quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Clareamento dental

Fã de dentes branquinhos? Saiba mais sobre o assunto antes de correr para o dentista

Você já deve ter parado para pensar como os dentes de famosas como Regina Duarte, Danielle Winits e mais são branquinhos, branquinhos. As duas são exemplos de quem recorreu ao clareamento dental para melhorar a sorriso. Mas, antes de sair correndo para o primeiro consultório de dentista, é bom saber mais sobre o assunto e não correr riscos.

De acordo com o doutor Flávio Luposeli, cirurgião dentista especializado em reabilitação oral estética, o clareamento é indicado, principalmente, para pessoas que tem os dentes manchados por uso de medicamentos, escurecidos pela idade, cigarros, com calcificação causada por traumatismo ou com manchas amarronzadas. Os fumantes, em especial, podem ter o resultado comprometido se não abandonarem o hábito.

Qualquer pessoa que se sinta incomodada com a tonalidade dos dentes pode fazer o procedimento estético com o aval de um dentista de sua confiança: "Qualquer um pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros, sem muitas restaurações recobrindo o dente como um todo. O que é necessário, sempre, é uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado e se existe a necessidade de algum tratamento prévio (precaução) para sua realização".

Embora seja bem tolerado pela maioria, o dentista lista para quem o clareamento é contraindicado: "Pessoas com hipersensibilidade, crianças menores de 10 anos, alérgicos, grávidas e mulheres que estejam amamentando não devem clarear os dentes".

Passada a fase de avaliação, é hora de começar o processo de clareamento, que pode acontecer em casa ou no consultório, dependendo da indicação. "No consultório, o procedimento é uma alternativa para quem não quer se sujeita ao uso de moldeiras e quer atingir resultados mais rapidamente. O dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte. Já em casa, o paciente, sempre com orientação, leva um oxidante fraco para usar diariamente", explica.

Em linhas gerais, a ação do gel aplicado é uma reação de oxidação dos pigmentos amarelados do dente. "Normalmente são feitas duas consultas com três aplicações do gel por quinze minutos. Mas isso não é uma regra, pode ser flexibilizado", destaca o Dr. Luposeli.

O dente clareado pode vir a escurecer depois de um tempo caso não se tenha a manutenção adequada e, por isso, é necessário atenção. "Indicamos que os pacientes tomem alguns cuidados, como alimentação e, principalmente, escovar os dentes após todas as refeições", ressalta.

Em casa, tanto pastas de dente clareadoras quanto alimentos, ajudam a amenizar o problema, mas não o resolvem. "Alimentos como maçã, pêra, aipo, cenoura, couve-flor e pepino produzem saliva que, combinada com as fibras naturais dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias", explica. Também é bom ficar atento a bebidas com corantes (como café, chás e refrigerantes), já que elas contribuem para a alteração de cor dos dentes. "Ingerir bebidas com canudo evita o contato das substâncias corantes com todos os dentes", ensina.



Fonte: site Bolsa de Mulher



by

(-:Gracinha de Souza:-)



Nenhum comentário: