.





Vivam a vida de forma intensa, sejam devassas sim, por que não? Transar com muitas parceiras? Sim, por que não? De forma homossexual, hetero, Bi, Swing? Sim, por que não? 

Escolham a vida que vocês queiram viver sexualmente porque a vida é sua. Mas, só não esqueçam de uma coisa, da camisinha. Em quatro paredes tudo é válido mesmo que as suas escolhas não sejam aceitas por essa sociedade maquiada e cheia de pudores. Entre escolhas sexuais, o mais importante é a sua segurança e satisfação e... viva com responsabilidade. 

Para que vocês percebam os riscos que podem correr em uma transa com a gostosona do bairro, ou o gostosão da academia, separamos algumas doenças as quais vocês poderão evitar se usarem camisinha. Vale lembrar que, o surgimento de sintomas dessa natureza indica a necessidade de um atendimento médico com urgência. São doenças que podem ter sérias consequências quando não diagnosticados e tratadas corretamente. 


Cada caso é um caso e não há receita pronta para combater cada tipo dessas doenças. Por isso, é melhor consultar um médico de sua confiança, seja um ginocologista, clínico geral ou dermatologista.




Confira abaixo algumas doenças sexualmente transmissíveis e os respectivos sintomas:
Herpes simples - produz vermelhidão, vesículas e úlceras na pele que, inicialmente, apenas coçam e depois se tornam doloridas nas áreas genitais. A doença é transmitida de uma pessoa para outra pelo contato das áreas genitais.

Verrugas genitais (Vírus do Papiloma Humano – HPV) - o HPV causa lesões na forma de verrugas, lembrando uma pequena couve-flor, que crescem em tamanho e número e são transmitidas pelo contato de uma pessoa a outra. Certos tipos de HPV podem produzir lesões enegrecidas ou da cor da pele e podem estar associadas ao câncer de colo de útero. As verrugas são tratadas por métodos cirúrgicos ou químicos e podem reaparecer após o tratamento, o que requer várias visitas ao dermatologista ou ginecologista.
Molusco contagioso - produz pequenas pápulas amareladas brilhantes, que se espalham pela pele. O molusco pode aparecer isoladamente em indivíduos adultos saudáveis, tornando-se persistentes e até mesmo se espalhar. Existem muitos tratamentos efetivos, incluindo, curetagem, criocirurgia e medicações tópicas.


Chato ou piolho pubiano - são pequenos parasitas que infectam os pelos pubianos e causam prurido ao botar pequenos ovos no folículo piloso. A infestação continua até ser tratada com medicação que mata os parasitas. Higiene adequada é necessária para eliminar o problema e prevenir o retorno da infecção. Depilação ou aparar os pelos é um grande começo para a higienização.

Clamídia - é uma infecção que pode causar a saída de uma secreção da vagina ou pênis, mas que também pode não apresentar sintomas, tornando-a indetectável. Sem sintomas, a infecção pode rumar para uma doença inflamatória pélvica em mulheres, dificultando a gravidez. Se uma mulher com clamídia engravida, o recém-nascido pode ser infectado.

Gonorreia - pode ser assintomática, mas também pode produzir uma descarga de secreção amarelada da vagina ou pênis, provocando uma sensação de queimação durante a micção e podendo causar doença inflamatória pélvica e esterilidade em mulheres.

Sífilis - causa úlceras não dolorosas, mais frequentemente nos genitais e na boca. São lesões avermelhadas que podem evoluir se não forem tratadas. Sífilis pode afetar o coração, vasos sanguíneos, cérebro e sistema nervoso. Uma criança pode se tornar infectada durante a gravidez.


Quando o assunto são DSTs, ainda vale a velha máxima: é melhor prevenir que remediar. O uso de preservativos é importante para diminuir os riscos, mas não é garantia de prevenção. “Atualmente, tem sido comum o aparecimento de lesões de doenças sexualmente transmissíveis em áreas onde o preservativo não cobre, como o aparecimento de verrugas do HPV no escroto e nos grandes lábios”, afirma o dermatologista Marco Antônio. Portanto, ele frisa algumas medidas úteis para evitar essas doenças:
• Utilizar sempre a camisinha (preservativo);
• Procurar o médico sempre que surgir alguma lesão nos órgãos sexuais. Mulheres devem ir anualmente ao ginecologista para fazer exame médico e papanicolau;
• Evitar compartilhar roupas íntimas e ter higiene sexual;
• Não compartilhar agulhas e seringas, uma vez que DSTs também podem ser transmitidas pelo sangue.
Atenção,
se você costuma se empolgar no carnaval, acho que não preciso falar mais nada depois de todas essas fotos né??
Previna-se, não se esqueça: nosso corpo é o nosso templo!!




Fotos: reprodução




by
(-:Gracinha de Souza:-)

Um comentário:

Anônimo disse...

DUVIDAS,,GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE QUE QUEM TENHA QUALQUER TIPO DE HPV NAO E RECOMENDADO COMER CARNE SUINA (DE PORCO)..DESCOBRIR RECETE QUE TENHO ( Herpes simples) . QUAL O MELHOR TRATAMENTO...COMO CUIDA/QUAIS OS PROCEDIMENTOS A TOMAR.


ESPERO QUE VC POSSA ME AJUDAR